Faça sua encomenda!

Seja Bem-Vindo(a) ao Mundo do Sabor -
Aqui você encontra deliciosas receitas práticas ,
com gostinho de comida caseira
feitas com muito amor e carinho.
Além de tudo um pouco de prosa
falando do que amo,
do que sinto com muita simplicidade.



Telefone para encomendas : 8521-2289 (Oi)


Se Deus é por mim ,quem será contra mim?Jesus nos protege sempre.

Quer seguir meu blog, ver novas postagens atualizadas?Então siga !!

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Filé de frango com molho rosê


Fiz um filé de frango especial, a receita não poderia ser mais fácil,temperei o frango com sopa de cebola ,
para que o peito não ficasse ressecado coloquei um molho rosé .Adoro molho rosê ,mas sempre achei que ficava faltando alguma coisa,então resolvi acrescentar alguns ingredientes, a diferença é que o molho  não é como os outros que levam maionese; inventei um molho diferente, afinal cozinhar é assim mesmo, criações são sempre bem-vindas.Com creme de leite light ,molho inglês e salsa ,e um mix de cebola e pimentão,ficou com um sabor diferenciado e delicioso.

Ingredientes:

1 kg de peito de frango desossado

1 pacote de sopa de cebola
1 cebola pequena picado
1 pimentão  vermelho picado
2 colheres de sopa de azeite

Tempere o filé com a sopa de cebola , leve para refogar.Coloqueno forno para assar.

Molho rosê:

1 lata de creme de leite light sem o soro
4 colheres de sopa de Ketchup
1 colher de sopa de mostarda
1 colher de chá de molho inglês
2 colheres de sopa de salsa picada
1 cebola picada
1 pimentão vermelho picado
2 colheres de sopa de azeite de oliva
Um pouco do caldo do cozimento do frango
1 colher de sopa de amido de milho

Modo de fazer:
Leve o azeite ao fogo e coloque a cebola para dourar ,após coloque o pimentão até murchar.
Feito isto coloque um pouco do caldo do cozimento do frango ,misturado á maizena para que o molho não fique com grumos,mexa atéfica com ponto de mingau mole.Retire do fogo.
 Numa tigela  misture o restante dos  ingredientes até ficar homogêneo, misture ao molho reservado na panelae e sirva sobreo filés.Fiz uma saladinha  básica com pepinos,cebolas e coentro e temperei com azeite e aceto balsâmico.

E bom apetite!






quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Iogurte com Mamão Papaya e Cereal matinal com chocolate Nutry

Nada melhor que acordar de manhã e ingerir produtos saudáveis, eles mudam sua vida para melhor,por isto começamos o dia fazendo um iogurte delicioso com Mamão papaya, e cereal matinal Nutry para toda a família.
 Você faz em poucos minutos, e tem um vida inteira para sentir a diferença,os alimentos saudáveis aumentam sua energia,a diferença começa na sua maneira de olhar e sentir.
 Melhoram o sistema imunológico, que funcionando corretamente, auxiliam na prevenção de doenças, como gripes,resfriados,e se você adquirir ,ajudam a rápida recuperação.

Ingredientes:


1 mamão grande maduro
  um punhado de nozes
2 colheres de sopa de gérmen de trigo
2 colheres de sopa de aveia Nutry ou centeio
  1 colher de chá de açúcar mascavo
2 / 3 xícara de iogurte 
Cereal Matinal Nutry com chocollate a gosto

Modo de fazer :
Higienize e descasque o mamão, corte em pedaços e coloque junto com o iogurte e o açucar mascavo no  liquidificador,retire e misture o gérmen de trigo, a aveia ,e coloque o cereal matinal por cima.É simplesmente uma dellícia ,auxilia o trabalho intestinal,faz bem para a pele, dá energia e tem um sabor imcomparável.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Tarteletes de maçã e aveia Nutry


