A jornalista Diana de Marchi me entrevistou por telefone, porque gostou muito das minhas receitas com tangerina ao vê-las no Mundo do Sabor, fiquei muito feliz quando ela me mandou um e-mail, pois havia publicado no Jornal Espírito Santo Hoje edição 335 ,fiquei mega feliz e compartilho com vocês.
O blog estava paradinho e hoje, trago a feliz notícia, que ele estará a todo vapor de agora em diante, estava fazendo alguns cursos,muito trabalho e dei uma paradinha para reorganizar as coisas,agora chego com esta reportagem e tenho também muitas delícias para apresentar para meus leitores(as) no decorrer da semana:
Vitória, 10 de Junho de 2011
Ponkan com muito sabor
Vinte quilos R$ 8. Tem lugar que o preço é até mais barato. Naturalmente, desde abril começou a safra de tangerina (ou mixirica) ponkan, e a produção – que se estende até setembro - é muito grande. A oferta fica ainda maior nos meses de junho e julho e o consumo também. A fruta é rica em vitamina A e C e grande concentração de sais minerais (potássio cálcio, magnésio, fósforo, sódio e ferro), como destaca a nutricionista Lívia Welter Mannato.
Para quem está de dieta, a mexerica é uma ótima pedida. Também, nesses dias frios e secos, é um alimento que ajuda a evitar a gripe, além de ser um antioxidante que previne o envelhecimento. “É muito boa para a pele e também para quem está de dieta, pois o alimento contém fibras e dá uma sensação de saciedade, além de apresentar baixo valor calórico. As fibras da tangerina ajudam no funcionamento do intestino, sendo excelente para quem apresenta prisão de ventre”, explicou Mannato.
A grande oferta faz com o que preço da tangerina seja baixo na Ceasa, como informou o produtor de Venda Nova do Imigrante, José Ademar Perim. “A média de um pé adulto é de três a cinco caixas”, explica.
A qualidade da tangerina varia também conforme o modo de plantio, assim como o início da colheita. No Espírito Santo, aproximadamente 17 municípios estão envolvidos nessa cultura, que fazem da atividade um complemento na renda familiar.
É na região serrana que se encontram os dois maiores produtores de tangerina ponkan do Estado. Domingo Martins e Santa Leopoldina, são responsáveis por grande parte da produção total da fruta. “São produzidas pelos municípios, aproximadamente 14.401 toneladas envolvidas no plantio da fruta, totalizando 530 propriedades”, afirmou o coordenador do pólo de tangerina do Incaper, Sebastião Antônio Gomes.
Tangerina na culinária
“Rancar” do pé, e debaixo dos próprios galhos degustar uma mexirica, é sensacional. Mas com a fruta é possível fazer deliciosas receitas, como publicou em seu blog a doceira Rosiane Carvalho. Nesta edição vamos dar duas: um bolo cremoso e uma geléia. Quem sabe se misturar... use a imaginação.
“Bolo cremoso de tangerina, ótimo para ser degustado ainda quente com uma bola de sorvete de creme, ou frio com chocolate quente, ou uma boa xícara de café com leite”, explica Carvalho. A geléia é uma delícia para acompanhar bolos, biscoitinhos e torradas.
Bolo cremoso de tangerina
2 ovos (claras e gemas separadas)
100 g de açúcar
200 ml de leite
80 ml de suco de tangerina
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de raspas de tangerina(só a casca sem a parte branca)
1 pitadinha de sal
Preparo: Bata as gemas com o açúcar, adicione as raspas, o suco de tangerina,o leite e a farinha.Bata as claras em neve e adicione á massa com a pitada de sal e mexa suavemente com uma espátula ou colher de pau para incorporar sem perder volume.Divida a massa em seis potinhos individuais untados com bastante manteiga e enfarinhados.Use potinhos refratários para suflê e coloque-os num tabuleiro grande. A água do banho maria deve estar fervendo sem cobrir mais que a metade da lateral dos potinhos. Asse por 30 minutos em forno médio, pré-aquecido ou até que fiquem levemente dourados.
Geléia de Tangerina
10 tangerinas
4 xícaras (chá) de água
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar (270g)
Suco de 1 limão
Preparo: Lave as frutas, retire a casca e os caroços da tangerina, amasse a polpa da fruta, a água, cubra e deixe de molho por uma noite. No dia seguinte, despeje a mistura em uma panela. Leve ao fogo alto até ferver. Abaixe o fogo e cozinhe por 50 minutos.
Adicione o açúcar e mexa até dissolver. Junte o suco de limão, aumente o fogo e deixe ferver por mais 20 minutos ou até a geléia engrossar e começar a aparecer o fundo da panela.
Coloque a geléia em vidros esterilizados.