Faça sua encomenda!

Seja Bem-Vindo(a) ao Mundo do Sabor -
Aqui você encontra deliciosas receitas práticas ,
com gostinho de comida caseira
feitas com muito amor e carinho.
Além de tudo um pouco de prosa
falando do que amo,
do que sinto com muita simplicidade.



Telefone para encomendas : 8521-2289 (Oi)


Se Deus é por mim ,quem será contra mim?Jesus nos protege sempre.

Quer seguir meu blog, ver novas postagens atualizadas?Então siga !!

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Chutney de manga ,maçã e especiarias





Trouxe muitaaas mangas do sítio, e de várias espécies: haden,espada e rosa.Além de se lambuzar chupando manga ,estou fazendo muito suco.Como esta frutinha amarela,carnuda e saborosa  é muito versátil,fiz chutney,que ficou dos deuses.









Chutney é uma espécie de compota salgada, agridoce ou picante, originário da Índia. Você pode servi-lo acompanhando vários tipos de grelhados e assados..O chutney é uma conserva condimentada, feita com frutas ou legumes, vinagre, açúcar e especiarias, que são cozidos levemente até tomar o ponto de geléia mole. Excelente para dar mais sabor para aves e carnes assadas. Guarde esta conserva sempre em vidros esterilizados, com tampa revestida de plástico e total vedação. 
Uma lenda indiana conta que a primeira mangueira nasceu das cinzas de uma princesa, que foi queimada por uma feiticeira. O imperador se apaixonou pelas flores dessa mangueira e consequentemente por seus frutos.Quando a manga amadureceu e caiu no chão, a linda princesa emergiu de dentro da fruta. Por isso, a manga é considerada o símbolo do amor na Índia. E o chutney de manga um dos principais símbolos da culinária indiana.

Fonte: http://vilamulher.terra.com.br/chutney-a-conserva-indiana-4-1-75-258.html


Chutney de Manga

Ingredientes:
1 manga cortada em cubos
1 maça cortada emcubos
1 cebola cortadaem cubos
1 colher de noz moscada ralada ( chá) 4 cravos da índia
1 canela em pau
1 colher de sopa de curry
1colher de sobremesa de louro em pó
1 colher de coentro em grão (chá)
1 xícara e meia de açucar Demerara
1 xícara de vinagre de maça
1/2 pimenta dedo de moça cortada miudinha 
1 colher de sopa manteiga
1 pitadinha de sal

Modo de fazer:

Refogue na manteiga a cebola, o coentro em grãos, a noz moscada,   e o curry.

Acrescente a manga, a maçã e a canela em pau.
Coloque o  o vinagre de maçã misturado ao açucar Demerara e deixe reduzir e encorpar.
Acrescente o louroem pó  e a pimenta.
O ponto correto é o de geléia.
Fiz um passo a passo para que você possa fazer o seu chutney sem erro:
Primeiro separe os ingredientes a serem usados :
Corte a manga e a maçã em cubinhos:
Separe o curry,o louro em pó,os cravos da índia,a canela em pau ,o coentro em grãos e a noz moscada ralada:


 Corte a cebola em cubinhos:


 a pimenta dedo-de-moça,plantei em casa, você pode fazer o mesmo, olha como a minha está linda?





Enquanto isto,coloque vidros de geléias vazios e lavados para  ferver junto com as tampas,durante 10 minutos ,depois coloque para secar sobre umpano de prato limpo.


 Refogue na manteiga a cebola, o coentro em grãos, a noz moscada,   e o curry.