 Estou muito feliz com a parceria do Mundo do Sabor com a Nutry, priorizo sempre alimentos saudáveis para toda a família, e os produtos da Nutry são saudavéis e de qualidade,não é á toa que estão há 42 anos no mercado.
Hoje fiquei matutando em fazer uma sobremesa deliciosa e nutritiva para minhas meninas, e logo me veio á mente usar a aveia em flocos Nutry,fiz tartaletes que ficaram muito mais gostosas e saudáveis com o uso dos seus produtos.Para sair mais ainda do lugar comum, usei gelatina de tutti frutti aquela azulzinha, para dar brilho .
Não é preciso dizer que fez o maior sucesso aqui em casa, vou passar a receita para vocês:




Ingredientes:

Para a massa:

1 xícara e 1/2 de aveia em flocos Nutry
100 g de margarina
2 colheres de sopa de açucar mascavo

Creme:

1 caixa de leite condensado
1/2 xícara de leite
1 colher de sopa de amido de milho
1 gema peneirada

Cobertura:

1 maçã
1 pera
1/2 xícara de açucar
3/4 d xícara de água.

Modo de fazer a massa, misture a aveia ,a margarina e a Aveia em flocos Nutry com as mãos,e coloque no fundo de forminhas próprias para tarteletes ,usei as que tem fundo falso, facilita bastante na hora de desenformar.

Creme :

Misture todos os ingredientes, coloque numa panela e leve a fogo brando, até virar um mingau grosso,uma dica é dissolver o amido de milho em um pouco de leite antes de levar ao fogo.Coloque para esfriar..

Cobertura:
Corte a maçã e  a pêra em lâminas.Reserve.Misture o açucar e a água e leve ao fogo,quando ferver acrescente as frutas e deixe por 2 minutos.Retire as frutas, escorra e coloque 1/2 pacote de gelatina sabor tutti frutti dentro da calda ,mexa bem,coloque um pouco de água gelada,e leve a geladeira por 15 minutos ou até engrossar um pouco.

Montagem :

Pegue as crostas das tortinhas, coloque um pouco do creme, arrume em formato de flor as lâminas de mação e pêra por cima,alternando-as,e coloque a gelatina azulzinha de tutti frutti delicadamente.
E estão prontas as tortinhas de maçã incrementadas,que agradaram adultos e crianças.O segredo?Foram feitas com produtos Nutry,que deixam sua sobremesa mais gostosa e saudável.
Não podia deixar de mostrar a criançada feliz, se deliciando com as tortinhas:



Beijooos

Salada Palhacinho




Quase sempre quando vamos ao supermercado levamos as meninas para ajudarem a escolher os legumes,verduras e frutas, faz parte.Ensino a elas quais são as melhores, mostro novidades,e elas já vão tendo gosto de comprar coisas saudáveis,e é claro consumi-las.
Elas me pediram para fazer um palhacinho,ele ficou tão bonitinho e engraçado.
Usei:

 1 porção de arroz  branco cozido
4 buquês de couve-flor (cabelo)
1 tomate (nariz, nó da gravata)
2 folhas de alface (gravata)
1 pedaço de manga rosa com polpa (boca)
1 cenoura pequena (chapéu)
2 rodelas de pepino (olhos)
2 cravos  (iris dos olhos)


Modo de fazer :

Pegue a porção de arroz e molde em formato oval ,pegue os buquês de couve flor e coloque ao lado das extremidades formando o cabelo,coloque as rodelas de pepino,e os cravos da india no meio formando os olhinhos,corte um circulo no tomate e forme o nariz, faça o formato de boca de palhaço na manga rosa,pegue as folhas de alface e coloque como gravata e faça o nó com um circulo pequeno de tomate..Corte pedacinhos de cenoura e junte-os como um mosaico para fazer o chapéu, e está pronto a nossa salada palhacinho.
Se tiver muitas crianças, vá tirando as partes da salada para servir e  vá repondo.
Fiz filé de frango e para beber suco, é verão as frutas estão aí nos supermercados e feiras, em abundância, aqui na região Nordeste temos muitas variedades: umbu,cajá,siriguela, manga, acerola e uma lista enorme de frutas.Escolhi dois sucos deliciosos  para postar ,acerola e cajá, minhas filhas amam, são saborosos ,refrescantes e cheios de vitamina, quer coisa melhor?

