Páginas

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Torta de maçã (Apple Pìe)




 




Uma tradição americana é comer Torta de Maçã (Apple Pie) no dia de Ações de Grasças (Thankginving Day), mas a pricípio as tortas de maçã eram feitas na Inglaterra antes dos Pilgrims trazerem as primeiras sementes à América do Norte. Com o tempo, os Estados Unidos se tornaram o mais importante produtor de maçã do mundo, em parte por causa do herói do povo, cuja história mistura fatos históricos com folclore.
A lenda de Johnny Appleseed tornou a Torta de Maçã um prato tradicional americano, e ela dizia que, enquanto ele andava descalço sobre a terra, jogava sementes no chão aonde quer que passasse. Ele usava uma panela como chapéu e era um vegetariano que vivia de leite desnatado talhado e pólen. O certo é que, começando com mais de 25 anos de idade até os 71 anos, em 1845, o excêntrico, mas manso, herói do povo viajou milhares de milhas do interior da Pennsylvania até Indiana plantando árvores de maçã e iniciando viveiros para macieiras.

A torta yankeee, tipo vovó Donalda, leva massa e doce de maçã, os brasileiros ,reinventaram em terras tupiniquins a velha torta de maçã ,acrescentando creme de confeiteiro, se quiser mais chique :creme patissier.
É desta forma que gosto mais e que vou ensinar para vocês:,com a receita que tirei daqui,fiz algumas adaptações.

Torta de maçã


Ingredientes:
 1  ovo
125g de manteiga
1\2 xicara de cha de açucar
20 colheres de sopa de farinha  de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó.

Doce de maçã:

6 maçãs fuji
1 xicara de açucar
100 ml de suco de laranja
uma colher de café de canela
uma colher de cafe de pimenta da jamaica

creme patissier:

500ml de leite
3 gemas
6 colheres de sopa de açucar
2 colheres de sopa de maizena
uma colher de chá de baunilha

Decoração:
16 fatias finas de maça pinceladas com gema 

 Modo de Preparo:
Massa:



Em uma travessa, misture bem todos os ingredientes ate obter uma massa lisa e macia.
Abra a massa em uma forma de lateral removível, cobrindo o fundo e as laterais.

Doce de maçã:





Descasque as maçãs e pique em pedaços.Coloque os pedaços junto com os demais ingredientes em uma panela e deixe cozinhar lentamente, se precisar acrescente água.
Coloque os pedaços junto com os demais ingredientes em uma panela e deixe cozinhar lentamente, se precisar acrescente água.
Assim que a maçã estiver macia, amasse grosseiramente. Despeje sobre a massa.

Creme:
Misture bem todos os ingredientes menos a baunilha.
Leve ao fogo mexendo sempre ate ficar com uma consistência bem cremosa,
Adicione a baunilha, mexa bem e despeje sobre a geléia.




 
Coloque a maçã fatiada por cima e leve ao forno pré aquecido a 180 graus por 30 minutos.
Aguarde esfriar e desenforme.

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Pão Melancia











Há algum tempo fiz os biscoitos melancia, e lembrando deles me inspirei para fazer este delicioso pão melancia, que fez a alegria das crianças,o marido também adorou.Ao invés de corantes artificiais, ,utilizei salsa e beterraba para colorir o pão,o sabor é delicioso e fica bem macio.

Pão Melancia

Ingredientes:
90 ml de suco de beterraba + 1 colher de sopa de pedacinhos

40 ml de suco de salsa + 2 colheres de sopa de pedacinhos
3/4 de xícara de passas
1 sachê de 10 g de fermento biológico seco
50 g de manteiga Mococa
1 colher de chá de sal
25 g de açucar
170 ml de leite morno
1 ovo
520 g de farinha de trigo

Modo de fazer:


Bata o ovo, o açúcar eo sal, adicione o leite morno, mexa, em seguida, adicione a manteiga amolecida e bata mais um pouco.
Depois, gradualmente adicione o fermento misturado com um pouco de farinha . Em seguida, divida a massa em duas partes, divida uma das partes em mais duas partes e, como resultado, deverá obter 3 peças de massa.

Pensei em usar  corante alimentar, como o pão foi feito mais para  criança, eu substituí  por corantes naturais. A beterraba pode ser substituída por frutas vermelhos, tais como groselha ou cereja. 
A parte verde pode ser feita com salsa(que utilizei) ou ainda espinafre, não consegui encontrar na feira.
Então ... 






Pique as beterrabas no liquidificador e espremer o suco. Coloque na maior parte da massa e adicione um pouco de pedacinhos  de beterraba.







Adicione um pouco de farinha, misture, em seguida, despeje na massa as  passas lavadas. O número de passas pode ser ajustado ao seu gosto.Coloquei um canudinho na massa, e cobri com um pano de prato e coloquei no forno desligado para crescer, o canudinho é um modo que encontrei para fazer a massa respirar e ver se ela já está crescida ,pois a massa sobe e cobre o canudo.