Acrescente a manga, a maçã e a canela em pau.
Coloque o  o vinagre de maçã misturado ao açucar Demerara e deixe reduzir e encorpar.
 Fica exatamente assim,levou uns 25/30 minutos até dar o ponto exato:


 Servi ,como acompanhamento para frango grelhado,fica sensacional :


Está esperando o que para fazer?? Bora ser feliz!



domingo, 20 de janeiro de 2013

Férias em São José das Itapororocas (Maria Quitéria) Feira de Santana



Hoje não vou falar de culinária,estamos  de férias, ô coisa gostosa, e principalmente quando estamos no campo, natureza para todos os lados, frutas tiradas do pé,ar puro, ovos de quintal, galinhas sem hormônios, leite fresquinho tirado da vaca.
Fomos para São José das Itapororocas, hoje também chamado de Maria Quitéria ,distrito de 10 mil habitantes localizado na cidade de Feira de Santana.Renomearam o Dsitrito em  homenagem à grande mártir da Independência da Bahia, que minha tia jurava de pé junto que era nossa parente, o sobrenome bate direitinho e ela nasceu na mesma cidade que meu pai, e meus tios e tias.
Voltando a conversa inicial, a ida ao sítio me fez lembrar da minha infância, quando painho pegava o carro,um aerowiilys azul e nos levava a mim,minha irmã e mainha,para passarmos semanas no sítio.Eu era chamada de moleque macho, pois vivia correndo atrás das galinhas, e seus pintinhos, subia em árvore,e corria em disparada nos pomares e pulava os cercados com maestria.
Fiquei vendo  minhas filhas brincarem com muitas das minhas características, fazendo exatamente a mesma coisa, e me deu muita alegria.
Ficamos eu e meu marido observando as duas em suas algazarras infantis, a alegria transparecendo no olhar, que bom que elas são felizes com as coisas simples da vida, sem complicar.


Davamos longos passeios, pela estrada que leva ao adro, como falam por lá...adro da igreja de São José, Santo padroeiro da cidade, que segundo é contado  ,quando se reza com fé e recorre a ele, os moradores me garantiram que chove mesmo.Acho que São José andou ouvindo suas  preces, pois faziam 6 meses , que não chovia de verdade, só algumas nuvens passageiras,e quando chegamos,depois de um dia de sol escaldante desabou um toró, digno de filme holywoodiano,com direito a raios ,trovões e relâmpagos .Aqui estão as fotos que não me deixam mentir, minha filha mais velha ficou com medo ,pois fomos a um  sítio vizinho e quando voltavamos, o céu clareavam a cada 10 segundos, e os raios riscavam o céu.Eu permanecí serena (por fora)kkkkk, para passar segurança para ela.





 Nas minhas andanças na estrada para a vila de São José,registrei em meio á plantação queimada de sol, os pés de mandacarus, vivos e verdes, colorindo a paisagem do sertão,e trazendo esperança que tão logo se concretizou.Lembrei-me rapidamente da canção do grande mestre Luiz Gonzaga, o xote das meninas:

"Mandacaru
Quando fulora na seca
É o sinal que a chuva chega
No sertão..."


 
E Gonzagão ,o grande rei do Baião estava certo,o céu escureceu,São José atendeu,e a chuva caiu soberana,encharcando a terra seca e trazendo vida,e esperança ás plantações da princesinha do sertão.





Como Deus é maravilhoso e nos dá tantas bençãos todos os dias, devemos sempre agradecer, obrigado Senhor por tantas coisas belas que tu criastes para teus filhos.Aproveitei para fotografar ,a natureza pulsante e espetacular que estava ao redor.

Onde está a borboletinha, camuflada na plantinha?



Vou ajudar os leitores, captando a butterfly com minhas lentes amadoras de mais pertinho ,(passei 40 minutos no sol quente), esperando a oportunidade, para tirar esta foto, elas vinham em 3, saltitantes, amarelinhas e não paravam  pousando de flor em flor, depois de todo o tempo que fiquei de botuca, á espera de uma oportunidade, as outras voaram e uma delas permaneceu paradinha na flor, até eu fotografar, primeiro de longe, porque fiquei com medo de chegar mais perto e ela voar,e pasmem , depois  tirei de bem pertinho ,como um troféu  merecido depois de uma longa espera.

Esta outra era mais tranquila,ficava alguns segundos numa só flor, sugando o seu néctar e depois, ia para outra .... foi rápido para eu tirar uma foto  dela, única e soberana garantindo o seu alimento e enfeitando aquelas paragens com sua delicada presença.