Acerola - é ótima para evitar resfriados,tem alto teor de ácido ascárbico,O teor de ácido ascórbico em 100g de polpa de acerola excede 1000 mg, valor equivalente aos efervescentes no padrão 1g (um grama).Quando o assunto é vitamina C, a acerola é campeã. Mas vale lembrar que se a fruta vira suco tem que tomá-lo rapidamente,tá certo?



Já ouviu falar em cajá? Saiba que ela é uma fruta exótica, tem muito aqui  na Bahia, ela é uma fruta amarela com a casca lisa, é acida, mas muito gostosa.
Esta fruta contém vitamina C, cálcio, Ferro, fósforo entre muitas outras coisas, lembrando que ela é excelente para prisão de ventre,  fortalece os ossos e diminui a fadiga..






segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Bolo Black com chá de maçã e canela



Este bolo é fácil de fazer, adoro ele com tudo: café, chá ,sucos, ele fica bem fofinho, quando você come um pedaço sente a presença marcante do chocolate meio-amargo e ele parece que derrete na boca.Não leva fermento ,mas cresce que é  uma beleza.
Quando ele estava no forno , o cheirinho de chocolate se espalhou por toda a casa, a família adorou, as férias são  um momento muito bom para se reunir, conversar, fazer planos, atividades conjuntas e comer bolo!
Fiz um chá de maçã com canela, fiz uma  avant première da xícara tão linda que ganhei da sogra, com gatinhos decorando, a caixa também é fofa, não sei se já contei que amo gatos, e este presente  muito me agradou.
Agora vou dar para vocês a receita do meu bolo Black:


Ingredientes:

200 g de chocolate meio amargo picado
1/3 de xíicara de manteiga em temperatura ambiente (65 g)
3/4 de xícara de açucar (135 g)
1/2 xícara de farinha de trigo (60 g)
4 ovos

Mode de fazer:

Numa panela coloque o chocolate e a manteiiga e leve ao fogo baixo até derreter (sem deixar ferver).
Junte o açucar e misture bem.Retire do fogo.Acrescente a farinha e os ovos misturando novamente.
Coloqu uma forma untada de 20 cm de diâmetro.Leve para assar em forno qunte (200 graus),pré-aquecido,por 20 minutos ou até que enfiando um palito,ele saia limpo.Retire do forno,deixe esfriar,e desenforme. Eu nem esperei ,passei uma faca ao redor da forma  e no furo do meio e desenformei quente mesmo, a galera estava ansiosa.rsrsrs
As meninas preferiram com um bola de sorvete de creme,não deu nem tempo de tirar uma foto.
Para acompanhar fiz um chá de maçã com canela.
Muito saboroso e aromático, a combinação de maçã com canela resulta em um chá tônico, calmante, diurético e ideal para digestão e reuniões sociais.


Ingredientes:
1;2 litro de água
Cascas de 4 maçãs vermelhas
 2 pauzinhos de canela.






Coloque a água para ferver, após isto retire do fogo coloque todos os ingredientes.tampei  por 15 minutos.Quanto mais tempo o chá ficar em repouso, mais saboroso ficará, porque a maçã e a canela liberam seus princípios ativos e sues óleos essenciais.Como estamos no verão pode colocar no refrigerador e depois servir bem geladinho.
Goataram da xícara,a embalagem também é fofa:




Bjokas fofas !!!!

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Lavagem do Bonfim - parte II - Vatapá



. Vatapá: prato típico da Bahia, com influência africana.O vatapá é influência da culinária africana trazida pelos escravos nos navios negreiros, a partir do século XVI. Com os ingredientes encontrados nesta nova terra e a necessidade de suplementar sua dieta alimentar, desenvolveram outros pratos, que passaram a ser típicos da culinária brasileira.No seu preparo entram, dentre outros ingredientes, o peixe, o camarão, o gengibre, o tomate, o leite de coco, a castanha de caju e camarão seco moídos. 
Os créditos vão para Mainha, sei fazer ,ajudei, mas o toque especial, o tempero sublime vem das mãos da minha querida mãe,que faz uma comida baiana para ninguém botar defeito, todo mundo pede bis.Ainda teve feijão fradinho,também chamado de corda,moqueca de peixe e salada de bacalhau!



