Faça sua encomenda!

Seja Bem-Vindo(a) ao Mundo do Sabor -
Aqui você encontra deliciosas receitas práticas ,
com gostinho de comida caseira
feitas com muito amor e carinho.
Além de tudo um pouco de prosa
falando do que amo,
do que sinto com muita simplicidade.



Telefone para encomendas : 8521-2289 (Oi)


Se Deus é por mim ,quem será contra mim?Jesus nos protege sempre.

Quer seguir meu blog, ver novas postagens atualizadas?Então siga !!

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Lasanha aos 4 queijos







Você gosta de queijo?Eu também,além de delicioso o queijo é fonte de cálcio, e  se você quer chegar a terceira idade com ossos fortes,coloque-o no seu cardápio,que maneira deliciosa de cuidar da saúde.
Os queijos, por suas propriedades nutricionais, ocupam um papel importante na alimentação de indivíduos em todas as idades. Como todo alimento, sua dosagem deve ser equilibrada e adequada a cada faixa etária.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece o papel protetor dos queijos na prevenção da cárie, pelo seu teor de cálcio e fósforo (carbonato fosfato de cálcio).
Estudos no homem mostraram que a ação do queijo independe do teor de açúcares. Seu alto teor de cálcio e fósforo contribui para manter a boa saúde dos dentes, protege contra a acidez bucal, facilitando a fixação do flúor e suas proteínas reforçam o efeito protetor da saliva cuja produção pé estimulada.
 Fiz uma lasanha aos 4 queijos,que ficou um créme de la créme, a família adorou, e a receita, trouxe aqui para compartilhar com vocês:

 Ingredientes:

500 g de massa para lasanha
1 litro de leite
150 g de provolone ralado
150 g de queijo prato
150 g de mussarela ralada
50 g de parmesão ralado para gratinar
1 copo de requeijão cremoso
50 g de manteiga
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 cebola pequena picadinha
Preparo:
Para o creme:
 Em uma panela derreta a manteiga, amoleça a cebola e antes de dourar, junte a farinha de trigo e vá colocando o litro de leite aos poucos até formar um creme. Retire do fogo e coloque o queijo provolone, o queijo prato, a mussarela e o requeijão. Misture bem e reserve.
 
Para montar a lasanha: Em um pirex monte da seguinte maneira: o creme branco  e lasanha . Por último vai o creme branco. Polvilhe com o parmesão ralado e leve ao forno para gratinar por uns 15 minutos.
Não deu nem para tirar a foto do prato inteiro, ,este foi o meu pedaço...o único que sobrou antes da foto.rsrsrs

Almôndegas de carne e aveia





 A Aveia tem um maravilhoso conteúdo protéico, calórico e de fibras,,devemos inseri-la no nosso cardápio para ganhar em saúde e vitalidade. Investigações científicas relativamente recentes apontam que o consumo de aveia reduz os níveis de colesterol e os riscos de doenças coronárias. Este efeito é atribuído principalmente à beta-glucana, um tipo de fibra solúvel presente em grande quantidade na aveia, e na cevada.
O mecanismo proposto para este efeito benéfico é o seguinte: a beta-glucana, assim como as fibras em geral, não são digeridas pelas  enzimas e não é, absorvida. Permanecendo na luz intestinal, devido à sua solubilidade, incorpora bastante água em sua estrutura e forma um gel ,que interfere na absorção de nutrientes, como o colesterol e carboidratos.

Para saber mais, sobrre alimentos saudáveis e qualidade de vida, entrem no site Quero Viver Bem:


Por esta razão sempre uso aveia Nutry na preparação dos alimentos, fiz umas almôndegas, que além de saudáveis,ficaram deliciosas,e não são fritas, vão ao forno, compartilho agora com vocês:

1 Kg de carne moída magra;
5 colheres (sopa) de aveia em flocos Nutry
2 colheres (sopa) de creme de cebola em pó
3 dentes de alho processados;
2 colheres (sopa) de orégano desidratado;
sal e pimenta do reino à gosto.

