Faça sua encomenda!

Seja Bem-Vindo(a) ao Mundo do Sabor -
Aqui você encontra deliciosas receitas práticas ,
com gostinho de comida caseira
feitas com muito amor e carinho.
Além de tudo um pouco de prosa
falando do que amo,
do que sinto com muita simplicidade.



Telefone para encomendas : 8770- 9961(Oi)


Se Deus é por mim ,quem será contra mim?Jesus nos protege sempre.

Quer seguir meu blog, ver novas postagens atualizadas?Então siga !!

terça-feira, 29 de março de 2011

Aniversário de Salvador





Hoje a minha querida cidade de Salvador, está completando 462 anos.Amo a minha cidade, não me  vejo vivendo em outro lugar.Salvador é uma cidade de povo acolhedor e gentil.Passadas através de gerações, as manifestações populares são um forte traço cultural da cidade .A primeira capital do Brasil guarda em seu território muito da arquitetura da época colonial,abrigando relíquias seculares.
Salvador nasceu colônia com jeito de metrópole .Se olharmos passado e presente, sua vocação foi cumprida, afinal ela continua a unir vários mundos.  Diversas raças,todos vivendo em paz e igualdade,como deveria ser em qualquer lugar do mundo.Uma cidade que como grande metrópole que é tem muitos problemas é fato; desigualdade social, segurança, mas que tem muita alegria,dignidade ,trabalho e muito amor no coração.Por isto tudo ,parábens Salvador, pelos seus 462 anos.Axé!!!!








Em homenagem ao aniversário da nossa cidade as crianças fizeram maquetes de vários pontos turísticos,minha menina fez uma maquete com produtos recicláveis ,cortou,pintou e ainda colocou detalhes do nosso Mercado Modelo.
Vou falar um pouco sobre este patrimônio cultural:  antiga alfândega.Inaugurado em 1912, o Mercado Modelo surgiu pela necessidade de um centro de abastecimento na Cidade Baixa de Salvador. Entre a Alfândega e o largo da Conceição, constituía-se em um centro comercial onde era possível adquirir ítens tão variados como hortifrutigranjeiros,cereais, animais, charutos,cachaça e artigos para o camdomblé.Em 1969 foi vítima de um incêndio ,o maior de sua  história, a tal ponto que se tornou necessária a demolição do antigo imóvel. A partir de 2 de fevereiro de 1971,passou a ocupar o edifício da 3º Alfândega de Salvador, uma construção de 1861 em estilo neoclássico tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.(IPHAN). No local, onde funcionava o primitivo Mercado, foi erguida uma escultura de Mário Cravo Júnior.


 Parabéns Salvador!

Torta de Maçã em camadas com aveia Nutry


Ah ontem, resolví fazer a minha famosa torta de maçã em camadas de roupa nova, já estou na onda da Nutrymania, e está está fazendo bem á toda a família, então ao invés de usar totalmente a farinha branca adaptei com a aveia em flocos Nutry ,e o resultado não poderia ser melhor, acrescentei uvas passas e suco de maça no final,ficou uma torta molhadinha,nutritiva, meu marido adorou,foi só elogios.
Não poderia deixar de compartilhar com vocês,queridos leitores(as):

 Ingredientes:

- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 xícara de aveia Nutry
- 3/4 de xícara de açucar mascavo
- canela ( a gosto)
- 800g de maçãs maduras (6 maçãs + ou -)
- 120 g de margarina
- 1/2 xícara de uvas passas pretas

- 1 ovo
- 1 xícara de suco de maçã integral

Misture a farinha  o açúcar e a aveia. Descasque as maçãs e
corte-as em rodelas não muito grossas. Arrume numa assadeira de 24 cm forrada com papel manteiga untado, uma camada
fina da farofa (farinha  açúcar  e aveia que você misturou), e
coloque por cima pedacinhos de margarina,cobrindo toda a extensão da forma. Cubra com uma camada de maçãs  salpicadas com canela,coloque um pouco de uvas passas e assim sucessivamente, até
completar a forma, sendo que a última camada deve ser
de farofa. Por último, bata um ovo inteiro e jogue
sobre a última camada. Vá regando delicadamente com o suco de maçã.Leve ao forno em temperatura
média, até dourar,durante uns 40 minutos.
Servi com chantilly,uma delícia.
 


sábado, 26 de março de 2011

Caterpillar Bread


 Este pão é uma receita americana, mas usei a minha massa de pão caseiro para fazê-la,é o caterpillar bread,ou pão lagarta,o grande lance dele é sair do lugar-comum e ao invés do enroladinho de salsicha fazer uma forma diferente e deliciosa de pão hot dog.
Adorei ,fica muito legal ,minhas filhas levaram para o lanche da escola e a criançada adorou,a pró pediu a receita, achei melhor fazer um PAP bem explicadinho,estou especialista nisto.rsrsrs