Com muita honra, dou aqui a receita de vatapá que mainha faz, fica uma delícia,cremoso com gostinho de Bahia:


Ingredientes:
1 garrafa de azeit
1kg de camarão defumado;
1kg de camarão fresco;
1kg de garoupa;
250grs de amendoim torrado;
2kg de cebola;
2 dentes de alho;
12 pães
pequenos ou um pão de forma;
250grs de castanhas de caju torradas;
pimenta;
1 pedaço de gengibre ralado
1/2 molho de coentro.

Modo de fazer: Tire o coco da casca grossa e raspe ligeiramente a fina. Lave, rale e depois de aquecido em banho-maria, esprema num guardanapo o leite puro. Junte ao bagaço 1 litro de água quente e esprema novamente, reservando para amolecer o miolo de pão (de preferência dormido). Depois de amolecido, passe o pão na máquina de moer. Moa, também, os amendoins torrados, os camarões secos, as castanhas, a pimenta e o gengibre. Junte essa massa ao molho, feito com a garoupa e o camarão temperados com cebola, alho e coentro. Leve tudo ao fogo para engrossar.Tem que ficar mexendo com energia para não embolar, é como da música de Caimmy ,que nossa Gal Costa eternizou:

Quem quiser vatapá, ô
Que procure fazer
Primeiro o fubá, depois o dendê
Procure uma nega baiana, ô
Que saiba mexer
Que saiba mexer, que saiba mexer
Procure uma nega baiana, ô
Que saiba mexer
Que saiba mexer, que saiba mexer
Bota castanha de caju, um bocadinho mais
Pimenta malagueta, um bocadinho mais


 Depois, adicione o leite de coco mais grosso e duas xícaras de azeite de dendê.Mexa mais um pouquinho até ficar num ponto de mingau grosso.É um manjar dos deuses!!



Lavagem do Bonfim - na vollta caruru e vatapá!!!Ôbaaa!




Hoje aqui em Salvador é dia de festa, dia da festa mais esperada pelos baianos: a lavagem das escadarias da Igreja do Sr. do Bonfim.
Milhões de pessoas foram as ruas fazer parte do cortejo que sai da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia e vai num percurso de 8 km.

A devoção  reina soberana desde 1745 até os nossos dias.É a maior festa popular da Bahia;estende-se por  quase todo o mês de janeiro com suas novenas,ternos,missas campais e a Lavagem das escadarias da Igreja,numa quinta-feira do mês de Janeiro.
O cortejo sai do Comercio,da Igreja de N.Sra.da Conceição da Praia e um mundo de gente ,moradores,turistas,adeptos ou não da religião africana,políticos que querem “sair bem na foto”,milhares de pessoas vestidas de branco,cavaleiros,este ano as carroças foram proibidas,o  afoxé “Filhos de Ghandi”,exalando seu  perfume de alfazema no meio da multidão,percorrem os 8 km e sobem a colina para assistir á festa.Cerca de 500 baianas vestidas de branco,com seus trajes engomados e rendados,distribuem banho de cheiro aos passantes,para tirar as ziquiziras e afastar o mau-olhado.
Fitinhas de Sr.Bonfim,chamadas “medidas”são distribuídas ás mancheias para todos que seus sonhos;deve-se dar três nozinhos enquanto se faz três pedidos e deixar no pulso,sem nunca tirar;quando a fitinha rasgar o pedido será atendido,tão certo como dois e dois são quatro.A “medida”tem exatos 63 cm,distancia da chaga do peito de Cristo até Sua mão esquerda.Coloridas e belas trazem felicidade.
Por todo o Largo e subindo a Colina barracas de comida e bebida distraem e alimentam os passantes;é o acarajé dourado,o deliciioso abará,o vatapá,ouro líquido,o caruru perfumado,é o mistério ,a cor e o cheiro desta cidade mágica cheia de ritmos e axé ,onde é impossível ser infeliz.
Mainha faz o caruru mais delicioso que já provei na minha vida, cedo cortamos os quiabos,preparamos os temperos ,e já deixamos prontos, quando chegamos é aquela festa de sabores e mistérios, que só podiam ser da Bahia.