 Estavamos com sorte, olhei para a minha primogênita e notei um pequeno inseto (que amo) vermelhinha com seus poás pretos, enfeitando a gola da sua camisa, percebí então que tratava-se de uma joaninha, dizem que quando uma joaninha pousa sobre uma pessoa, lhe traz muita sorte!
Quando preparei a máquina, eis que de sopetão ela deu um rasante e foi parar na palma da minha mão,passei rapidamente a máquina para minha filha, e ela registrou o momento antes dela voar para a camiseta da minha caçulinha e depois ir pousar sobre uma plantinha verde-limão.




Como a natureza nos encanta e nos ensina, devemos fazer a nossa parte e preservar esta grande casa, a qual habitamos,e que mais do  que nunca precisa do nosso carinho e do nosso apoio.
Salvador tem mais de 3 milhões de habitantes, e há muito não vejo joaninhas, borboletas e pássaros a cantar,Deus queira que este tal de progresso, esqueça este lindo recanto perdido na geografia do sertão: São José das Itapororocas,poupando-o de seu gracejo,do seu beijo envolvente  que muitas vezes leva á um desenvolvimento traçoeiro,pobre de encantos como estes.
São José foi o berço do meu saudoso pai, Francisco,que era chamado pelos amigos aqui de Salvador de "Feira",em alusão á sua terra natal onde ele brincou, correu , sorriu, foi muito ,muito feliz; bem no coração da princesinha do sertão,Feira de Santana como ele com orgulho falava....de onde saiu um dia para morar em Salvador ,encontrar mainha,que vinha de Amargosa,e formar a nossa querida família.


Viva a natureza! Viva a vida!

domingo, 6 de janeiro de 2013

Blintzes







Ganhei este livrinho  The Wonder Bread Cookbook faz alguns anos, veio dos USA, guardei numa gaveta e confesso que o esquecí, arrumando os livros no final de ano, o achei....puxa vida quantas receitas legais.Pus o meu inglês á prova traduzindo as receitas,e adorei tinha expressões que já havia esquecido e foi bom relembrar.A criançada de férias, e haja criatividade para fazer lanchinhos diferentes, sempre tenho pão integral Dulce Natura na despensa.Além de ter um produto de qualidade para a família, cada vez que compramos produtos Dulce Natura estamos ajudando as Obras Sociais Irmã Dulce.No Natal a minha caçulinha me lembrou bem disto,me pedindo para comprar o panetone da Irmã Dulce.
Instalado no Centro Educacional Santo Antônio (CESA), em Simões Filho, o Centro de Panificação tem uma função estratégica para as Obras Sociais Irmã Dulce que, através do panetone e de toda a linha Dulce Natura, busca a auto-sustentação da unidade. O CESA atende a 800 crianças e jovens, oferecendo ensino fundamental e profissionalizante. O trabalho realizado pela unidade inclui atividades nas áreas de arte-educação, inclusão digital, práticas esportivas, assistência odontológica e alimentação. O atendimento, realizado de forma gratuita, se estende às famílias dos alunos, através de ações de promoção à saúde e assistência social.
O mix da panificação Dulce Natura é bastante diversificado: tem pão integral comum, pão integral com passas e açúcar mascavo, pão de milho com erva doce, pão hot-dog, pão hambúrguer, pão de forma, pão árabe, francês, de milho e de leite. O pão hot-dog, bisnaguinha, o mini hambúrguer, pão de côco, broa de milho, pão de queijo e bolos também são fabricados, quando há solicitação dos clientes.
No the wonder bread cookbook  ,o pão usado foi o branco,mas confesso  que o integral fica mais gostoso e nutritivo.Tem excelentes receitas e aguardem que traduzirei e farei outras.
Modifiquei também o recheio, pedia cream cheese ,coloquei ricota e não bati no liquidificador, apenas misturei á gema e açucar,ficou uma delícia.
Aqui em Salvador - Bahia está um calor daqueles, e estes lanchinhos leves ,são bem propícios para a estação,o verão.
Todos foram unânimes em dizer que amaram os Blintzes,que traduzindo quer dizer panquecas...panquecas de pão.Servi com maçã assada cortada em rodelas e creme de ricota.ô coisa boa ,viu?
Tirei fotos e fiz um passo a passo para facilitar a vida dos meus leitores.....no livro não tinha.Olhe como gosto de vocês!