Misture tudo amassando bem. Modele as almôndegas ,formando bolinhas.Leve ao forno pré-aquecido à 200 graus, por 30 minutos, virando as bolinhas na metade do tempo. Elas vão ficar bem douradas por fora e suculentas por dentro. Untei a forma com óleo.Depois faça seu proprio molho, ou utilize o molho pronto,estava com pressa ,e o molho pronto ,foi mais prático.

Pessoal, acessem o site Quero Viver Bem, está sensacional, utilizo muitas dicas,para ter uma saúde melhor, aplicando-as também para a minha família .




domingo, 24 de abril de 2011

Salada de bacalhau




Esta viagem começa nos frios mares nórdicos e termina nas  nossas mesas tropicais. Principalmente na semana santa, come-se como nunca, bem vou trocar em miúdos , estou falando do bacalhau.
 Aberto ao meio, seco e salgado; é muito popular na gastronomia portuguesa, (um alô para as blogueiras e leitores de Portugal que todos os dias, visitam o Mundo do Sabor), onde inclusive é tradicional no Natal.
Em Portugal há mil e uma maneiras de se preparar o bacalhau.
O bacalhau, pelo menos aqui no Brasil, ganha um pouco mais de exposição em épocas  como a quaresma, a semana santa e a Páscoa. Basta ligar a televisão ou abrir um jornal ou revista para encontrar uma deliciosa receita. Infelizmente ele não tem muito espaço em outras datas comemorativas. Também não é para menos, deixando de lado questões relacionadas a falta de hábito do brasileiro, o preço “salgado”  como o do bacalhau, ainda é a grande barreira para um consumo em maior escala.
Se aguentar esperar a semana santa passar , coma outros peixes igualmente saborosos como o robalo,a merluza, a cavala ,o dourado, mas se está com água na boca, e como eu, quer comer uma salada de bacalhau deliciosa,indico aos nossos leitores uma receita sensacional, seja para a semana santa ou qualquer outra época do ano. Esse típico prato lusitano é muito delicioso e fácil de fazer.

Antes de aportar nas nossas mesas,para que vocês conheçam a cabeça do bacalhau..
Grande parte dos brasileiros não conhece a cabeça de bacalhau porque o Gadus morhua, nome científico do verdadeiro bacalhau, não existe no Brasil.. Além disso, após ter as vísceras retiradas, o bacalhau passa por um processo de salga  onde é retirada em média 50% da sua umidade, e nesse processo é também retirada a cabeça do peixe, que não tem valor comercial e impede a salga.
Como todo o bacalhau que entra no Brasil é importado salgado e seco, as alternativas para ver a cabeça de um legítimo bacalhau são através de fotografias, em coleções científicas, ou ainda viajando para os mares do Norte. O bacalhau tem sua origem em um peixe nobre que vive nos mares limpos e frios do Atlântico Norte cuja carne, seca e salgada, é muito apreciada na culinária internacional. Os maiores produtores de bacalhau do mundo são Noruega, Islândia, Portugal, Espanha, Itália, França e Canadá.
Atualmente, existem cinco tipos de peixes salgados e secos no mercado brasileiro, importados da Noruega e de outros países, mas apenas dois podem tecnicamente receber a denominação "bacalhau" - Atlantic Cod Gadus morhua ou Legítimo Bacalhau do Porto ,ou para os íntimos :Portinho;e Pacific Cod Gadus macrocephalus ou Bacalhau do Pacífico (um "clone" do legítimo; o G. macrocephalus é pescado no Pacífico Norte e é muito parecido com o legítimo quando salgado e seco, mas é completamente diferente quando preparado, porque é mais fibroso, não se desmancha em lascas e seu sabor é totalmente diferente. Os demais (Saithe, Ling e Zarbo) deveriam ser classificados como peixes salgados e secos, mas convenientemente também recebem no comércio a denominação de bacalhau.

