Tenho esta receita ,ela é leve, fica com a calda fica molhadinha ,é deliciosa!É dos cadernos de receita antigos de Mainha,ela fazia sempre este bolo para mim e minha irmã,quando éramos crianças, hoje faço para minhas filhas.Mainha provou e adorou,disse que ficou igualzinho ao que ela fazia!O grande segredo deste bolo é que na massa não vai farinha de trigo, ela é substituída com primazia pelo coco ralado,ingrediente tão baiano e retado quanto Eu,por isto o nome!rsrsrs
A culinária sempre esteve e está presente na minha família,nos momentos de alegria,comemorações, e nos dá uma feliz memória afetiva de cheiros e sabores, que jamais esqueceremos.
O bolo é gostoso demais, igual á letra de música de Maria Bethânia, tem coco, tem chocolate, é o legítimo bolo baiano!
Bolo de chocolate sem farinha:
6 ovos inteiros
6 colheres (sopa) de açucar
6 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher de (sopa) rasa de fermento em pó
4 colheres (sopa) de margarina
100 g de coco ralado
Modo de fazer :
Bata todos os ingredientes no liquidificador.Despeje a massa numa forma untada e enfarinhada de 25 cm x 18 cm cme leve ao forno moderado pré-aquecido (180 C) por 20 minutos.Após espalhe esta cobertura :
Ingredientes da cobertura:
200 g. de chocolate ao leite o meio amargo se preferir
1 lata de creme de leite sem o soro
Modo de fazer:
Derreta o chocolate em banho maria.Retire do fogo e acrescente o creme de leite.Misture vigorosamente para formar um crme homogêneo.
Realmente ele fica baixinho,mas não tem problema, quando alguém prova esta delícia, vê claramente , que tamanho não é documento!!!
isto deve ser bom demais ! estou anotando ! bj
ResponderExcluirBota bom nisto,Bia!Pode fazer sem reservas.
ResponderExcluirObrigada pela visita,minha flor!
Um cheiro!
Hummmm! Tive que vir aqui dar uma olhada afe esse bolo é bom demais... Lindo vc amiga fazer homenagem a sua mommy trocando nome.
ResponderExcluirBjos Parabens o blogg esta lindo e nem vi tudo viu?
Marta
Marta minha queria, que bom que você visitou meu cantinho!É fiz uma homenagem a esta mulher guerreira, cheia de amor pra dar ,que faz este bolo desde que eu era pequenina.Apesar dela ter perdido a mãe aos 2 anos de idade,sempre é uma mãezona e uma avó coruja! Tenho aqui no blog mesmo um bolo com o nome dela :Bolo Maria Antonia!É um bolo delicado,porém com sabor forte, por isto batizei com seu nome.
ResponderExcluirQue bom que gostou,apareça sempre!
Beijos
Curioso, tambem costumo fazer este bolo, ainda o fiz na semana passada, mas foi devorado num apice, não tirei foto para colocar no blog.
ResponderExcluirÉ super bom, fica bem humido, as crianças adoram.
Beijinhos
Conceição ,obrigada pela visita!Este bolo acho que está espalhado pelo mundo inteiro, pois aqui mesmo no Brasil, é o carro chefe de uma doceria,com o nome de bolo Angola, a dona disse que aprendeu na África.Só sei que Mainha fazia sempre quando eu era pequena,por isto o batizei com este nome.A criançada ama de paixão.
ResponderExcluirBeijos
Oi Rosi, obrigada pela sua visita ao blog da vovó Cristina, claro que vc pode colocar um link. Assim que a vovó aprender a fazer isso, rssss.....vou colocar o Mundo do Sabor lá também, posso? Adorei essa receita e nunca comi esse bolo, mas quero experimentar. Volto aqui assim que eu fizer pra criançada, beijinhos da vovó pra vcs. ESTAREI SEMPRE POR AQUI!
ResponderExcluirHummmm já cheira a Bahia que saudades,deve ser delicioso,o meu problema é que estou a viver há alguns anos aqui em Portugal e não consigo encontrar creme de leite,dá para substituir por natas?
ResponderExcluirVovó Cristina, apareça sempre,minha querida,o seu blog está lindo,uma delícia!
ResponderExcluirAnônimo - Você pode substituir sim, afinal o nosso creme de leite é chamado em Portugal de Natas.
Beijos
Outro bolo aprovado aki em portugal... fiz ele e fez o maior sucesso... tenho uma filhinha de 2 anos que amou, queria comer o tempo todo, rsrsrsrs... Obrigada por dividir conosco receitas tão faceis e gostosas... um super beijo e fique com Deus
ResponderExcluirPatricia
Oi paty,fico tão feliz de ver minhas receitas sendo feitas ,em todos os lugares do mundo!Tenho duas filhinhas que também adoram este bolo, 5 e 2 anos.
