Faça sua encomenda!

Seja Bem-Vindo(a) ao Mundo do Sabor -
Aqui você encontra deliciosas receitas práticas ,
com gostinho de comida caseira
feitas com muito amor e carinho.
Além de tudo um pouco de prosa
falando do que amo,
do que sinto com muita simplicidade.



Telefone para encomendas : 8770- 9961(Oi)


Se Deus é por mim ,quem será contra mim?Jesus nos protege sempre.

Quer seguir meu blog, ver novas postagens atualizadas?Então siga !!

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Pão Borboleta







As férias escolares já estão terminando, logo logo, minhas princesinhas voltarão ás aulas,nas tardes que não estavámos na praia, no shopping,teatro ou alguma festinha de aniversário,ficávamos curtindo um  filminho infantil,ou desenho das Barbies(são vários) que elas amam.Sempre tem que rolar um lanchinho ,pipoca, e num destes dias, quando meus sobrinhos também estavam aqui, fiz um pão diferente,o pão borboleta. Meu pequeno jardim está com dois casulos, parecem que elas gostaram do lugar.....Logo ,logo teremos mais borboletas voando lépidas e coloridas ,pór ente, as rosas, antúrios, bom dia e boa noite, e suas variações.Expliquei para as meninas , como a lagarta, virava borboelta, fazia um casulo,ficava nele durante algum tempo e depois saía com outro visual,virava uma linda borboleta.Elas ficaram encantadas.
Pensando em fazer algo diferente e lúdico para o lanche,lembrei-me do casulo, e saiu este pão borboleta, que de um casulo de massa macia recheado com frango,virou um lindo pão butterfly,que vou ensinar para vocês;.inaugurei o meu avental que ganhei da Mococa , adorei!


Para a massa:

500 g. de farinha de trigo
250 ml de leite integral  MOCOCA morno
2 colheres de sopa de açúcar
1 ovo
6 colheres de sopa de óleo (usei de canola)
10 g de fermento biológico seco
Sal a gosto

Para o Recheio utilizei:

1 peito de frango temperado e desfiado
1 tomate grande cortado em cubos
1 cebola grande cortada em cubos.
2 dentes de alho picadinhos
1 pimentão verde pequeno cortado em cubinhos
1 cenoura média ralada
1 colher de sopa de salsa
Manjericão a gosto
Polpa de tomate
200 gr. De queijo prato fatiado
Para fazer a massa:

Misture todos os ingredientes menos a farinha de trigo,e depois agregue a farinha,até formar uma massa que solte das mãos.Deixe descansar por 40 minutos, ou até que dobre de tamanho,aqui em Salvador , está quente,em 25 minutos a massa já estava enorme.
Pegue um rolo abra num retângulo,não precisa ficar certinho ,depois que é enrolado fica tudo ok deixe um pouco de massa para fazero corpinho da borboleta.O restante vocês verão no PAP.

Para fazer o recheio após lavar e temperar o peito de frango ,coloque para refogar ,e depois de frio desfie, coloque óleo numa frigideira e refogue a cebola e o alho,após ambos estarem dourados, acrescente o tomate  e o pimentão,deixe desmanchar um pouco ,coloque o frango,um taquinho de água,a salsa ,o manjericão, a cenoura ralada e a polpa de tomate, que utilizo para dar aquela cor rosada.
Deixe esfriar e espalhe o recheio no retângulo,preservando as bordas.

Vamos ao passo a passo:

1. Depois do tempo de descanso da massa,estenda ela na bancada de granito, formando um retângulo,não precisa ficar perfeito.
2. Coloque o recheio já pronto e frio,por toda a sua extensão,preservando as bordas.


3. Agora enrole com cuidado como se fosse um rocambole,feche as pontas.
4. Dobre as extremidades,virando-as por baixo da massa.



5. Faça uma depressão na massa para medir o meio,faça um talho do lado esquerdo.
6. Agora puxe para frente,repita o mesmo do lado direito, e estarão formadas as asas da borboleta.