Close:


Salada de Bacalhau



600 g de bacalhau Portinho dessalgado e desfiado
1 folha de louro
cebolinha a  gosto
1 cenoura
8 batatas cozidas cortadas em cubinhos
4 ovos cozidos
2 colheres (sopa) de vinagre
2 tomates cortados em cubinhos

2 cebolaas cortadas em rodelas
Azeite Extra-virgem para regar
Maionese
Salsa Picada
Sal
Pimenta



modo de preparo: 



Para dessalgar o bacalhau, primeiramente retire o couro das postas ainda secas, e em seguida coloque-as num pirex com água e deixe na geladeira por 24 horas. Nesse período troque de água pelo menos três vezes. Depois coloque as postas numa panela com água, leve ao fogo e tire quando levantar fervura. Esse processo é bem eficaz para não deixar que as postas se desmanchem caso você faça três ou quatro fervuras seguidas.
Unte um pirex grande com azeite. Coloque o bacalhau desfiado e em seguida as batatas, , os tomates e as cebolas cortadas em rodelas. Depois regue generosamente com o azeite extra virgem e salpique um pouco de orégano. Vale a pena investir num bom azeite extra virgem considerado por muitos um coadjuvante esse ingrediente merece mais atenção. Leve ao forno por 30 minutos e antes de servir adicione a cebolinha. Pronto, bom apetite!
Cozinhar o bacalhau desfiado em fogo brando por 10 minutos, com a água sem ferver, aromatizada com  a cenoura e a folha de louro. Tampar e deixar reservado por 30 minutos. Depois de escorrer, colocar numa saladeira, juntamente com as batatas cozidas, cortadas em rodelas, a alface picada e os ovos em rodelas,e p tomate. Temperar com sal, pimenta, azeite e vinagre. Enfeitar com maionese e salsa picada, levando à geladeira antes de servir.

Bolinho de peixe



Comodurante a  semana  santa, os cristãos do mundo inteiro, fazem um cardápio regado a peixes e frutos do mar, fui sempre fazendo uma receitinha diferente, porque comer todo dia a mesma coisa,fica entediante.Temos que usar a criatividade ,e mesmo lembrar daquela receitinha fácil,guardada no fundo da gaveta (ou no arquivo do computador).
Peguei esta receita daqui, e ficaram uma delícia,facim,facim de fazer e uma opção a mais.


Bolinho de peixe

3 xícaras (chá) de água


2 cubos de caldo de bacalhau com azeite de oliva KNORR


200 g de batata cortada em cubos pequenos


60 g de cebola picada


150 g de merluza cortada em cubos pequenos


3 colheres (sopa) de farinha de trigo


1 gema


2 colheres (sopa) de salsinha picada





Em uma panela média ferva a água e dissolva os cubos de caldo de bacalhau com azeite de oliva KNORR.
Acrescente a batata, a cebola e o peixe. Cozinhe até que a batata esteja macia e o caldo reduzido.
Mexa amassando a batata até que forme uma mistura homogênea que desprenda da panela.
Retire do fogo, acrescente a farinha, a gema e a salsinha, misture até formar uma massa firme.
Modele a massa com o auxílio de duas colheres e reserve. Em uma panela pequena aqueça o óleo e frite os bolinhos aos poucos.
Escorra em papel-toalha.
Rende 20 porções

E como hoje é a Páscoa ,e aniversário da  minha mana querida, desejo a todos uma Feliz Páscoa, cheia de saúde, paz e harmonia em todas as famílias, e que Jesus o verdadeiro siginificado da Páscoa, esteja presente em todos oss lares  corações. 

