Semana Santa, aqui em Salvador - Bahia, tem que ter comida típica, como vatapá e caruru.Ainda mais que hoje estamos comemorando os 464 anos da nossa querida cidade Salvador - Bahia.
Em cada esquina de Salvador, você encontra uma baiana, com sua indumentária e colares, servindo acarajé e abará ,com complementos, como camarão seco, salada de tomate verde, vatapá e caruru.
Aqui no Pelourinho, em pleno Centro Histórico de Salvador, uma barraquinha vendendo berimbaus,instrumento utilizado para dar cadência ao jogo de capoeira,dança típica da nossa cidade.
O berimbau é um elemento fundamental na capoeira, sendo reverenciado pelos capoeiristas antes de iniciarem um jogo. Alguns o consideram um instrumento sagrado. Ele comanda a roda de capoeira, dita o ritmo e o estilo de jogo. São dados nomes às variações de toques mais conhecidas, e quando se toca repetidamente um mesmo toque, diz-se que está jogando a capoeira daquele estilo. As variações mais comuns são "Angola" e "São Bento Grande".
Elevador Lacerda, o principal meio de transporte entre a Cidade Alta, onde se encontra o centro histórico, e a Cidade Baixa, local de concentração de atividades financeiras e comerciais em Salvador.
Parabéns Salvador, 464 anos!
No dia 29 de março de 1549, Tomé de Sousa, nomeado governador-geral do Brasil, e sua comitiva aportaram nas terras soteropolitanas com a missão de fundar uma cidade fortaleza e a primeira metrópole portuguesa na América, a mandos do então rei de Portugal, D. João III. O nome dado à capital baiana, em sua fundação, foi Cidade do São Salvador da Baía de Todos os Santos.
primeira capital do Brasil. A cidade de Salvador é notável, no Brasil, pela sua gastronomia, música e arquitetura, e sua área metropolitana é a mais rica no nordeste do Brasil. A influência africana em muitos aspectos culturais da cidade torna o centro da cultura afro-brasileira. Isso reflete uma situação em que se celebram práticas culturais afro-brasileiras.
Entre as comidas típicas da nossa terra ,destacam-se o caruru,o vatapá, o acarajé e o abará.
Hoje vou ensinar para vocês o vatapá ,uma iguaria muito saborosa, herdada do tempo da escravidão,se voce nunca comeu, separe os ingredientes e bora ser feliz?
Vatapá de pão :
8 pães pequenos, de sal, amanhecidos
4 garrafinhas de leite de coco
600 g de camarões secos sem cabeça
2 xícaras de amendoim torrado sem casca
3 xícaras (chá) de castanha de caju sem casca
6 cebolas
4 colheres (sopa) de gengibre ralada
1 maço de coentro.
1 maço de coentro.
1 xícara (chá) de azeite de dendê
Sal a gosto
MODO DE PREPARO:
- Umedeça os pães com água depois escorra - os em uma peneira
- Bata no liquidificador os pães o leite de coco,as cebolas,o cheiro verde e o gengibre.Bata à parte as castanhas ,o amendoim e o camarão.
- Leve ao fogo, mexendo sempre.Acrescente aos poucos a mistura de amendoim,castanhas e amendoim.Deixe cozinhar por 20 minutos.
- Se ficar muito grosso coloque um pouco mais de leite de coco.
- Acrescente o azeite de dendê e deixe mais 10 minutos.
E estará pronto o seu vatapá de pão ,que é uma delícia e comída típica da minha cidade Salvador, que completa hoje 464 anos.!
4 comentários:
Oi flor!
Parabéns pra essa terra lida que um dia eu tenho fé em conhecer!!!
Vatapá ???? Eu amo!!!
Já comeu vatapá de galinha? É uma maravilha!!!!
Beijos
Selma
Rosiane, vc dá aulas em Salvador?. Estou querendo aprender confeitaria e não sei por onde começar.
Bjos Ana
Selma - Te espero aqui em Salvador ,viu?Quando vier me avise.
Vatapá de galinha,não me lembro de ter comido.Sempre agalinha fica áparte no ximxim,mas deve ser uma delícia.
Beijinhos
Ana,no momento não estou dando aulas, só estou trabalhando com encomendas.
Beijinhos
Postar um comentário