Faça sua encomenda!

Seja Bem-Vindo(a) ao Mundo do Sabor -
Aqui você encontra deliciosas receitas práticas ,
com gostinho de comida caseira
feitas com muito amor e carinho.
Além de tudo um pouco de prosa
falando do que amo,
do que sinto com muita simplicidade.



Telefone para encomendas : 8770- 9961(Oi)


Se Deus é por mim ,quem será contra mim?Jesus nos protege sempre.

Quer seguir meu blog, ver novas postagens atualizadas?Então siga !!

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Empanada de soja com recheio de frango e tofu






Aproveitei os resíduos dos grãos de soja e fiz esta empanada,como é chamada aqui na Bahia, em outrs regiões é torta salgada,ficou uma massa muito macia e saborosa.

Empanada de massa de soja e recheio de frango

Ingredientes :

1 copo de leite

1 xícara de polpa de soja

3 ovos
1 xícara de óleo de canola
1 xícara de farinha de trigo
sal a gosto
1 peito de frango desfiado e refogado com tomate,cebola,salsinha
1/2 xícara de tofu

Modo de fazer:

Bata todos os ingredientes no liquidificador,menos o peito de frango desfiadoe o tofu.Unte e enfarinhe uma forma de 22 cm, coloque metade do creme, espalhe o recheio de frango e o tofu por cima, e coloque o restante do creme.Leve ao forno a 200 graus, por 30 minutos, ou de acordo com seu forno.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

TOFU (queijo de soja)


Estou fazendo muitas receitas lights e saudáveis, e nesta nova fase resolví fazer uma receita que há muito tempoe stá no meu caderninho antigo, o tofu, é um queijinho á base de soja, em japonês: 豆腐, tōfu é um alimento produzido a partir da soja. Tem uma textura firme parecida com a do queijo, sabor delicado, cor branca cremosa e apresenta-se sob a forma de um cubo branco. É originário da China mas muito comum também na alimentação japonesa e coreana. O processo de fabricação a partir do leite de soja é muito similar ao doqueijo fabricado a partir de leite, tendo também a mesma consistência. É por isso também conhecido por queijo de soja. Tem um sabor suave, e por isso é geralmente usado em receitas relativamente simples. Na culinária asiática o tofu é usado em todo o tipo de receitas, tanto doces como salgadas. Pode ser comido cru, frito, cozido em sopas ou em molhos, cozido a vapor, recheado com diferentes ingredientes, ou fermentado como pickles etc. Nutricionalmente tem um conteúdo proteico muito rico e por isso é usado no Ocidente como substituto da carne por vegetarianos.
É o único dos alimentos de alto valor protéico que, simultaneamente, tem um valor calórico baixo, uma percentagem de gorduras saturadas escassa e total isenção de colesterol. O seu consumo pode ser de vital importância para garantir a boa saúde e longevidade.
O Tofú é uma excelente fonte de cálcio, um mineral essencial para a construção e manutenção dos ossos e dentes. É também rico em outros minerais, como o ferro, o fósforo e o sódio e, ainda, em vitaminas do complexo B e vitamina E.
 Depois de ler todas estas informações preciosas sobre o Tofu, você ainda está esperando o que para fazê-lo??
Utilizei como coagulante o limão, o que dá ao tofu um sabor cítrico delicioso, se você não gostar ,vá em casa de produtos naturias e adquira o nigari, que é  um composto de cloreto de magnésio, usado para coagular leite de soja e fazer tofu.

Tofu - queijo de soja

Ingredientes:

1 xícara de feijão de soja
1 e 1/2 xícaras de água aproximadamente
suco de 2 limões

Modo de fazer:

  • .Lave bem o feijão.Deixe de molho de um dia apra o outro .Escorra.
  • Utilize 1/2 xícara de feijão de 1 xícara de água e bata no liquidificador por 2 a 3 minutos.Passe por peneira fina.REserve o liquído e a polpa.Quando todo o feijão for batido.coloque a polpa no liquidficador com água suficiente para que quase cubra a polpa cerca de 1 1/2 xícara..Bata por 2 minutos.Coe por um pano forrando uma peneira,e esprema bem.Misture o liquído extraído ao reservado anteriormente,Está pronto o leite de soja, que se transformará em tofu.
  • Leve ao fogo e deixe ferver bem por 15 minutos,mexendo sempre para que não derrame.Apague o fogo e junte o suco de limão,misturando bem.O leite vai talhar e aparecerão os pedaços de tofu.
  • Coloque um pano sobre a peneira.Despeje o creme de soja formado depois da coagulação do leite,por cima.
  • Deixe escorrer por 30 minutos.
  • Coloque numa forminha de uns 9 cm de diâmetro para o tofu ficar moldado ,aperte bem e desenforme.Dá 200 g de tofu.