Lave a salsinha, bata no liquidificador com um pinguinho de água ,  esprema o suco,e coloque as 2 colheres de sopa de salsa, numa das pequenas partes da massa,coloque um pouco mais de farinha,até que a massa desgrude das mãos.Coloque o canudo ,cubra e leve a um lugar quentinho para a massa crescer.







Com a massa branca é muito mais fácil adicione a farinha e amasse até soltar das mãos. Coloque numa tigela, faça o truque do canudinho, cubra com um pano de prato  e coloque em um lugar quente. 

Aqui as 3 massas .







 Após cerca de uma hora,, a massa vai crescer bem. Abra a massa branca com um rolo.coloque a massa verde por cima e abra as duas em formato retangular.













Faça um rolo com a massa vermelha e coloque sobre a massa verde e branca.
Junte as bordas e coloque o lado da emenda para baixo.






Coloque o pão melancia numa assadeira e leve ao forno preé-aquecido por 10 minutos a 180 graus por cerca de  35 minutos.





Aqui o pão melancia pronto para ser degustado,delicioso,criativo, as crianças amaram!







Como minhas filhas amam os gibis da turma da Mônica, pensei que a Magali iria amar este pão.rsrsrs



quinta-feira, 24 de julho de 2014

Doritos Caseiro










Minhas filhas amam o salgadinho Doritos, entao resolví fazer uma massa , que imita o Doritos,fica sequinha desde que você abra a massa bem fininha, do contrário fica parecendo massa de pastel.


Doritos é aquele tipo de salgadinho que quando a gente come não consegue parar! Lambuza os dedos a boca, mas é uma delícia!
Agora, imagina se você pudesse fazer o seu próprio Doritos em casa e comer o tanto que quiser!

Doritos caseiro

Ingredientes:


- 1 ovo
- 1/5 de xícara de água
- 2 envelopes de tempero Sazon para carne (um para a massa e um para jogar no final)
- 1 colher de café de sal
- 1 xícara de farinha de trigo
- Óleo para fritar




Modo de fazer:

Misture o Sázon com o sal, e coloque junto com a farinha de trigo num recipiente.Misture com um fouet ou colher de pau..coloque a água e o ovo,e misture bastante com o foet até formar uma massa pegajosa.
Jogue farinha na bancada,e comece a trabalhar a massa, você pode até achar que ela ficou pouca, mas garanto rende muiitooos Doritos.Acrescente farinha em cima e sovando até desgrudar das mãos.Deixe a massa descansando por 10 minutos.Corte pedaços da massa e vá abrindo bem fininho, nunca abra a massa inteira, sempre em pedaços ,lembre-se tem que abrir bem fininha para dar certo.
Agora faça vários furinhos com um garfo para aerar a massa, para que não estufe na hora de fritar. Corte triângulos com uma faca, para ficar do formato do Doritos.Passe a faca por baixo para tirar o triângulo .
Coloque numa frigideira com óleo já quente,até dourar.Frite 5 por vez, para que o óleo não esfrie.Fique atento para que não queime.Retire com uma escumadeira, coloque em papel absorvente para retirar o excesso de óleo, salpique o outro envelope de Sázon por cima, e está pronto o nosso Doritos Genérico.Gostaram?
Quando fizer deixe seu comentário aqui!!!



segunda-feira, 21 de julho de 2014

Pizza de liquidificador















Se você está com pressa,quer fazer uma pizza para a família, os amigos, aquela visita que chegou inesperadamente,esta pizza de liquidificador veio no momento certo!
Fiz meia mussarela, meia mussarela com presunto,tomate,cebola e orégano.No outro dia,fiz na forma de pizza só de mussarela.
Confira a minha receita, que faz o maior sucesso aqui em casa:


Pizza de liquidificador

Ingredientes:
  • 1 xícara de chá de leite Mococa
  • 1 ovo
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de açúcar
  • 1 colher sopa de manteiga Mococa
  • 1 e 1/2 xicara de chá de farinha de trigo
  • 1 colher sobremesa de fermento em pó
  • 1/2 lata de molho de tomate
Sugestão de Recheio:
  • 250g de mussarela ralada grossa 
  • 100 gr de presunto 
  • 2 tomates fatiados 
  • 1 cebola fatiada 
  • Azeitona picada
  • Orégano a gosto

