Faça sua encomenda!

Seja Bem-Vindo(a) ao Mundo do Sabor -
Aqui você encontra deliciosas receitas práticas ,
com gostinho de comida caseira
feitas com muito amor e carinho.
Além de tudo um pouco de prosa
falando do que amo,
do que sinto com muita simplicidade.



Telefone para encomendas : 8770- 9961(Oi)


Se Deus é por mim ,quem será contra mim?Jesus nos protege sempre.

Quer seguir meu blog, ver novas postagens atualizadas?Então siga !!

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Bombocado de aipim - Viva a São João!




São João é uma das festas mais gostosaas e esperadas aqui na nossa maravilhosa e querida região Nordeste.M
Minhas meninas , já se animam e ficam toda prosa ,para escolhert o vestido colorido cheio de fitas, bordados e rendas que vão vestir para a festa.Dia cheio de quitutes feitos á base de milho, aipim, carimã,muito amendoim, milho verde coziido ou assado, licores diversos e sucos exóticos como o de jenipapo,que é uma belezura pois contém muitoo ferro.
Época de enfeitar as casas com bandeirolas,balões(enfeitar pode), lanternas.Êta festa retada de gostosa,sô!
Acima A e L ,mnhas meninas lindas, e sua coleguinha C,vestidas á caráter no arraiá delicioso da Escolinha, fiquei encarregada de fazer bolo de aipim, dei uma incrementada como boa Mainha e fiz um Bombocado de Aipim com leite condensado ,para caipira nenhum botar defeito, o resultado é que elas adoraram e a criançada toda também.Existe recompensa maior?
Aqui em Salvador temos algumas facilidades que eu amo, pois não preciso mais ficar ralando aipim, nem coco, eles tem uma maquininha que depois vou postar aqui para vocês, que faz o serviço todo, e num átimo você 2 ,3 quilos de aipim raladinhos na hora e pronto para virar bolo,bombocado o que você quiser.

Bombocado de aipim

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 vidro pequeno de leite de coco
6 ovos
1 colher (sopa) de margarina
1/2 kg de aipim ralado


Modo de Preparo
  Misture todos os ingredientes, despeje em uma forma para pudim de tamanho médio untada e polvilhada com açúcar. Asse em banho-maria em forno médio até dourar
,,mais ou menos uns 30 minutos.
Anarriê!!!!!

 






Pudim de leite em pó da Vovó Tonha




Pessoal,cheguei a todo vapor, e como em qualquer canto do Brasil, não há quem não goste desta sobremesa deliciosa ,que faz parte da maioria dos cardápios e que por ser simples e delicioso agrada do Oiapoque ao Chuí, ele foi o escolhido: o pudim de leite.
Trata-se de um pudim feito com leiite em pó, ele é mais firme, de sabor inigualável,feito por minha mãezinha, durante toda a infância e hoje faço para as minhas meninas ,pena que a vovó tenha restrição á açucar,ele nos traz muitas recordações deliiciosas e quando vocês resolverem colocar o umbigo no fogão para fazer este manjar dos deuses, vão saber do que estou falando.
Estou cheia de entusiasmo e idéias,graças a Deus e para abrir com chave de ouro literalmente, vamos á receita da Vovó Tonha,o pudim de leite em pó:


Primeiro faça um calda de caramelo ,,poi ela além de dar este ar douradinho ao nosso pudim ,serve como um capa,para que o pudim asse uniformemente e fique macio , ingredientes:

1 xícara e meia de açucar
3/4 de xícara de água fervente

Coloque o açúcar numa panela rasa, de fundo largo e coloque para derreter, lentamente, dourando por igual. Para isso, vá inclinando de leve a panela em todas as direções, sem mexer, para que a calda não perca obrilho.
Junte, aos poucos, a água, mexendo para dissolver os torrões. O calor da água vai acelerar o derretimento do açúcar e dará à calda uma consistência perfeita. Deixe ferver por   5 minutos, sem mexer e use-a, ainda quente, nas paredes internas da forma de furo no meio,esta é a forma perfeita para fazer o seu pudim.









 Pudim :
4 xícaras de leite em pó
1 xícara e meia de açucar
1 xícara e meia de água
6 ovos grandes
1 colher de sopa de margarina

Modo de fazer:

Bata o leite ,o açucar e a água no liquidificador por cerca de 3 minutos.Acrescente os ovos e a margarina e bata por mais 3 minutos,agora acrescente os osvos um a um e bata bem.Pronto ,já pode colcoar na forma e levar para assar em banho maria,por cerca de 35 minutos ,a depender do forno.