Fiz um passo a passopara vocês,leitores queridos, não ia deixar vocês na mão,né?

  1. Lave bem o feijão e deixe de molho de um dia para o outro:



 Vai ficar assim:



2. Pegue 1/2 xícara do feijão e 1 xícara de água e bata no liquidificador por 2 a 3 minutos.Quando todo feijão tiver sido batido,coloque a polpa no liquidiicador,com água suficiente para que quase a cubra,cerca de 1 1/2 xícara.Bata por mais 2 minutos.


3. Coe com  um pano forrando uma peneira:





4. Esprema bem:


 Você terá o leite de soja:

E a polpa ,que você guardará para outros fins, fiz uma empanada com esta polpa ,que ficou dos deuses...mas isto é história para outra postagem!



5. Agora pegue o leite de soja, feito por você e leve ao fogo,deixando em fogo alto até ferver,sempre mexendo para que não grude no fundo da panela,depois de fervido, quando o leite subir  jogue um pouco de água para baixar e não transbordar, deixe no fogo por 15 minutos em fogo baixo:



6. O fogo e junte o suco de limão,misturando bem,até coagular o leite de soja :


Observe que automaticamente ele talha:

7. Coloque um pano sobre uma peneira e despeje o creme de leite de soja por cima:



8. Deixe escorrer por 30 minutos ,esprema com o pano, e coloque num recipiente de 9 cm de diâmetro para moldar o tofue aperte,depois desenforme.





terça-feira, 22 de maio de 2012

Blogagem coletiva - Receita de amiga - Moranguinho




Recebí um  convite muito fofo  da Larissa do blog  Larissa todo dia,para participar de uma blogagem coletiva,simplesmente amei o tema ,que é receita de amiga.Agradeço á Larissa pelo convite ,aproveitei para conhecer o seu blog que virou logo um dos meus favoritos.
Ter amizades é tão bom quanto cozinhar, melhor ainda são receitas trocadas, que depois de muito tempo, fazemos e lembramos da pessoa.
Para esta blogagem escolhí uma receita ,tão doce e mimosa, que lembramos logo da infância e o  capricho para fazer este docinho, que é enfeitado com uma sépala (folhinha menor de uma flor ou fruto que o sustenta)  que pode ser comprada em casas de artigos  para festa.
É um docinho bem elaborado feito de coco,e depois banhado na gelatina,aprendí ainda adolescente com uma amiga mais velha, a Nai , que me ensinou fazendo o doce, que nunca mais larguei.Faz parte hoje em dia das festinhas das minhas filhas,e a filha da minha amiga já mocinha também me ajuda na confecção dos docinhos.... enfeitando a mesa,e os corações, pois fica tão lindo ,é um carinho a mais na mesa de aniversário.

Moranguinho

Rendimento : 40 docinhos


  • 1 lata de leite condensado
  • 100 g de coco ralado
  • 2 colheres de sopa de margarina sem sal
  • 2 envelopes de gelatina vermelha sem sabor(24 g)
  • 2   pacotinhos de açúcar cristal vermelho
  • 40 sépalas
  • 40 cravos da índia
  •  forminhas para doces 
Modo de fazer
.Leve ao fogo o leite condensado, a maragarina e o coco ralado, mexa bem até que solte do fundo da panela.Unte um prato ,despeje o conteúdo e deixe esfriar.Enquanto isto,junte à gelatina dez colheres (sopa) de água e leve-as  ao fogo, em banho-maria, para derreter. 
Pegue a massa de coco e modele no formato de morangos.Espete um palito de dentes e banhe os morangos na gelatina. Depois de secos passe pelo açúcar cristal. Retire o palito de dentes e decore com uma sépala presa com um cravo-da-india. Coloque nas forminhas e sirva.

domingo, 20 de maio de 2012

Churros




Comprei um aparelhinho  para fazer churros muito legal, na Revista da Avon, ele é super charmoso versão patricinha todo cor-der-rosa ,minha cor prreferida.Afinal aqui em casa o Clube da Luluzinha impera, são 3 meninas e 1 homem.rsrs
Foi uma farra muito legal, fazer estes churros,separei os ingredientes e minhas duas princesas,ajudaram a colcoar na panela, na hora de cozinhar é claro só ficaram de expectadoras.Massa pronta, começou o início da produção, renderam 20 churros de tamanhos diferentes.Recheei com brigadeiro mole para sair do lugar comum, mas doce de leite também fica muito gostoso, e os próximos farei com um brigadeiro de morango.