Para a massa:

500 g. de farinha de trigo
250 ml de leite morno
2 colheres de sopa de açúcar
1 ovo
6 colheres de sopa de óleo (usei de canola)
10 g de fermento biológico seco
Sal a gosto
10 salsichas aferventadas e frias


Para fazer a massa:
Pegue um pouco do leite morno,acrescente 1 colher de sopa de açucar e o fermento,fazendo uma esponja, deixe fermentar por 10 a 15 minutos.Misture todos os ingredientes ,acrescente a esponja menos a farinha de trigo,e depois agregue a farinha,até formar uma massa que solte das mãos.Deixe descansar por 40 minutos, ou até que dobre de tamanho.

Achate  e abra a massa com um rolo:

 Corte em pedaços individuais e enrole cada salsicha como se fosse um rocambole:






Corte o enroladinho em toda a sua extensão:


Cada parte coprtada vire para um lado para formar o corpinho da lagarta,faça isto com delicadeza para que nã parta,até terminar:






Coloque numa assadeira e pincele gema :

Leve ao forno a 180 graus pré-aquecido por 20 minutos ou até dourar:

quinta-feira, 24 de março de 2011

Cupcake de chocolate com pasta de leite em pó




Adoro fazer cupcakes,aqui em casa já virou febre há muitooo tempooo, é muito bom fazer estes bolinhos, e usr a imaginação na hora de rechear e decorar.Desta vez trago para vocês a deliciosa e versátil,cobertura de leite em pó,que deixam seus cupcakes lindos e deliciosos.Garanto que se fizer numa festinha ninguém vai desprezar a cobertura.
Estes fiz no tema flores,com recheio de geléia de morango.

cupcakes de chocolate com pasta de leite


Ingredientes:

1 e 3/4 de xícara de farinha de trigo
1/3 de xícara de chá de chocolate em pó
1 e 1/2 colheres de chá de fermento em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de sal
1/2 xícara de chá de óleo
1/4 de xícara de chá de manteiga sem sal amolecida
1 xícara de chá de açucar
1 colher de chá de essência de baunilha
3 ovos grandes
1 xícara de chá de chocolate meio amargo ,derretido
1 xícara de chá de Buttermilk

Receita de buttermilk caseiro:
Para cada xícara de buttermilk que eu pedi na receita,coloque 1 colher (sopa) de suco de limão ou vinAGRE branco num recipiente graduado e acrescente leite até completar a xícara.Deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de usar.

Modo de Preparo :

Pré-aqueça o forno a 180 graus.Peneire os ingredientes secos juntos.Numa tigela,bata o oléo,a manteiga,o açucar e a baunilha até ficar cremoso(cerca de 2 minutos).Acrescente os ovos,uma a uma,e bata.Junte o chocolate derretido e bata até incorporar.Em velocidade baixa acrescente a mistura de ingredientes secos,alternando com o buttermilk e bata até misturar bem,cerca de 2-3 minutos.Divida a massa nas forminhas para cupcakes e asse por 20,25 minutos.Espere esfriar e recheie,usei geléia de morangos caseira,que sempre tenho em estoque.

Pasta de leite:

2 xícaras de leite em pó
2 xícaras de açucar impálpavel
3/4 de xícara de leite condensado (+ ou -) depende da marca
Corante em gel azul ,e cor de rosa

Misture tudo e vá sovando até o ponto de pasta americana.Depois adicione os corantes e sove mais um pouco.Corte com cortador redondo ,coloque sobre o cupcake, faça florzinhas com  cortador de flores,várias bolinhas achate e aplique.

Espero que gostem pode ser feitos para festinhas, para presentear quem se ama (Páscoa e dia das mães estão na porta e para ganhar um dimdim extra.

Beijooos e até a próxima!



sexta-feira, 18 de março de 2011

Salgadinho Fácil da Rosiane





Meninas e meninos trouxe para vocês uma receita minha de salgadinhos que é simplesmente maravilhosa, o salgadinho fácil.
Esta massa é muito versátil,pois serve para fazer qualquer salgadinho frito que você quiser, coxinhas,rissoles,bolinha de queijo,croquete,bombom salgado, é só você mudar os recheios, é macia, fácil de trabalhar ,e seus salgadinhos ficam firmes e crocantes.
Já tinha disponibilizado ela no orkut desde 28.05.2008, não tinha colocado ainda aqui, fiz na semanaa anterior 1.200 salgadinhos para uma festa de 80 anos usando esta massa e foi aprovadíssima!
Está na minha comunidade do orkut : Receitas para Festas Infantis,você pode conferir quantas pessoas fizeram  e aprovaram, se tornou o carro-chefe de muitas pessoas que trabalham com salgadinhos,e fico muito contente cada vez que leio um comentário sobre como muitas pessoas estão comercializando e vendendo muito.