Salada da Zizi


Queridos leitores, não sei se já disse por aqui, que amo saladas,e as que misturam legumes e frutas são as minhas preferidas,esta semana fiz uma misturinha bem refrescante e deliciosa,que dá até para comer sozinha de tão boa que fica, para euem não sabe Zizi,ou Zi é o meu apelido.
Peço desculpas por não estar tão assídua, é que as encomendas de páscoa,não deixaram, mas sempre arranjo um pouco de tempo para postar alguma coisa importante no Mundo do Sabor.
Aproveito e deixo uma dica para sabermos o que estamos comendo e o quanto é importante, comer uma saladinha destas no nosso dia a dia.
Comer 8 porções de legumes e fruta spor dia protege o nosso coração.Porção
Uma porção equivale a cerca de 85 gramas ou uma cenoura pequena, uma maçã média ou uma banana pequena.
Quanto aos ingredientes da minha saladinha,vamos saber um a um , quais as vitaminas e benefícios que trazem á saúde:


Kiwi
  • uma fruta de origem chinesa.
  • O kiwi é uma fruta típica de regiões de clima temperado.
  • Seu formato é oval e achatado. Possui uma casca de cor marrom clara, coberta por pequenos pêlos.
  • A polpa da fruta é de cor esverdeada, apresentando diversas sementes pequenas e pretas no centro.
  • É considerada uma das frutas com maior quantidade de vitamina C.
  • É rico também em potássio (boa quantidade), cálcio e fósforo.
  • O kiwi também possui pectina. Este tipo de fibra é muito importante para controlar os níveis de colesterol no sangue.
  • É uma fruta que apresenta baixo teor de calorias. Cada 100 gramas apresenta, aproximadamente, 50 calorias.
  • Possui um sabor levemente azedo de teor cítrico.


    Uva verde

    A uva contém ácidos orgânicos, substâncias nitrogenadas, compostos fenóticos, pectina, vitaminas e sais minerais, entre eles sais de potássio em abundância (pessoas com câncer têm deficiência desses sais). Rica em ferro, que é facilmente assimilado, contém ainda minerais como cálcio, manganês, cobre, fósforo, zinco, sódio e o lítio, que auxilia no tratamento da depressão. Também possui as vitaminas A, B1 (tiamina), B2 (riboflavina) B3 (niacina), B5 (ácido pantotênico), B6 (piridoxina), B9 (ácido fólico) e C (ácido ascórbico), além de aminoácidos como o ácido glutâmico, alanina, arginina e L-Glutamina.
    Assemelha-se com o leite materno e, por isso, é chamada de sangue vegetal ou seiva viva. O açúcar da uva é composto de glicose e frutose diretamente assimilável, não exigindo nenhum esforço dos órgãos digestivos, por isso pode ajudar na cura de qualquer doença.



    Alface
uma planta hortense, é utilizada na alimentação humana desde cerca de 500 a.C.. Originária do Leste do Mediterrâneo, é mundialmente cultivada para o consumo em saladas, com inúmeras variedades de folhas, cores, formas, tamanhos e texturas. Para compra, deve-se dar preferência às de folhas limpas, de cor brilhante e sem marcas de picadas de insetos; para conservação, convém retirar as folhas machucadas e murchas e guardá-la na geladeira, embrulhada em saco plástico, onde conserva-se por cinco a sete dias. Seu período de safra é de maio a novembro. Cem gramas de alface fornecem quinze calorias [1].
valor energético da alface é baixo, pois seu conteúdo em água representa 96% do seu peso.
A alface contém ferro, mineral com importante papel no transporte de oxigênio no organismo. É rica em fibras, que auxiliam na digestão e no bom funcionamento do intestino, além de apresentar pequenos teores de minerais como cálcio e fósforo.
Wikipédia


Pepino

proximadamente 95 % do pepino é composto por água, sendo entretanto rico em fibras, daí a sua importância para o sistema digestivo.[1] Possui baixo teor de calorias e contém pequenas quantidades de vitamina C e folato.[4]
Esta planta é um ótimo tônico para o fígado, rins e vesícula, e dá força aos cabelos e unhas, pelo seu alto teor de sílica e flúor[8]. É um eficiente diurético natural e ajuda a controlar a alta pressão arterial. Pode ser utilizado também nas enfermidades dos dentes e das gengivas.[2] É indicado para amenizar dores de garganta[9].
Para facilitar a digestão do pepino, recomenda-se mastigá-lo bem.


