Semana Santa, aqui em Salvador - Bahia, tem que ter comida típica, como vatapá e caruru.Ainda mais que hoje estamos comemorando os 464 anos da nossa querida cidade Salvador - Bahia.
Em cada esquina de Salvador, você encontra uma baiana, com sua indumentária e colares, servindo acarajé e abará ,com complementos, como camarão seco, salada de tomate verde, vatapá e caruru.
Aqui no Pelourinho, em pleno Centro Histórico de Salvador, uma barraquinha vendendo berimbaus,instrumento utilizado para dar cadência ao jogo de capoeira,dança típica da nossa cidade.
O berimbau é um elemento fundamental na capoeira, sendo reverenciado pelos capoeiristas antes de iniciarem um jogo. Alguns o consideram um instrumento sagrado. Ele comanda a roda de capoeira, dita o ritmo e o estilo de jogo. São dados nomes às variações de toques mais conhecidas, e quando se toca repetidamente um mesmo toque, diz-se que está jogando a capoeira daquele estilo. As variações mais comuns são "Angola" e "São Bento Grande".
Elevador Lacerda, o principal meio de transporte entre a Cidade Alta, onde se encontra o centro histórico, e a Cidade Baixa, local de concentração de atividades financeiras e comerciais em Salvador.
Parabéns Salvador, 464 anos!
No dia 29 de março de 1549, Tomé de Sousa, nomeado governador-geral do Brasil, e sua comitiva aportaram nas terras soteropolitanas com a missão de fundar uma cidade fortaleza e a primeira metrópole portuguesa na América, a mandos do então rei de Portugal, D. João III. O nome dado à capital baiana, em sua fundação, foi Cidade do São Salvador da Baía de Todos os Santos.
primeira capital do Brasil. A cidade de Salvador é notável, no Brasil, pela sua gastronomia, música e arquitetura, e sua área metropolitana é a mais rica no nordeste do Brasil. A influência africana em muitos aspectos culturais da cidade torna o centro da cultura afro-brasileira. Isso reflete uma situação em que se celebram práticas culturais afro-brasileiras.
Entre as comidas típicas da nossa terra ,destacam-se o caruru,o vatapá, o acarajé e o abará.
Hoje vou ensinar para vocês o vatapá ,uma iguaria muito saborosa, herdada do tempo da escravidão,se voce nunca comeu, separe os ingredientes e bora ser feliz?
Vatapá de pão :
8 pães pequenos, de sal, amanhecidos
4 garrafinhas de leite de coco
600 g de camarões secos sem cabeça
2 xícaras de amendoim torrado sem casca
3 xícaras (chá) de castanha de caju sem casca
6 cebolas
4 colheres (sopa) de gengibre ralada
1 maço de coentro.
1 maço de coentro.
1 xícara (chá) de azeite de dendê
Sal a gosto
MODO DE PREPARO:
- Umedeça os pães com água depois escorra - os em uma peneira
- Bata no liquidificador os pães o leite de coco,as cebolas,o cheiro verde e o gengibre.Bata à parte as castanhas ,o amendoim e o camarão.
- Leve ao fogo, mexendo sempre.Acrescente aos poucos a mistura de amendoim,castanhas e amendoim.Deixe cozinhar por 20 minutos.
- Se ficar muito grosso coloque um pouco mais de leite de coco.
- Acrescente o azeite de dendê e deixe mais 10 minutos.
E estará pronto o seu vatapá de pão ,que é uma delícia e comída típica da minha cidade Salvador, que completa hoje 464 anos.!