terça-feira, 28 de junho de 2011

Minhas receitas no Jornal Espírito Santo Hoje

A jornalista Diana de Marchi  me entrevistou por telefone, porque gostou muito das minhas receitas com tangerina ao vê-las no Mundo do Sabor, fiquei muito feliz quando ela me mandou um e-mail, pois havia publicado no Jornal Espírito Santo Hoje  edição 335 ,fiquei mega feliz e compartilho com vocês.
O blog estava paradinho e hoje, trago a feliz notícia, que ele estará a todo vapor de agora em diante, estava fazendo alguns cursos,muito trabalho e dei uma paradinha para reorganizar as coisas,agora chego com esta reportagem e tenho também muitas delícias para apresentar para meus leitores(as) no decorrer da semana:


 Vitória, 10 de Junho de 2011
22 www.eshoje.com.br 



 
Ponkan com muito sabor
Vinte quilos R$ 8. Tem lugar que o preço é até mais barato. Naturalmen­te, desde abril começou a safra de tan­gerina (ou mixirica) ponkan, e a pro­dução – que se estende até setembro - é muito grande. A oferta fica ainda maior nos meses de junho e julho e o consumo também. A fruta é rica em vitamina A e C e grande concentra­ção de sais minerais (potássio cálcio, magnésio, fósforo, sódio e ferro), como destaca a nutricionista Lívia Welter Mannato.
Para quem está de dieta, a mexerica é uma ótima pedida. Também, nesses dias frios e secos, é um alimento que ajuda a evitar a gripe, além de ser um antioxidante que previne o envelhe­cimento. “É muito boa para a pele e também para quem está de dieta, pois o alimento contém fibras e dá uma sensação de saciedade, além de apre­sentar baixo valor calórico. As fibras da tangerina ajudam no funcionamen­to do intestino, sendo excelente para quem apresenta prisão de ventre”, ex­plicou Mannato.
A grande oferta faz com o que pre­ço da tangerina seja baixo na Ceasa, como informou o produtor de Venda Nova do Imigrante, José Ademar Pe­rim. “A média de um pé adulto é de três a cinco caixas”, explica.
A qualidade da tangerina varia também conforme o modo de plan­tio, assim como o início da colheita. No Espírito Santo, aproximadamente 17 municípios estão envolvidos nessa cultura, que fazem da atividade um complemento na renda familiar.
É na região serrana que se encon­tram os dois maio­res produtores de tangerina ponkan do Estado. Domin­go Martins e Santa Leopoldina, são res­ponsáveis por gran­de parte da produ­ção total da fruta. “São produzidas pelos municípios, aproximadamente 14.401 toneladas en­volvidas no plantio da fruta, totalizan­do 530 proprieda­des”, afirmou o co­ordenador do pólo de tangerina do Incaper, Sebastião Antônio Gomes. 

Tangerina na culinária
“Rancar” do pé, e debaixo dos pró­prios galhos degustar uma mexirica, é sensacional. Mas com a fruta é pos­sível fazer deliciosas receitas, como publicou em seu blog a doceira Ro­siane Carvalho. Nesta edição vamos dar duas: um bolo cremoso e uma geléia. Quem sabe se misturar... use a imaginação.
“Bolo cremoso de tangerina, ótimo para ser degustado ainda quente com uma bola de sorvete de creme, ou frio com chocolate quente, ou uma boa xí­cara de café com leite”, explica Carva­lho. A geléia é uma delícia para acom­panhar bolos, biscoitinhos e torradas.






 Bolo cremoso de tangerina
2 ovos (claras e gemas separadas)
100 g de açúcar
200 ml de leite
80 ml de suco de tangerina
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de raspas de tangerina(só a casca sem a parte branca)
1 pitadinha de sal
Preparo: Bata as gemas com o açúcar, adicione as raspas, o suco de tangerina,o leite e a farinha.Bata as claras em neve e adicione á massa com a pitada de sal e mexa suavemente com uma espátula ou colher de pau para incorporar sem perder volume.Divida a massa em seis potinhos individuais untados com bas­tante manteiga e enfarinhados.Use po­tinhos refratários para suflê e coloque­-os num tabuleiro grande. A água do banho maria deve estar fervendo sem cobrir mais que a metade da lateral dos potinhos. Asse por 30 minutos em forno médio, pré-aquecido ou até que fiquem levemente dourados. 




Geléia de Tangerina
10 tangerinas
4 xícaras (chá) de água
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar (270g)
Suco de 1 limão
Preparo: Lave as frutas, retire a casca e os caroços da tangerina, amasse a polpa da fruta, a água, cubra e deixe de molho por uma noite. No dia seguinte, despeje a mistura em uma panela. Leve ao fogo alto até ferver. Abaixe o fogo e cozinhe por 50 minutos.
Adicione o açúcar e mexa até dissolver. Junte o suco de limão, aumente o fogo e deixe ferver por mais 20 minutos ou até a geléia engrossar e começar a aparecer o fundo da panela.
Coloque a geléia em vidros esterilizados.