ResponderExcluirObrigada pelo carinho!
Beijos
Oi Rosi, tudo bem?
ResponderExcluirFiz ontem essa receita do bolo baiano. Ficou uma delícia. Gostaria de tirar algumas dúvidas:
o bolo fica com 2camadas, tipo uma camada de côco e embaixo de bolo?
Pois pelo seu que ficou bem fininho não da pra ver.
Eu fiz o meu numa forma redonda pequena e cresceu bastante. Na hora de desenformar grudou e não consegui tirar de jeito nenhum, tô tirando as fatias de dentro da forma mesmo, o seu saí direitnho? Pode responder aqui no tópico que vejo depois!
Beijo e obrigada!
Patty Pina - Não fica uma camada de coco embaixo não, ococo fica distribuido pela massa.É bom untar e enfarinhar bem a forma,para que solte fácil,e lembramos sempre da forma estar bem sequinha quando formos untar se ficar um pouquinho que seja de água,o bolo gruda.
ResponderExcluirBeijos linda e apareça sempre!
Oi Rose, adoro suas receitas, minha mãe sempre fez essa receita, e ela tb faz sem o chocolate, somente com o coco e fica uma delicia. Esse bolo é típico da comunidade afro-decendente, em algumas regiões retiram ou acrescentam algo, sem o coco damos o nome de brigadeirão, com mais ou menos ovos, com açucar ou leite condensado. Enfim, como disse a receita varia de mão em mão, mas não deixa de ser nosso.
ResponderExcluirTenho uma amiga nos EUA que encontrou-o num livro antigo dos escravos e ela tb pensava que era norte americano.
Como disse ele é tão maravilhoso que anda espalhado pelo mundo afora há seculos, ninguem nunca soube dizer de onde ele é mesmo.
Só sei que o Brigadeirão é nosso "BRASILEIRO"
Olha. Vou me intrometer, uma de suas fãs perguntou se o coco fica em camadas, creio que deve ser devido a forma, quando faço com coco uso sempre formas baixas e o coco fica bem distribuido, outro dia devido minha gula, usei uma forma alta destas de buraco (como fazemos com os brigadeirões) e o coco ficou nos fundos.
Beijos e continuação de sucessos, vivo aqui em seu blog antes de qualquer livro para toda e qualquer receita que preciso, é o máximo.
Tem ai uma delicia de blog
Oi Rita, gostei de tudo que acrescentou, como ele não tem nacionalidade definida, e a Bahia é o Estado mais "africano" do mundo, é bolo baiano.rsrsrsr
ResponderExcluirFico super feliz que seja uma leitora assídua do Mundo do Sabor, apareça sempre, pois sua presença deixa o nosso blog, mais interessante.
Desculpa a demora em responder, estou com muitos afazeres, posso demorar ,mas nunca deixo de responder.
Beijoooos
Ola fiz ontem e adorei
ResponderExcluirMas tengo duvidas ainda
Quqnto tempo bater no liquidificador¿?
E por quqnto tempo fica no forno ?e que temperatura?
Obrigada
Ola amei o bolo nao paro de comerkkk
ResponderExcluirMsm nao acertando mas ainda ficou uma delicia
Queeria tirar umas duvidas sobre
Quanto tempo bater no liquidificador e tbm quanto tempo deixar no forno e por quanto de temperatura??
Obrigada
Ola fiz ontem e adorei
ResponderExcluirMas tengo duvidas ainda
Quqnto tempo bater no liquidificador¿?
E por quqnto tempo fica no forno ?e que temperatura?
Obrigada
Juliana Santos bata até misturar os ingredientes, 2 minutos,e o tempo e temperatura tem na receita : " cm cme leve ao forno moderado pré-aquecido (180 C) por 20 minutos.
ResponderExcluirVolte sempre . Beijooos
Não como margarina... será que seria possivel substituir as 4 colheres de margarina pelo correspodente de óleo de girassol ou de côco????
ResponderExcluirOlha anônimo,nunca fiz esta substituição,mas faço receitas veganas com óleo de coco e o bolo fica uma delícia,que tal tentar e depois nos dizer como ficou?Beijos
ResponderExcluirOlá tudo bem? Gostaria de saber se o chocolate é 50% cacau ou 100%, obrigada!
ResponderExcluirOi tudo bem? Gostaria de saber se eu dobrar a receita vai dar certo?
ResponderExcluirOi utilizei o 50% cacau.
ResponderExcluirOlá pode dobrar a receita, dá certo sim.
ResponderExcluirAbraço
Fiz e recomendo, o pessoal aqui em casa adoram e a visita então! O bolo é muito saboroso, amei demais😋
ResponderExcluir