Tomate
O consumo do tomate é recomendado pelos nutricionistas por ser um alimento rico em licopeno (média de 3,31 mg em 100 gr), vitaminas do complexo A e complexo B, e minerais importantes, como o fósforo e o potássio, além de ácido fólico, cálcio e frutose. Quanto mais maduro, maior a concentração desses nutrientes.
O tomate é composto principalmente de água, possuindo aproximadamente 14 calorias em 100 gramas, somente. Alguns estudos comprovam sua influência positiva no tratamento de câncer, pois o licopeno, pigmento que dá cor ao tomate, é considerado eficiente na prevenção do câncer de próstata e no fortalecimento do sistema imunológico.

Por estes e outros motivos, consuma sempre legumes e verdurtas pois são deliciosos,pouco calóricos e fazem bem a saúde.



sexta-feira, 22 de abril de 2011

Concurso Cultural Sazon




Estou participando de um concurso cultural da Sazon: um mico por amor,onde mães e filhos colocam respectivamente qual o maior mico que seu filho/mãe te fez passar .
Peço que entrem na página da Sazon e votem em mim e na minha filha,não tem um link direto para o mico que postei, mas vocês podem entrer neste link:http://www.micoporamor.com.br/concurso/vote/e clicar em procurar,depois digitem Rosiane Moreira e clique em buscar vai aparecer VOTE, é só clicar em cima ,que seu voto será contabilizado,depois procurar novamente ,agora digite Alice Ester ,cliquem em buscar e vote.Garanto que vão rir muito com nossos micos.
Agradeço a contribuição de todos.

Beijooos

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Tábua de frios





Esta tábua de frios fiz para os 80 anos de uma linda senhora chamada Maria José,para servi-la usei:
- Queijo Provolone, Queijo Prato,  Presunto, Salaminho, Azeitonas recheadas.
Para fazer uma boa e econômica tábua de frios, compre as fatias de frio cortadas bem fininhas, retire da geladeira 1 hora antes para que fiquem em temperatura ambiente , e assim fica fácil de enrolar,usei 150 gr. de cada.Para uma tábua de frio perfeita há que se preocupar com a apresentação, enrolei todos como charutinhos e no final fiz uma arranjo belo e simples de azeitonas recheadas em formato de cacho de uvas.
Sirva a tábua acompanhada de pãezinhos frescos como italiano, baguette ou pão integral.
Experimente também servir patês, juntamente com a tábua de frios.
 

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Empadinha doce de farinha láctea Nutry e leite condensado



Receita de empadinha todo mundo tem mas ,farinha láceta Nutry, só as ninhas.Gente, nem preciso dizer que ficaram uma delícia,não dá vontade de comer uma só.
Não deixei corar muito,e na hora de desenformar fãça com delicadez, para não partir a massa.

Ingredientes:

1 xícara de farinha de trigo
3/4 de xícara de farinha láctea Nutry
5 colheres de sopa de margarina
1 gema
2 colheres de sopa de açucar
1 lata e meia de leite condensado

Modo de fazer:

Numa tigela misture a farinha com  a farinha láctea, acrescente  margarina,a gema e o açucar até formar uma massa homogênea.Forre os fundos e as laterais de forminhas para empadas untadas e enfarinhadas.Coloque o leite condensado até passar da metade e leve ao forno médio,pré-aquecido,por 40 minutos ou até dourar levemente.Retire do forno deixe esfriar,desenforme e sirva.

