Aniversário do meu sobrinho Rafael, e minha irmã resolveu servir Yakissoba, meu garotinho cresceu, e nem me dei conta.....o tempo passa muito rápido.
Presença fundamental no cardápio de qualquer restaurante oriental, o yakisoba é um verdadeiro campeão de vendas quando se trata de culinária chinesa ou japonesa. E com razão, pois se trata de uma refeição substanciosa, e quando bem preparada, deliciosa.
E imagino que você, leitor curioso, em algum momento (provavelmente comendo um bom yakisoba), deve ter se feito a seguinte pergunta: afinal este prato é chinês ou japonês? Bem, vamos lá: primeiramente, não só nos aqui nos restaurantes orientais brasileiros, mas em todo o mundo se trata de um prato presente nas colônias de ambos os países.
O nome que nós conhecemos é de origem japonesa e significa, literalmente, “soba frito”, sendo quesoba é o macarrão de trigo sarraceno originalmente usado no prato. Mas, curiosamente, apesar de conhecermos o nome japonês, o prato tem sua raiz no chinês chow mein, que também é um macarrão com molho de soja, legumes e alguma proteína que pode ser carne bovina, frango, porco ou frutos do mar.
A diferença aqui é que a versão chinesa geralmente tem um molho mais denso e gorduroso, enquanto o japonês é mais sequinho. A versão nipônica muitas vezes utiliza o lamen ou ramen, um marcarrão mais fininho, ao invés do soba, que continua sendo amplamente usado nos yakisobas de restaurantes chineses. Fora isso, não existe um melhor que o outro: é uma simples questão de preferência!
Yakissoba
Ingredientes:
Ingredientes:
150 g de carne (filé ou alcatra) cortada em tirinhas
150 g de filé de camarão
150 g de filé de frango cortado em tirinhas ou cubos
1/3 de uma couve-flor média cortada em pequenos buquês
1/3 de um brócolis japonês grande cortado em pequenos buquês
1 cenoura cortada em tirinhas
1/2 pimentão vermelho cortado em tirinhas
1/2 pimentão amarelo cortado em tirinhas
1 cebola cortada em tirinhas ou em pétalas
100g de cogumelos cortados em lâminas
2 colheres (sopa) cheias de maisena
1/2 caldo knorr de carne ou frango
1/2 xícara de molho de soja shoyu sakura
3 1/2 xícaras de água
MODO DE PREPARO:
1 -
Cozinhe levemente no vapor o brócolis, a couve flor e a cenoura já cortada em tiras - é importante não cozinhar demais (3 minutos de fervura no vapor é suficiente)
Eu não gosto de legumes muito cozidos, ainda mais nesse caso que eles sofrerão nova fervura.
2 -
Enquanto isso, coloque a água do macarrão para ferver, com sal apenas
Quando levantar fervura coloque o macarrão e desligue quando estiver 'al dente', escorra sem lavar e reserve.
3 -
Coloque as três xícaras e meia de água para ferver, com as duas colheres cheias de maisena previamente dissolvida, o meio caldo knnor e o shoyu (se tiver saquê, coloque duas colheres junto)
Quando der uma leve engrossada, desligue - está pronto o molho para yakissoba
Existe molho pronto para yakissoba nas lojas especializadas (contém saquê, molho de soja, molho inglês, glutamato monossódico e tonkatsu)
4 -
Tempere as carnes apenas com sal (a cozinha oriental não costuma utilizar alho, mas, caso queira, utilize o tempero de sua preferência) e envolva-as com maisena
Doure as carnes numa wok ou numa frigideira antiaderente espaçosa, untando-a com azeite ou óleo de gergelim.
Assim que estiverem douradas, acrescente a cebola, em seguida os pimentões e os cogumelos
Passados uns três minutos, acrescente a cenoura e as florzinhas de brócolis e couve flor, mexa e vá acrescentando o molho para yakissoba
Após ferver um pouco , acrescente o macarrão cozido, deixe ferver rapidamente e desligue.