7. Lembra do pedaço de massa que falei para guardar??Pois bem agora vamos usá-lo,faça um rolinho,e numa das pontas faça o formato de cabeça, faça rolinhos pequenos com uma bolinha ponta para as  antenas, os gomos do corpo da borboleta fiz com uma faca .Coloque no meio e aperte um pouco.
8. Corte bem no meio das asinhas para dividí-las .Uma dica ,faça tudo que falei já dentro da forma,deu um trabalhão para transferir esta borboleta para a assadeira(tabuleiro)huashuahsuahsu.
9. Pincele com gema as partes do pão ,para ficarem douradinhas depois de assadas, fica mais bonito,e coloquei os olhinhos da nossa querida buttefly com canetinha comestível azul.



10.Agora é hora de finalizar colcoando no forno a 200 graus por 30 minutos, retire e corra para o abraço a criançada e os marmanjos vão adorar!


domingo, 22 de janeiro de 2012

Pudim de pão com leite Condensado Mococa



Sabe aquelas horinhas, que você quer comer uma sobremesa diferente ,um sei lá o que...que não sabemos definir?Queremos sair do lugar comum, e uma receitinha de pudim de pão com leite condensado Mococa,vem acalhar.
Ingredientes fáceis, que sempre temos á mão, e num dia  destes de verão, de preguiça...pura maresia, é unir o útil ao agradável, você fazer uma caldinha e depois bater todos os ingredientes no liquidificador, e pronto, forno   e mesa.
Até as palavras saem mais devagar, e por isto mesmo, vamos á receita que a amiga Rosana Silva me passou:

Pudim de pão com leite condensado

Para a calda:

2 xícaras de cha de açucar

Massa
3 pãezinhos franceses amanhecidos
4 ovos
1 lata de leite condensado Mococa
1 medida da lata de leite Integral Mococa
1 caixinha de creme de leite Mococa

Modo de fazer:

Calda:

Pegue uma panela e coloque o açucar.Em seguida leve ao fogo baixo para derreter.Ao ficar dourado,coloque meia xícara de chá de água fervente e mexa com a colher de pau ou silicone,até ferver e dissolver os tprrões de açucar.Com a calda pronta ,pegue uma forma grande com furo central ( 23 cm de diâmetro ) e derrame sobre esta e reserve..A calda deve ficar como caramelo.

Para o pudim :

Bata no liquidificador todos os ingredientes,em seguida despeje sobe a forma caramelizada.Cubra a forma com papel alumínio.Leve ao forno médio 180 graus,pré-aquecido,em banho-maria por aproximadamente 1 hora.Esper esfriar ,leve á geladeira.
Delícia ,delícia assim você me mata.......


Bolo Mole com leite condensado





Na História da Culinária , estava lendo sobre a origem dos bolos,achie muito interessante e resolví passar para meus leitores,alé disto não poderia deixar de passar a minha receita de bolo mole com leite condensado para ilustrar esta publicação.

Além do tão conhecido pão-de-ló, tradicional no mundo inteiro, existia uma infinidade de tipos de bolos com nomes diferentes e de características parecidas.
Os doces e biscoitos sempre pertenceram ao cotidiano, o bolo, contrariando, sempre nos tirou da rotina, pois falar de bolo nos remete a recepções, festas, visitas, confraternização, sociabilidade, cerimônias, beleza, perfeição.
No início, todos os doces produzidos em assadeiras eram considerados bolos, e estes tinham que ser redondos, pois, como seu próprio nome diz, bolo vem de bola, desde os tempos do império romano. Com o passar dos anos, foi se moldando conforme as necessidades da decoração.
Existem muitas discordâncias quanto à origem etimológica do bolo, no entanto é provável que o bolo tenha surgido a partir das tortas, sendo que, do ponto de vista técnico, ele sempre teve uma consistência macia, revestido de uma pequena crosta de massa.
Com o advento dos banquetes luxuosos e exuberantes da época renascentista, os bolos passaram a ser a atração principal, principalmente no que se refere à decoração. Depois, os bolos passaram a ser glaciados com açúcar, polvilhados com frutas cristalizadas, amêndoas trituradas e enfeitados com raminhos de alecrim.
O ano de 1800 foi de certa forma considerado o auge dos bolos. Pudemos encontrar 101 tipos, entre eles o "Bolo Espuma", que foi o primeiro bolo no qual foi empregado o uso do creme, mas teve muita dificuldade em ser aceito por causa de sua diferente textura, não habitual para a época.
Durante o reinado da rainha Vitória na Inglaterra, os bolos eram enormes, chegando a pesar mais de 100 quilos e ter uma altura maior que dois metros.
Os bolos, então, passaram a ser divididos em diversas camadas e recheados por uma infinidade de cremes (creme de vinho, perfumado com limão ou laranja, é um dos exemplos), mas o recheio à base de manteiga veio surgir apenas no início do século XX. Perto de 1890, surge difundindo-se rapidamente, o delicado "Creme Parisiense" ou "Ganache" que até hoje em dia é considerado insuperável. Depois dele surge o "Creme Italiano", confeccionado por meio da estabilização da clara de ovos em neve com o açúcar cozido.
Desde então, vários tipos de bolos foram surgindo, e alguns estilos foram se destacando, como o "croquembuche", de carolinas; os feitos com o francês "foundant", o "Glacê Real", entre outros.
Subdividir os vários tipos de massas e doces, com base nas suas origens geográficas, seria um trabalho muito complicado e, de certa forma, em vão. O importante é que os bolos, a cada dia mais originais, vão surgindo, educando e transformando os paladares.