CHURROS
Ingredientes da massa:

02 xícaras de leite
01 pitada de sal
02 colheres de sopa bem cheias de margarina ou manteiga
2  xícaras de farinha de trigo

Ingredientes do rehceio
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de margarina sem sal
3 colheres de sopa de chocolate em pó.



Modo de fazer :

Coloque tudo numa panela,leve ao fogo e deixer ferver, quando isto acontecer,apague o fogo e acrescente a farinha de trigo e mexa até formar uma bola e desgrudar da panela.Deixe amornar ,pegue a massa faça o formato de um cilindro e coloque no tubo,empurre a massa até formar os churros.Reserve, leve óleo ao fogo até ficar bem quente e frite 3 churros por vez, retire com a escumadeira e passe no açucar e canela.

Modo de fazer o recheio:

coloque todos os ingredientes numa panela,leve ao fogo e mexa até ficar num ponto cremoso.Espere esfriar, coloque no tubo com bico injetor e recheie os churros.

Confira o PAP da nossa "fábrica de churros":

oloque tudo numa panela,leve ao fogo e deixer ferver, quando isto acontecer,apague o fogo e acrescente a farinha de trigo e mexa até formar uma bola e desgrudar da panela.Deixe amornar ,pegue a massa faça o formato de um cilindro ,coloque tudo numa panela,leve ao fogo e deixer ferver, quando isto acontecer,apague o fogo e acrescente a farinha de trigo e mexa até formar uma bola e desgrudar da panela.Deixe amornar ,pegue a massa faça o formato de um cilindro

 
Fiz um resumo do início,mas os próximos episódios são tão itnressantes que resolví deixar no formato original, confiram:

Reserve os churros já prontos, olhem como ficam bonitinhos.....  



 
Agora ,frite de 3 em 3, para que o óleo não esfrie e os churros fiquem sequinhos,eles devem ficar douradinhos assim:


Retire da panela com uma espumadeira , eles devem ficar douradinhos sequinhos e crocantes, dê só uma olhadinha:

Para finalmente serem rolados numa misturinha deliciosa de açucar com canela e recheados com o brigadeiro mole (reaparem no dedinho marcado no prato)rsrsr, tenho formiguinhas em casa que amam este docinho.O  aparelho já vem com um bico injetor para este propósito:


Agora é só correr para o abraço, pois os churros já estarão prontos para serem devorados:


Para quem quiser ver como é o aparelho de churros ,fica a dica:





sexta-feira, 18 de maio de 2012

Pop Cakes



No niver da minha Alicinha, fiz os famosos bolinhos no palito ou popcakes, consiste em bolo esmigalhado, misturado a qualquer creme de consistência cremosa, pode ser brigadeiro,doce de leite, o original americano é misturado ao creme de  leite,eu particularmente não gosto pois azeda com facilidade e diminui a validade.Os pop cakes da minha menina foram feitos com bolo de chocolate e doce de  leite,e banhados com chocolate Melken, ele é perfeito pois é chocolate ao leite misturado ao meio amargo, nem muito doce,nem muito amargo,e agrada ao paladar infantil.

Pop Cakes

Ingredientes:

1 bolo de chocolate simples (usei o Vilma)
1 pote de doce de leite Mococa
300 gr. de chocolate meio amargo derretido Harald Blend
Granulado trevinho da sorte
palitos de pirulito

MODO DE PREPARO:

Desfaça o bolo com os dedos, formando uma farofinha granulada. Acrescente pouco a pouco o doce de leite, para fazer uma mistura homogênea sem estar muito úmida. . E misture bem.
Faça bolinhas com a massa e deixe no freezer por 40 minutos.
Banhe a ponta de cada palito no chocolate derretido e espete em uma bolinha de bolo. Banhe a bolinha no chocolate, retire o excesso, salpique granulado e deixe secar espetado em uma base de isopor. Dicas: Procure usar um bolo um pouco menos doce ou então diminua o açúcar na hora do preparo da receita escolhida.
Se preferir, utilize metade do chocolate amargo e metade ao leite, ou utilize o Harald Melken.