Ingredientes:

02 copos de leite
02 copos de farinha de trigo
02 colheres de sopa (rasa) de margarina
02 cubinhos de caldo de legumes (de galinha e de carne fica muito forte)

Leve o leite,com a margarina e o caldo de galinha ao fogo até  ferver .Jogue  a farinha de trigo de vez,mexa vigorosamente até que solte do fundo da panela,fica uma bola de massa.Unte uma bancada de granito,mármore ou fórmica, serve até pia inox, e jogue a massa,trabalhe a massa com as mãos,quando estiver numa temperatura que seja suportável para não queimar as mãos,até que ela fique lisinha e macia.


Então modele coxinhas,bolinhas, rissoles, recheie e feche.Passe por esta mistura que encontrei neste site,testei e aprovei,é ótima:
Mistura para empanar:
copo de água.
1 colher (sopa) bem cheia de farinha de trigo.
farinha de rosca .
Os japoneses usam muito esta mistura para empanar tempurás.
Formate as coxinhas, passe pela mistura de água com farinha e depois pela farinha de rosca.
Frite em óleo quente até ficarem dourados. Escorra em papel aborvente e sirva.




Cada receita rende em média 50 salgadinhos, a massa fica bem macia e leve.Espero que gostem .


quarta-feira, 16 de março de 2011

Picolé de Moranguinho e Farinha láctea Nutry





Está o maior calor aqui em Salvador, o verão está chegando ao fim, e parece que o Sol está aproveitando para brilhar soberano no estilo hot,hot,hot .Para sair ás ruas só com a velha e útil sombrinha, ao modo das sinhazinhas do tempo do Império.
Dias gostosos para ir á praia,piscina, beber muita água,abusar dos sucos de fruta  ,sorvetes e....picolés é claro.
É difícil alguém dizer que não gosta desta delícia gelada espetada no palito,que refresca e você pode variar bem os sabores, de acordo com o gosto de cada um.
A minha filha A. fez esta receita e ficou uma delícia ,um picolé simples feito nas forminhas de gelo,e que ficou especial com a farinha láctea Nutry.
Na última foto netiha e Vovó matando o calor ,saboreando os picolés.
Lembrei da música Selva Branca ou popularmente conhecida como Moranguinho no Copinho, do Chiclete com Banana (amo),que embalou a minha adolescência,nosso Moranguinho foi no palitinho:

Moranguinho No Copinho
Chiclete Com Banana

Pra te espiar
Eu dou a volta no seu mundo
Eu pulo... seu muro
Pra te encontrar
Eu dou a volta no seu mundo
Eu pulo... seu muro
Faço o que quiser de brincadeira
Carrossel no céu, selva branca
Vi nascer em cada estrela a novidade
Vi que o muro do seu mundo era saudade
Por que não dizer? Posso derreter...
Moranguinho, no copinho, esperando por você
Quanto mais sorvete quero o seu calor
Quanto mais desejo de amor
Quanto mais desejo quero seu calor
Quanto mais sorvete de amor  .

Aqui vocês podem assistir o vídeo e acompanhar a música,a  guitarra do Bel só falta falar, Chicletão para vocês leitoras(es):
http://www.youtube.com/watch?v=jQyq1OQ9Rww&feature=related


Ingredientes :
  • 1 vidro de leite de coco (200 ml)
  • meia lata de Leite Condensado
  • 4 colheres (sopa) de achocolatado sabor Morango
  • 3 colheres de sopa de farinha láctea Nutrimental
Bata todos os ingredientes no liquidificador e preencha as forminhas de gelo, depois de 2 horas, ou quando estiver endurecendo,sem estar totalmente sólido, coloque palitos de picolé, deixe no congelador ou freezer,até endurecer totalmente.Depois é só desenformar com cuidado,e partir para o abraço.

terça-feira, 8 de março de 2011

Dia Internacional da Mulher

Hoje é o nosso dia, o dia Internacional da Mulher, na verdade são todos os dias, para todas as mulheres guerreiras,mães,profissionais,esposas,atletas do dia-a-adia,mulher  multimídia que no final do dia ainda tem que estar linda, depois de tanto que fazer.
Esta homenagem é para todas as mulheres,que no seu amor e sensibilidade ,fazem a diferença.
Hoje pela manhã fui surpreendida por meu namorido,com esta poesia, feita por ele,e entregue pelos 3(as filhinhas vieram entregar também,com muitos beijos) que resume tudo isto que falei acima,como sou manteiga derretida,(aliás faz parte da nossa sensibilidade), chorei de alegria e emoção.Transcrevo abaixo ,ela na íntegra:

Mulher

Mulher, excelência da criação
síntese deste universo
que se recria na junção
do uno e do diverso

Amor em plena ação
na aparência e no inverso
tudo que digo em descrição
é pouco neste verso

Pois em tudo dependemos dela
nossa vida, nosso fulgor
companheira que nos zela

Na viagem por onde for
se nasceste da costela
nós nascemos do teu amor

Renalvo Carvalho


sábado, 5 de março de 2011

Pão Baby Crocodilo - é o bicho!!!
