Bolo Mole

1 lata de leite condensado
a mesma medida de leite de vaca
a mesma medida de leite de coco
a mesma medida de farinha de trigo
1/2 medida de açúcar
3 ovos inteiros
3 col. (sopa) de margarina

Bata todos os ingredientes no liquidificador.Colque numa forma untada e polvilhada e leve ao forno médio, até quefique dourado. Tem uma consistência de pudim.Vale a pena fazer genteeeeeee!Delíciiiiiaaa.

sábado, 14 de janeiro de 2012

Carne de panela com molho Ferrugem



Gente,vocês não sabem o que é este prato...tudo de bom, !
Sempre fui acostumada á comidas bem temperadas, com um sabor especial, Mainha cozinha assim, ás vezes vou para a casa dela almoçar porque ela tem mãos de fada, faço umas imitações dos pratos que ela faz, porque sou muito crítica com relação ao que faço, e sempre acho a comida dela melhor, ela sempre fez esta carne de panela ao molho ferrugem, resolví então fazer e ficou bem gostosinho,a família adorou,vou dividir com vocês!Diliçaaaa!



Carne de panela com molho ferrugem:

1,5kg de chan de fora
500g de batatinha
01 cebola grande picada
01 tomate grande picado
01 pimentão grande picado
01 cabeça de alho picada
hortelã picada
cebolinha picada
01 colher sopa de tempero sírio
sal a gosto
01 colher de chá de pimenta cominho
01 folha de louro

PREPARO:

Tempere a carne com o sal; pimenta cominho; tempero sírio; louro e deixe de um dia para o outro na geladeira. Em uma panela aqueça um pouco de óleo e frite a carne até dourar bem todos os lados, acrescente o alho e deixe dourar,junte a cebola ,o pimentão, o tomate e os outros temperos e deixe refogar.

Acrescente água fervendo aos poucos,quando a carne estiver quase cozida acrescente as batatinha descascadas e deixe cozinhar e enferrujar.Leva mais ou - 1 hora.
 O resultado é este aqui, uma carne macia,e com sabor, o que é mais importante!

Frango á Caçadora

 Ficou uma delícia este franguinho com roupagem nova, apra sair do lugar-comum,fiz e foi muito apreciado pela família.Tem um sabor diferente, muito especial.
Vale a pena fazer, genteeee:
  Frango á caçadora

Ingredientes:

2 colheres de sopa de óleo
1 1/2 kg de frango temperados com sal e alho em pedaços (coxa ou sobrecoxa)
1 xícara de purê de tomate(bati os tomates no processador e acrescentei 1 colher de sopa de extrato Elefante,é mais concentrado)
1 colher de (chá) de manjericão picado
2 cebolas cortadas em cubos
2 cenouras cortadas em cubos
1 pimentão verde cortado em cubos
1 xícara de chá de vinho tinto
1/2 xícara de chá de champignons picados


Modo de fazer:

Numa panela grande,aqueça o óleo,coloque os pedaços de fango e deixe dourar bem.Acrescentar o purê de tomate,o manjericão,as cebolas,as cenouras ,o pimentão e o vinho tinto.
Tampe a panela e deixe cozinhar até o frango ficar macio(cerca de 1 hora)mexendo de vez em quando.Se necessário,vá pingando água.
Adicione os champignons e assim que o frango estiver macio e o molho encorpado,retire do fogo.Sirva com arroz branco ou integral que é mais saudável como fiz,para decorar peguei uma forminha de silicone em formato de coração,untei com óleo coloquei o arroz integral dentro ,apertei e logo em seguida desenformei,decorei com uma folhinha de manjericão fresco da minha hortinha.
Se quiser substitua os vegetais por outros de sua preferência,ou utilize uma lata de milho verde.

Rende 6 porções.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Umbuzada e Leite Mococa





Hoje pela manhã , maridão foi á feira comigo e chegamos com muitos umbus na sacola. Adoro umbu, meu Pai também gostava muito e comprava umbu,cajá,  eu na minha infância  comia tanto, que até dor de barriga tive um dia ,pois passei o dia inteiro apreciando a frutinha.
Fiquei cativa desta fruta nordestina, que é tão versátil, serve para fazer umbuzada ,sucos, mousse,sorvete, geladinho e abafabanca.
Hoje também foi dia que chegou o Leite Mococa , que vem em 3 versões : Integral,Semi-Desnatado e Desnatado, para agradar a todos.Fiquei pra lá de contente e uni o útil ao agradável,resolví fazer umbuzada, um deleite aqui da Bahia, que vou ensinar para vocês.
Devem ter se perguntado mas o que é geladinho??É o mesmo sacolé.E abafabanca ? É uma sobremesa , que não passa de suco de fruta dentro das bandejinhas de gelo, é esperar ficar sólida e se deliciar.rsrsrs
falando em abafabanca lembrei de uma história que aconteceu comigo:
 Era criança ,uns 8 ,9 anos,não sei ao certo.Tinha uma casa na Avenida onde morava que vendia abafabanca de todos os sabores;a Sra. que comercializava colocava não em bandejinhas de gelo, mas em marmitas daquelas antigas de alumínio ,e depois cortava com uma faca afiada.Para os pequeninos da época, era um manjar dos Deuses!Ainda não estavámos hipnotizados, por este liquído açucarado e gasoso, que causa cada vez mais estomatites, diabetes ,obesidade: o refrigerante...Beba com Moderação,ou então.... nem beba
.Pois bem,continuando o causo,dona Angelita fazia a abafabanca e lá ia eu e a garotada que andava comigo, quase todas as tardes comprar ,levávamos uma caneca para o transporte.
Um certo dia fui com Rogério no colo,um garotinho de seus 3 ,4 anos filho de uma vizinha, até a referida casa,em busca da abafabanca de Umbu.A janela da casa da mulher ficava fechada e a gente tinha que gritar: - D. Angelitaaaaaaaa,para que ela ouvisse ,e abrisse a janela para nos despachar(é assim que se chama atender ao pedido aqui na Bahia)antes de gritar falei na minha ingenuidade infantil para Rogerinho,sussurando: Ela tá demorando de abrir a janela quem deve estar aí dentro é Seo Bundaga,(ouvi de meu pai uns dias antes ,quando conversava com minha mãe que colocaram o apelido de Bundaga em Seo Raimundo o filho de D. Angelita,e ele retava quando o chamavam assim),não sei nem o motivo de tal apelido até hoje.
Pois bem, quando terminei de falar, Rogério começou a gritar a plenos pulmões, : - Seo Bundaga,Seo Bundaga,Rosiane quer abafabanca de umbu !Sai correndo no maior pique , com o menino nos braços,nem sei como cheguei em casa.O homem saiu na janela irado,gritando : - Seu filho da mãe(ainda bem) Bundaga uma banana!!!(como os palavrões de antigamente eram leves.......)Quem te falou isto?.E Rogério nos meus braços assustado , completou: - Foi Rosiane.......kkkkkkkkk.Dou muitas risadas quando lembro disto até hoje...Fiquei muito tempo sem comprar abafabanca.
O papo tá gostoso,mas vamos á receita:

Umbuzada

2 kg de umbus 


½ litro de leite Integral Mococa


Açucar a gosto,usei o Demerara,se quiser mais doce utilize o refinado.