Dulce Blintzes

Ingredientes:

1 pacote de pão integral Dulce Natura
300 gr. de ricota
2 gemas de ovo
1 1/2 copo de açucar
3 colheres de chá de canela
1/2 copo de manteiga derretida

Modo de Fazer :

Cortes  a casca dos pães,e passe um rolo de massas por cima até ficar fininho.Esmigalhe a ricota ,e misture com uma espátula ás gemas e á 1/2 copo de açucar.
Pegue o pão fininho e passe manteiga na parte inferior dele.Reserve.Num prato misture 1 copo de açucar com a canela.Pegue o pão com manteiga e passe em cima da mistura de açucar e canela.Agora pegue o recheio de ricota ,e espalhe por cima do pão.Enrole o pão .Faça isto com todas as fatias.


Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 15 minutos e sirva com creme de ricota e maçã assada,ou a fruta que você desejar.




quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Mousse de maracujá








Ai gente, uma sobremesa que amooo de paixão é mousse d emaracujá, tão facinho de fazer,ninguém precisa ter talentos culinários ,e o resultado é nota 10.Fiz várias para festa,férias,verão combinam muito com esta sobremesa deliciosa.
Sem muitas palavras, afinal é férias, verão e calorão e vou passear  ,para sentir a brisa refrescar todo este calorão:

Mousse de maracujá.


Ingredientes para a mousse :



  • 1 lata de leite condensado Mococa
  • A mesma medida de suco integral  de maracujá
  • 1 clata creme de leite  Mococa sem soro
  • 1 envelope de  gelatina incolor  sem sabor (12 g)
 Ingredientes para a calda :

1 maracujá grande
5 colheres de sopa de açucar


Modo de fazer a mousse:
  • Hidrate a gelatina em pó sem sabor, com 5 colheres de sopa de água, e leve ao fogo baixo,até derreter.
  • Coloque a gelatina derretida   no liquidificador junte o resto dos ingredientes e bata por cerca de 2 minutos.
  • Coloque numa forma e leve a geladeira até que fique bem consistente.
Modo de fazer a calda : 

Misture a polpa do maracujá ás colheres de açucar e leve ao fogo, até formar uma calda rala.Deixe esfriar e decore a mousse de maracujá com a calda.


quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Salmão ao molho de maracujá

 
 O Salmão é um peixe de águas frias que funciona como protetor do coração, pois é rico em ácidos graxos ômega-3, que evitam a formação das placas que obstruem as artérias, reduzem o colesterol e combatem os triglicerídeos. A cor alaranjada do salmão deve-se a um pigmento chamado astaxantina. O salmão é basicamente um peixe branco. O pigmento laranja é feito através das algas e dos organismos unicelulares, que são ingeridos pelos camarões do mar; o pigmento é armazenado no músculo do camarão ou na casca. Quando os camarões são comidos pelo salmão, estes também acumulam o pigmento nos seus tecidos adiposos. Como a dieta do salmão é muito variada, ele pode apresentar uma enorme variedade de cores, desde branco ou um cor-de-rosa suave a um vermelho vivo. O betacaroteno, pigmento laranja encontrado em diversos alimentos, está presente na ração que os peixes de cativeiro se alimentam.
De acordo com diversos estudos científicos, comer salmão de duas a três vezes por semana garante benefícios para a saúde de crianças, adultos e idosos. Pode ser consumido: assado, grelhado e também em forma de sashimi.

O salmão é rico em proteínas de alto valor nutritivo, superior ao de carnes vermelhas (como as de boi e porco). Além disso, as proteínas dos peixes são de alta digestibilidade, favorecendo o processo de digestão.