Prepare a mistura para bolo,como indicado na embalagem:




Desfaça o bolo com as mãos, formando uma farofinha granulada, e acrescente o doce de leite.





Misture muito bem até se formar uma mistura homogênea,não muito úmida:


Faça bolinhas com a massa e deixe no freezer por 40 minutos:






Banhe um palito plástico de pirulito no chocolate previamente derretido,usei o Melcken da Harald, que não precisa de choque térmico,após introduza na bolinha de bolo,e coloque no freezer,retire quando o chocolate estiver sólido:













Quando fizer isto em todos os pirulitos, derreta o chocolate Harald Melken,e banhe os pirulitos um a um:


Passe os pop cakes  nos confeitos usei os de trevinho da sorte, e espete num isopor,utilizei uma piruliteira antiga.hehehehe


Ficam deliciosos, você pode banhar em chocolate branco, ou tingido com corante para chocolate,e utilizar outros tipos de confeitos.




terça-feira, 8 de maio de 2012

Rabo de Tatu

 

Aqui em Salvador, tem um salgadinho muito gostoso, crocante, que é feito de massa de pastel enrolada em canudinhos de metal e depois fritos .Em outros locais do país é chamado de canudinho.Fiz para o niver de Alcinha ,minha pequena fez 9 anos, e ama este salgadinho tão popular aqui em Salvador.REcheei com frango com ervilha.

Rabo de Tatu

1 xícara de de água morna
1 colher de chá de de sal
1 colher de sopa de cachaça
1 colher de sopa de de gordura vegetal(fica mais crocante)
1 colher de sopa de de manteiga
2 gemas
4 xícaras de farinha de trigo
óleo para fritar

Modo de azer:

Coloque todos os ingredientes numa vasilha menos a farinha,e mexa tudo muito bem,aos poucos vá colocando a farinha e sove até ficar bem lisinha.
Embrulheem filme plástico e deixe descansar por 20 minutos,depois abra com um rolo deixe ou passe por um cilindro e corte em tiras.
Enrole a tira no canudinho de metal de cima para baixo ,deixe uma borda em cima para facilitar a retirada.
Deixe o óleo esquentar bem e frite os canudinhos até ficarem dourados ,retire e coloque em papel toalha para retirar o excesso de óleo.
Deixe esfriar retire o canudinho de metal ,depois é so rechear.A massa é bem crocante.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Pãozinho de Quinoa e castanhas do pará




Em outra postagem do blog , a do Cuzcuz de Quinua, escrevi sobre as propriedades nutricionais deste grãozinho poderoso e rei absoluto na preferência dos nutricionistas de todo o país: a Quinua ou quinoa, pode ser grafado nas duas formas que estão corretas.Pois bem, estou fazendo sempre novas receitas com o grãozinho,para não ficar no lugar-comum, sempre azendo salada,ou misturando á refeição.Fiz um pãozinho muito nutritivo e segundo o meu marido: - O pão mais delicioso que ele já comeu na vida!E não é exagero não, além de nutritivo e cheio de propriedades preventivas, a quinoa é um ingrediente que coloca muito sabor ás receitas com ela preparadas,Agora vou dar para vocês a receita do meu pãozinho de quinoa:

Pãozinho de quinua e castanha do pará

1 xícara de chá de quinua em grão
2 xícaras de água morna
1 sachê de fermento biológico seco
3 colheres de sopa de mel
2 colheres de chá de sal
2 colheres de sopa de manteiga amolecida
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 e 1/2 xícara de chá de farinha de trigo integral
1/2 xícara de chá de castanha do pará triturada


Preparo:

No liquidiicador, bater a quinua com a água,o fermento, o mel,o sal e a manteiga.Despeje numa tigela e misture com o restante dos ingredientes,até desgrudar das mãos.Sove numa superfície enfarinhada por 10 minutos.Cubra e deixe descansar por 1 hora.Modele os pãezinhos,transfira para uma forma untada com óleo,pincele a gema e reserve por mais 30 minutos.Leve ao forno médio pré-aquecido,por 15 minutos ou até dourar.
 
Vale a pena fazer!