É carnaval na Bahia de São Salvador, muito folia,muita alegria , e muito gasto de energia. Pede uma alimentação leve, com muito carboidrato,saladas e sucos.
Como a culinária faz parte da minha vida e da nossa família,perguntei para as meninas que lanche fazer para nos preparar para o carnaval do Pelô, onde tem bandinhas, crianças fantasiadas, muito colorido,perfeito para os pequeninos,elas me pediram para fazer um pão um bebê crocodilo, em homenagem ao Bloco Crocodilo que a Rainha Daniela Mercury comanda..... e não é que saiu lindo,as meninas ajudaram ,foi uma delícia fazer o pão com elas.
Quando o baby crocodilo ficou pronto, elas pulavam e batiam palmas, existe coisa melhor na vida, do que fazer nossos filhos felizes???Claro que não, ficou um lanche delicioso,energético e perfeito para preparar o pique pra horas de pulando e dançando no Pelô ,ao som das bandinhas . Local perfeito para crianças,idosos, família.
Preparei um PAP com muito carinho.

Para a massa:

500 g. de farinha de trigo
250 ml de leite morno
2 colheres de sopa de açúcar
1 ovo
6 colheres de sopa de óleo (usei de canola)
10 g de fermento biológico seco
Sal a gosto

Para o Recheio utilizei:

1 peito de frango temperado e desfiado
1 tomate grande cortado em cubos
1 cebola grande cortada em cubos.
1 colher de sopa de salsa
Manjericão a gosto
Polpa de tomate
200 gr. De queijo prato fatiado

Para fazer a massa:

Misture todos os ingredientes menos a farinha de trigo,e depois agregue a farinha,até formar uma massa que solte das mãos.Deixe descansar por 40 minutos, ou até que dobre de tamanho,aqui em Salvador , está quente,hoje os termômetros mediram 34 graus, em 25 minutos a massa já estava enorme.
Pegue um rolo abra num quadrado de 35 X 35, deixe um pouco de massa para fazer os olhos e as patas do jacarezinho.O restante vocês verão no PAP.

Para fazer o recheio após lavar e temperar o peito de frango ,coloque para refogar ,e depois de frio desfie, coloque óleo numa frigideira e refogue a cebola e o laho,após ambos estarem dourados, acrescente o tomate ,deixe desmancchar um pouco ,coloque o frango,um taquinho de água,a salsa ,o manjericão, e a polpa de tomate, que utilizo para dar aquela cor rosada.
Deixe esfriar e recheie a massa.Coloque o queijo por cima.
Você pode utilizar o recheio que quiser.Algumas sugestões : ricota, peito de peru, blanquet de peru, lombinho canadense, carne moída, peixe, kani-kama,lingüiça calabresa,tomate seco.

Fiz um PAp para ficar mais fácil para meus queridos leitores:

Após  preparar a massa ,deixe descansar e dobrar de volume:




Abra com o rolo num quadrado de 35 X 35 cm :



O recheio já deverá estar pronto,você pode fazer com o que desejar, ricota,tomate seco, carne moída, etc:




Coloque-o no centro do quadrado,de forma que sobre espaço para depois cortar a massa..cubra com queijo lanche :




  Corte as laterais em tiras inclinadas :




Dobre estas tiras em X por cima do recheio;faça este procedimento até terminar a última tira:



Vão sobrar as duas extremidades(pontas,numa faça um formato de focinho, unido os dois lados, e na outra passe uma parte parao outro lado para que forme uma cauda virada.)
Agora prepare as patas , fazendo 4 bolinhas e achatando-as com o rolo,e cortando 4 vezes para formar os dedos:






Para os olhos ,forme duas bolas e faça um orifício com os dedos :




Agora vamos aos detalhes:
Pintei os olhos e as narinas com canetinhas comestíveis, você pode colocar azeitonas recheada:




Corte a boca com uma tesoura em zig zag:




Picote todo o o pão com a tesoura formando o corpo parecido com de jacaré,parece feioso, mas depois de assado, você verá a transformação:





Pincel todo o pão com gema de ovo batida, e leve ao forno para assar po 35 minutos :


Minhas princesinhas amaram:




As fatias forma sumindo,sumindo ....




Só sobrou .....


depois desta foto,não sobrou nada.rsrs