O ômega-3 está presente em maior quantidade nos peixes de águas salgadas e frias, como atum, arenque, bacalhau, sardinha e salmão. Os de águas doces também apresentam ômega-3, mas em quantidade muito inferior quando comparados aos primeiros.
Por ser um peixe saudável ,que faz bem ao coração, está inserido definitivamente no nosso cardápio,além do que ´é delicioso, carne macia e temos várias opções para prepará-lo, aguardem o meu salmão ao molho de laranja e mel,que também ficou sensacional.Um 2013 com mais saúde!
Salmão ao molho de maracujá

500 gr de salmão
1 cebola grande fatiada
suco de limão
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Suco de 2 maracujás
Sementes do maracujá para decorar
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de manteiga sem sal gelada

Preparo:
Tempere o salmão com o suco de limão,o sal e a pimenta do reino, e deixe marinando por 1 hora.
Numa forma forrada com papel alumínio, coloque metade das cebolas fatiadas, o salmão temperado, a outra metade das cebolas fatiadas por cima do salmão, metade do suco de maracujá e o azeite.
Feche o alumínio como um envelope e leve para assar em forno preaquecido 200º C, por 15 minutos. Depois abra o envelope, retire parte das cebolas e do caldo que se formou coloque numa panela e reserve.Leve o salmão descoberto ao forno por mais 15 minutos.
Enquanto isso prepare o molho levando a panelinha ao fogo com o caldo reservado, as cebolas e o restante do molho de maracujá. Reduza pela metade, processe o molho ,reservando algumas e volte ao fogo que a espuma desapareça.. Finalize com a manteiga , retirando do fogo e mexendo vigorosamente.
Divida o salmão ao meio, sirva com o molho de maracujá,salada de tomate verde e vermelho,e arroz branco,e seja feliz com poucas calorias, ômega 3!

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Pavê Delícia de Ano Novo




Ano Novo, que felicidade!Mais um Ano se passou, e o que desejo é que este seja melhor, cheio de saúde, ,paz e prosperidade, esta é a primeirona do Ano, e resolví postar hoje, dia 1 de Janeiro para que este ano seja doce e gostoso como este pavê de Ano Novo, que tem tudo que amamos:morangos,chocolate,leite condensado, um verdadeiro deleite.
Fiz como sobremesa do reveillon, todos amaram,e repetiram. O controle de qualidade de um prato,são os elogios e o número de vezes que as crianças e até mesmo os adultos provam aprovam.
Não poderia deixar de presentear os meus leitores no primeiro dia do ano, com este delicioso pavê,que coloquei passo a passo para vocês .

Antres um recadinho para você:



Pavê delícia de Ano Novo


Rendimento: 15 porções


Ingredientes

1 lata de leite condensado
2 latas de leite integral (medido na lata de leite condensado)
3 gemas
 1 colher de sopa de maizena
1 colher de sobremesa de  essência de morango (opcional)
2 caixas de creme de leite
1 pacote de biscoito champagne
1 copo de achocolatado pronto(você faz em casa)
2 tabletes de 180 g de chocolate Garoto com castanhas do Brasil(pode ser qualque chocolate de boa qualidade)
1 caixa de morangos higienizados
½ caixa de gelatina de morango





Modo de fazer


Prepare um creme colocando em uma panela: 3 gemas, a lata de leite condensado, a maizena e as duas latas de leite. Misture sempre em fogo baixo, até ferver e tomar uma consistência mais espessa. Após esfriar coloque em um refratário.
Umedeça o biscoito champagne no achocolatado e coloque a camada  de biscoito sobre o creme de leite condensado.
Derreta o chocolate em banho-maria e misture com as duas caixas de creme de leite. Coloque por cima da camada de biscoito.
Coloque os morangos devidamente higienizados  por cima do chocolate.
Por fim, faça meio pacote de gelatina de morango conforme instruções da caixinha e coloque sobre os morangos, com cuidado.
Cubra com papel filme e leve à geladeira por pelo menos 4 horas antes de servir.É melhor fazer de um dia para o outro,sabe porque? Vejam a diferença da fatia da primeira postagem que tirei ontem e destas fotos que tirei agorinha:


Só sei uma coisa : das duas formas ficou muito booom!
Faça agora mesmo e  adoce o seu Ano Novo com esta deliciosa sobremesa!