Quem tem fé ,vai a pé!

Ingredientes:
100 quiabos;
1 xícara de castanha de caju;
100grs de amendoim torrado e moído sem casca;
2 xícaras de camarões defumados, descascados e moídos;
2 cebolas grandes;
2 xícaras de azeite de dendê;
3 limões,
2 colheres (sopa) de sal;
4 xícaras de
pimenta;
gengibre;
alho.

Modo de fazer: Lave e corte os quiabos em rodelinhas bem finas. Aqui a gente corta em micro quadradinhos,não é como para quiabada.Ponha na água com limão para cortar a baba.Se não quiser deixa com baba mesmo,prefiro assim. Coloque os camarões, a cebola, o alho, o sal, a castanha e o amendoim no liquidificdor e bata bem.Ponha os quiabos cortados na panela,acrescente a mistura do liquidificador e coloque paa cozinhar,depois de algum tempo,acrescente o azeite de dendê. Adicione alguns camarões secos inteiros grandes. Cozinhe tudo até ficar pastoso. Quando os caroços dos quiabos estiverem bem rosados, retire do fogo.Ele fica bem molinho,uma delícia.






Hoje estive lá,fazendo meus pedidos e tomando banho de cheiro,para  limpinha,levinha,com a alma perfumada e feliz ,pedir ao Sr. do Bonfim ,que as suas bençãos tragam paz ao mundo, pedimos também pelos nossos irmãos do Rio de Janeiro que estão passando por momentos tão difíceis!

“Desta Sagrada Colina
Mansão da Misericordia
Dá-nos a graça divina
Da justiça e da concórdia”.


Axé!

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Bolo da Hello Kitty - Aniversário da minha sobrinha








O tempo passa muito rápido, outro dia estava com minha sobrinha C,nos braços ,pequenininha, tão linda,com seus cabelos negros,olhar tão meigo, lembro das primeiras palavras, aliás da primeira que foi gacum (gato),muito engraçado isto .....ao invés de falar mamãe,ou papai como toda criança ela falou Gato, e o interessante é que seu bichinho de estimação hoje é um gatinho preto o Nuit, ela adora gatos, tem acessórios, brincos, biscuits.Pois bem continuando a falar do tempo, minha sobrinha está uma mocinha, diz que é pré-adolescente ,completou onze anos,e festejamos com um lindo bolo da Hello Kitty que fiz com a massa do bolo amarelinho versão baunilha e chocolate , recheado com ganache de chocolate meio amargo,ela amou,foi uma festa muito divertida ,a criançada se divertiu muito jogando e se deliciando com os docinhos, salgadinhos e bolo.O pão metro fez muito sucesso!

Festa de criança é sempre muito divertida,aqui tem a receita do bolo amarelinho.



 A criançada se divertiu muitoooo:




 O paraíso das crianças:





 Que bolo gostosooo:



Pode pegar seu pedaço:



Beijinho de coco




O beijinho ,como o nome sugere ,lembra um beijinho roubado, um selinho esperado,tem gosto de quero mais, com este ingredientes que é encontrado em abundância aqui na Bahia,o coco.
O coco é misturado á massa do docinho e ele é enrolado também no coco.Uma mistura deliciosa, ele não tem uma história contada aos 4 cantos, mas penso que quem o fez pela primeira vez, ao provar lembrou do beijo gostoso que recebeu do namorado,marido,hoje tem também ficantes.rsrsrsr Então estava batizado este docinho que faz dupla com o brigadeiro e está na lista dos preferidos.