Aproveitem e visitem o site da Nutry e conheça seus produtos :
A Nutrimental está presente em milhares de pontos-de-venda em todo o Brasil. Você pode encontrar nossos produtos em supermercados, lojas de convenięncia, grandes redes, farmácias, lojas de produtos naturais, entre outros.
Conheça todas as marcas e produtos disponibilizados pela Nutrimental ao mercado consumidor:

NUTRY

NUTRINHO

NUTRILON

NUTRIBOM

ATIVA

 

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Pastel Romeu e Julieta






Apresento para vocês, uma receita que faço desde a adolescência,receita esta que me foi fornecida por minha madrinha Carmem, um pastelzinho delicioso,fácil de fazer ,e que é uma combinação perfeita de queijo com goiabada.
Dei uma pesquisada parar saber desta história e o que encontrei foi:
A goiabada é um doce típico da comida caipira (sul do Brasil) e consumido em quase todo o mundo. A goiabada surgiu no Brasil quando a goiaba foi usada pelos colonos portugueses como substituto para confeccionar a  marmelada. Conservar frutas em forma de doce data aos tempos dos romanos.
Como a marmelada, a goiabada é feita com consistência bastante firme, composto por goiaba água e açucar.A forma artesanal é normalmente apresentada em caixas de madeira e possui o formato de um tijolo. A forma industrializada vem em latas redondas.
Acompanhada de queijo, em especial o queijo minas, forma o "Romeu e Julieta", tradicional sobremesa brasileira. A combinação de "goiabada e queijo" deriva de influência búlgara. A receita do queijo cremoso que faz parceria com a goiaba em calda chegou às ilhas do Caribe na bagagem de imigrantes vindos da Bulgária.
Wikipédia.


  • Maurício de Souza, na década de 1960, criou um anúncio para a goiabada "Cica", em que o queijo é Romeu e a goiabada, Julieta. Carecia de fontes na wikipédia, e lá fui eu novamente "caçar" algo que comprovasse na net, foi quando encontrei este Blog,e vi em meio a vários rótulos antigos, a caixinha da goiabada Cica com Mônica de Julieta e o Cebolinha de Romeu.Tcharãaam, enfim terminou a minha saga, e agora podemos comprovar que realmente foi o Maurício de Souza, que deu início a este casamento feliz do queijo com a goiabada..
Agora vamos á receitada Dinda Carmem que dessde sempre faço e não sobra nadica de nada ,pois é muito boooa:

Ingredientes:

250 gr. de margarina
50 g de queijo parmesão ralado
(daqueles de saquinho)
+ ou - 400 gr de farinha de trigo.
1 vasilha pequena de goiabada cortada em cubinhos

Modo de fazer:

Pegue uma vasilha coloque a margarina e o queijo parmesão,misture bem ,e acrescente aos poucos e sempre mexendo a farinha de trigo até que dê um ponto de soltar a massa  do vasilhame.Fica uma massa úmida e macia.
Pegue um pouco da massa abra com um rolo em mesa enfarinhada e corte com um cortador ou a boca de um copo(sempre dá para improvisar),pegue um cubinho de goiabada (não faça os cubinhos muito altos, porque senão no forno ele esquenta e transborda pela massa)pois bem continuando, coloque o cubinho no meio e feche apertando levemente as bordas,leve para assar em forno a 180 graus pré-aquecido até dourar embaixo,por cima ele fica branquinho,e ao sair do forno ainda um pouco mole ( foram dicas que fui aprendendo fazendo sempre).
Agora espere esfriar só um pouco e passee imediatamente no açucar refinado ou cristal .Esqueci de fazer isto, hehehehe, e coloquei a foto para vocês verem que todo mundo erra,e se não colocar logo no açucar vai ter que jogar por cima como fiz,e não fica nada bonito,né?Posso garantir que gostoso ficou.

Beiijinhos doces!