Modo de Preparo

  1. No liquidificador bata o leite, o ovo, o sal, açúcar, a margarina, a farinha de trigo e o fermento em pó até que tudo se misture
  2. Despeje em assadeira para pizza,untada com margarina leve ao forno pré-aquecido por cerca de 20 minutos
  3. Retire do forno e espalhe o molho de tomate
  4. Cubra com mussarela ralada, as fatias de tomate e orégano a gosto
  5. Leve novamente ao forno até derreter a mussarela
Informações Adicionais
  • O recheio é a gosto. Lisboa: molho, mussarela, presunto, calabresa, tomate, cebola, ovos, sardinha e orégano. Bacon à moda: molho, mussarela, presunto, bacon, cebola, pimentão picado, ervilha, milho e orégano. Frango com Catupiry: frango coberto com catupiry, bacon e azeitona. Frangorela: frango, milho, bacon, cebola, catupiry, batata palha e mussarela. Mista: presunto,mussarela e tomate Napolitan: milho, palmito, tomate, ervilha, azeitona, pimentão e mussarela Portuguesa: presunto, bacon, ovos, cebola, mussarela, pimentão, calabresa, ervilha e azeitona. Quatro Queijos: mussarela, catupiry, provolone e prato. Atum: atum, cebola, mussarela e azeitona. 
  •  
  • Dica, abra a massa fininha,para ter uma pizza crocante, se encher demais a forma, ela fica muito macia como  para bolo salgado.

domingo, 6 de julho de 2014

Mini-churros




Fiz estas delicinhas para assistirmos ao jogo entre Brasil e Colômbia, a casa estava cheia das amiguinhas das meninas, e a criançada adorou,os mini-churros , neste intérim, chegaram minha irmã com o marido e meus sobrinhos e tive que dobrar a receita ,renderam 42 mini-churros,fiz 1 receita e meia do recheio.Pelo menos adoçou o paladar ,pois este golpe que o Neymar levou nas costas pelo colombiano Zuñiga  abalou a todos nós,que Deus o proteja e que ele se recupere rápido, e que o nosso Brasil seja campeão!!!!


Agora um pouco da história dos churros,gastronomia também é cultura:



Churro é um alimento de origem ibérica, muito popular nos países latino-americanos.
Este doce é preparado com massa a base de farinha de trigo e água, em formato cilíndrico e frito em óleo vegetal. Logo após, ele pode ser salpicado com uma camada de açúcar por fora (opcionalmente, também com canela). Sendo um doce originário de Portugal e Espanha, é bastante consumido nos países hispano-americanos, desde o México até a Argentina. Porém, nestes países, o churro geralmente não possui recheio (como ocorre no Brasil), este geralmente de doce de leite ou chocolate. No UruguaiArgentina e outros países daAmérica Latina, o churro também pode receber recheio.
É comum, no Brasil e em Portugal, vendedores ambulantes em carrocinhas parecidas com as de cachorro-quentecomercializarem o produto em praças e eventos a céu aberto, como feiras e festas municipais.
A preparação do churro é feita com uma ferramenta na qual a massa fica armazenada e, através de um dispositivo de pressão, tal qual uma manivela, envia a massa para uma forma, que confere o aspecto estriado da massa com um canal central. Logo após, essa massa preparada é frita em óleo vegetal e deixada em repouso até a inserção do recheio e posterior consumo.
A inserção do recheio é realizada com uma espécie de tubo, que despeja o recheio no interior do churro.

Wikipédia





Mini-churros 

INGREDIENTES:


Para a massa de Churros:

1 ½ xícara (chá) de água
2 colheres (sobremesa) de manteiga
2 colheres (sobremesa) de açúcar
1 pitada de sal
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
Óleo, o suficiente para fritar
Açúcar e canela a gosto

Sugestões de recheios:

Outras sugestões:

1 xícara (chá) de doce de leite
1 xícara (chá) de doce de leite com chocolate
1 xícara de brigadeiro mole (fiz esta)
1 xícara(chá) beijinho
1 xícara (chá) de geleia de goiaba
1 xícara (chá) de geleia de damasco

Modo de fazer a massa:

Churros: em uma panela, coloque a água, a manteiga, o açúcar, o sal e deixe ferver. Acrescente a farinha de trigo aos poucos e, sem parar de mexer, deixe cozinhar por cerca de 2 minutos  até que a massa fique homogênea e solte do fundo da panela. Deixe amornar. Coloque a massa em um saco de confeiteiro com um bico pitanga e molde no formato desejado. Se você não possui um saco de confeiteiro, modele o churros com as próprias mãos.Para quem tem a máquina caseira de churros é mais fácil, você pode encontrar em revistas de artigos para o lar, ou em lojas ,ela é prática serve para modelar a massa, rechear e colocar o açucar com canela, pois tem 3 bicos diferentes para cada etapa. Frite a massa no óleo quente até que fique dourado e crocante. Em seguida, retire o excesso de óleo e empane no açúcar com canela. Reserve

Modo de fazer o brigadeiro mole:

Junte todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo mexendo até o ponto de brigadeiro mole,Troque o bico para injetar o recheio,e preencha cada mini-churros (já passados no açucar e canela )com o brigadeiro.