Apresento para vocês, uma receita que faço desde a adolescência,receita esta que me foi fornecida por minha madrinha Carmem, um pastelzinho delicioso,fácil de fazer ,e que é uma combinação perfeita de queijo com goiabada.
Dei uma pesquisada parar saber desta história e o que encontrei foi:
A goiabada é um doce típico da comida caipira (sul do Brasil) e consumido em quase todo o mundo. A goiabada surgiu no Brasil quando a goiaba foi usada pelos colonos portugueses como substituto para confeccionar a marmelada. Conservar frutas em forma de doce data aos tempos dos romanos.
Como a marmelada, a goiabada é feita com consistência bastante firme, composto por goiaba água e açucar.A forma artesanal é normalmente apresentada em caixas de madeira e possui o formato de um tijolo. A forma industrializada vem em latas redondas.
Acompanhada de queijo, em especial o queijo minas, forma o "Romeu e Julieta", tradicional sobremesa brasileira. A combinação de "goiabada e queijo" deriva de influência búlgara. A receita do queijo cremoso que faz parceria com a goiaba em calda chegou às ilhas do Caribe na bagagem de imigrantes vindos da Bulgária.
Wikipédia.
- Maurício de Souza, na década de 1960, criou um anúncio para a goiabada "Cica", em que o queijo é Romeu e a goiabada, Julieta. Carecia de fontes na wikipédia, e lá fui eu novamente "caçar" algo que comprovasse na net, foi quando encontrei este Blog,e vi em meio a vários rótulos antigos, a caixinha da goiabada Cica com Mônica de Julieta e o Cebolinha de Romeu.Tcharãaam, enfim terminou a minha saga, e agora podemos comprovar que realmente foi o Maurício de Souza, que deu início a este casamento feliz do queijo com a goiabada..
Ingredientes:
250 gr. de margarina
50 g de queijo parmesão ralado
(daqueles de saquinho)
+ ou - 400 gr de farinha de trigo.
1 vasilha pequena de goiabada cortada em cubinhos
Modo de fazer:
Pegue uma vasilha coloque a margarina e o queijo parmesão,misture bem ,e acrescente aos poucos e sempre mexendo a farinha de trigo até que dê um ponto de soltar a massa do vasilhame.Fica uma massa úmida e macia.
Pegue um pouco da massa abra com um rolo em mesa enfarinhada e corte com um cortador ou a boca de um copo(sempre dá para improvisar),pegue um cubinho de goiabada (não faça os cubinhos muito altos, porque senão no forno ele esquenta e transborda pela massa)pois bem continuando, coloque o cubinho no meio e feche apertando levemente as bordas,leve para assar em forno a 180 graus pré-aquecido até dourar embaixo,por cima ele fica branquinho,e ao sair do forno ainda um pouco mole ( foram dicas que fui aprendendo fazendo sempre).
Agora espere esfriar só um pouco e passee imediatamente no açucar refinado ou cristal .Esqueci de fazer isto, hehehehe, e coloquei a foto para vocês verem que todo mundo erra,e se não colocar logo no açucar vai ter que jogar por cima como fiz,e não fica nada bonito,né?Posso garantir que gostoso ficou.
Beiijinhos doces!
Uma receita deliciosa, feito com tanto carinho e tem gostinho de infância fica melhor ainda!
ResponderExcluirTenha um ótimo fim de semana!
bjs,
Andréa..
ADOREI A IDÉIA!!!!
ResponderExcluirOi amiga!
ResponderExcluirUma maravilha esses pastéizinhos.
Amo tudo que vai goiabada!
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/
Déia,Ângela e Dani - que bom que gostaram dos pastéizinhos, tem gosto de infância mesmo,e uma delicinha.
ResponderExcluirBeiijooos
Rosiane eu amo goiabada, esse pastel deve ser bom demais! bjs
ResponderExcluirBeta - qualquer dia destes experiment fazer amiga, sei que vai gostar.
ResponderExcluirBeijinhos
Um pastel com surpresa no meio, gosto e goiabada :)
ResponderExcluirGosto de tudo que leva goiabada e esses pasteizinhos eu já copiei pra fazer para meus netos.
ResponderExcluirAbs
João
Conheço esse pastel. Já fiz e faço muito!!! É uma delícia e super fácil de fazer.
ResponderExcluirAmeixa - é um pastelzinho surpreendente!
ResponderExcluirJoão - Você é um avô que todo neto queria ter,a vida é feita destes momentos de carinhocom as pessoas que amamos!
Elizângela - Nas festinhas daqui não faltam,qualquer dia destes vamos marcar para um café da tarde com estes deliciosos pastéis, mas traga seu filho,ele é menino encantador!