Ingredientes:

2 latas de leite condensado
2 colheres de sopa de margarina sem sal
50 gr de coco ralado (para a massa)
50 gr. de coco ralado para passar os docinhos

Modo de fazer,misture todos os ingrredientes numa panela ,e leve ao fogo brando ,mexendo até solltar do fundo da panela.Abaixo o passo a passo para fazer um beijinho perfeito:


O ponto certo é quando solta do fundo da panela (+ ou - uns 6 minutos ,mexendo)leva menos tempo que o brigadeiro pois a consistência fica no ponto mais rápido por conta do coco ralado na massa de leite condensado:

Depois coloque num prato untado com margarina e deixe esfriar:


Unte as mãos e enrole bolinhas , passe pelo coco ralado, é tradição colocar um cravo da índia espetado em cima do docinho,mas como muitas crianças não gostam do sabor forte do cravo, não coloquei.


Estão prontos para serem devorados.....rsrsrs

Brigadeiro - um docinho bem brasileiro







De todos os docinhos é o mais querido,o mais disputado,o mais gostoso.Difícil alguém não gostar de brigadeiro.Não pode faltar em festinha de criança, e de adulto também.
Este docinho é bem brasileiro, e figura nas mesas de festas desde a década de 40, quando um jovem brigadeiro chamado Eduardo Gomes, disputou as eleições com Dutra, logo após a deposição de Getúlio Vargas em 1945;O brigadeiro “que é bonito e é solteiro”,este era seu bordão de campanha e as senhoras preparavam docinhos para trocar por donativos de campanha,e uma delas mineira segundo se conta, preparou pela primeira vez e ofereceu ao candidato '"os docinhos preferidos do brigadeiro,ele pode até não ter ganho a campanha mas ficou eternizado no nome deste docinho .
O doce é feito com com leite condensado, margarina e chocolate em pó. Coloca-se tudo em uma panela e leva-se ao fogo até soltar bem do fundo da panela. Retira-se e coloca-se num prato untado de manteiga para esfriar um pouco. Quando estiver morna a massa, untar as mãos com manteiga e fazer as bolinhas. Passam-se em confeitos bem pequeninos ou chocolate granulado. Colocam-se em forminhas de papel.
O "brigadeiro" é um docinho de festa muito apreciado em todo o Brasil. Ele é conhecido em muitos países como "trufas brasileiras", pois a textura macia e delicada do chocolate faz lembrar as trufas francesas, embora o "brigadeiro" seja bem mais doce que elas. Os "brigadeiros" eram sempre servidos nas festas infantis, logo depois da hora do bolo e após cantar o "Parabéns". Hoje em dia, o protocolo foi quebrado e as crianças (de todas as idades) liquidam os "brigadeiros" que enfeitam a mesa do bolo bem antes da hora programada.
Fiz os meus com o leite condensado Moça da Nestlé,e com o chocolate dos dois frades,é sempre bom usar produtos de qualidade ,para que o resultado final seja perfect.Ficam uma delícia, firmes porém macios por dentro.

Ingredientes:
2 latas de leite condensado
2  colheres de sopa de margarina sem sal
6 colheres de sopa de chocolate em pó.

Modo de fazer:
 Misture todos os ingredientes,coloque numa panela, e leve ao fogo brando,até soltar do fundo da panela,logo abaixo vou colcoar o passo a passo para você fazer um brigadeiro perfeito.

O primeiro de todos os critérios é escolher ingredientes de qualidade usei:



Use margarina sem sal,misturei o leite condensado a margarina e o chocolate e mexi em fogo brando,até soltar do fundo da panela ,mais ou menos uns 8 minutos),quando você inclina a panela ele fica assim:




Coloque num prato untado com margarina para esfriar:


Ele depois de frio fica nesta consistência firme,porém macio,imagine uma bolinha desta sendo degustada por você ,derretendo na boca.....








Agora com as mãos untadas faça bolinhas e passe pelo chocolate granulado:



 O brigadeiro está pronto para ser servido.Este docinho fez parte da infância de todos os brasileiros,e me lembra muita coisa boa,  não faltava nas festinhas que Mainha fazia para mim!Na outra postagem coloco a receita do beijinho ,ele é o segundo da lista dos docinhos brasileiros mais queridos!!!