Lave os umbus e leve ao fogo numa panela com água fervente suficiente para cobri-los.





 Amasse o fruto com as mãos e retire os caroços. Bata a massa formada no liquidificador, 


junto com o leite e o açucar.









Rico em cálcio e fósforo entre outros benefícios nutricionais, o Leite Mococa é uma opção saudável para o consumo diário. Sua embalagem além de moderna , é muito prática, com uma tampa que facilita abrir, servir e fechar, sem respingos.
Leite Semi Desnatado Mococa

Leite Semi Desnatado Mococa possui teor de gordura de 1%, é ideal para quem se preocupa com uma dieta balanceada, prático, nutritivo e ideal para o dia-dia.


Leite Integral Mococa


Leite Integral Mococa possui teor de gordura de 3%, é prático, nutritivo e ideal para o dia-dia.


Leite Desnatado Mococa


Leite Desnatado Mococa possui teor de gordura de 0%, ideal para quem busca uma alimentação baixa em gordura. É prático, nutritivo e ideal para o dia-dia.







Passar em peneira fina, até virar um creme. Sirva bem geladinho, coloquei em bandejas de


 gelo, para fazer abafabanca,em saquinhos de geladinho, e na jarra, ainda deu para colocar 


num potinho para fazer sorvete,rende pra caramba, é uma receita típica do Nordeste,que é 


abundante em umbus.


Coloquei nas taças de Champagne que ganhei ,e adorei :Sonhos e Sucesso ,é o que desejo a


 todos os amigos que curtem o blog Mundo do Sabor.Um brinde,em grande estilo com 


umbuzada!








domingo, 8 de janeiro de 2012

Torta Especial da Mamãe









Esta torta fiz com a massa espetacular do Bolo Encanto, receita da culinarista Kátia Pellegrini que me foi passada pelo amigo Jean Leal,moderador da minha comunidade Receita para Festas Infantis do orkut, estra massa é fantástica ,fica deliciosa e como o Jean mesmo disse, apesar de usar margarina ou mateiga, pode ficar no refrigerador que mantém a textura.Fiz par ao aniversário de mainha , ela simplesmente adorou,parabéns e vida looooongaaa para minha querida mãezinha! Foi uma torta para ser relembrada, fiquei muito feliz, quando as pessoas ,pediam para levar para casa,um pedacinho, afinal bolo é para ser compartilhado mesmo!


Bolo Encanto 
( Culinárista: Kátia Pelegrini)

Massa :

500g de margarina ou mantiega Mococa
3 copos tipo requeijão de açúcar refinado
6 ovos inteiros
4 copos tipo requeijão de farinha de trigo
1 copo tipo requeijão de chocolate em pó
1 copo tipo requeijão de achocolatado
1 colher de sopa de fermento
400 ml de leite integral Mococa

Bata a margarina com o açúcar até ficar cremoso. Adicione os ovos um a um e bata por mais ou menos 5 mim após a adição do último ovo. Co uma colher vá misturando a farinha (que deve está peineirada juntamente com os chocolates em pó) alternando com o leite. Por último adicione o fermento.
Rende duas assadeiras 30 cm ou uma de 35 cm. redondas. Retangulares duas assadeiras n° 02 (32cmx25cm)

Fiz duas receitas pois usei duas formas de 35 cm.




Usei um recheio delicioso também da Kátia Pelegrinni :

Recheio Brigadeiro de Morango 


2 latas de leite condensado  Mococa

1 cx de creme de leite  Mococa

3 colheres de sopa de farinha de trigo 

2 colheres de sopa de manteiga  Mococa

1 cx gelatina sabor morango 

2 colheres de sopa de aroma de morango 

Leve ao fogo os ingredientes, exceto o aroma, até o ponto de brigadeiro mole,acrescente o 


aroma e aguarde esfriar.

Obs: pode usar o sabor que desejar 

As Borboletas fiz com 1/2 kg de chocolate meio amargo da Garoto,é só fazer a temperagem e encher as forminhas em formato de borboleta


.Para a grade cortei papel manteiga na altura e largura da circunferência do bolo, e fiz vários arabescos ,leve para o refrigerador ,



etire e apliquei ao redor do bolo, decorei ainda com cerejas .