Páginas
▼
quinta-feira, 13 de janeiro de 2011
Lavagem do Bonfim - na vollta caruru e vatapá!!!Ôbaaa!
Hoje aqui em Salvador é dia de festa, dia da festa mais esperada pelos baianos: a lavagem das escadarias da Igreja do Sr. do Bonfim.
Milhões de pessoas foram as ruas fazer parte do cortejo que sai da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia e vai num percurso de 8 km.
A devoção reina soberana desde 1745 até os nossos dias.É a maior festa popular da Bahia;estende-se por quase todo o mês de janeiro com suas novenas,ternos,missas campais e a Lavagem das escadarias da Igreja,numa quinta-feira do mês de Janeiro.
O cortejo sai do Comercio,da Igreja de N.Sra.da Conceição da Praia e um mundo de gente ,moradores,turistas,adeptos ou não da religião africana,políticos que querem “sair bem na foto”,milhares de pessoas vestidas de branco,cavaleiros,este ano as carroças foram proibidas,o afoxé “Filhos de Ghandi”,exalando seu perfume de alfazema no meio da multidão,percorrem os 8 km e sobem a colina para assistir á festa.Cerca de 500 baianas vestidas de branco,com seus trajes engomados e rendados,distribuem banho de cheiro aos passantes,para tirar as ziquiziras e afastar o mau-olhado.
Fitinhas de Sr.Bonfim,chamadas “medidas”são distribuídas ás mancheias para todos que seus sonhos;deve-se dar três nozinhos enquanto se faz três pedidos e deixar no pulso,sem nunca tirar;quando a fitinha rasgar o pedido será atendido,tão certo como dois e dois são quatro.A “medida”tem exatos 63 cm,distancia da chaga do peito de Cristo até Sua mão esquerda.Coloridas e belas trazem felicidade.
Por todo o Largo e subindo a Colina barracas de comida e bebida distraem e alimentam os passantes;é o acarajé dourado,o deliciioso abará,o vatapá,ouro líquido,o caruru perfumado,é o mistério ,a cor e o cheiro desta cidade mágica cheia de ritmos e axé ,onde é impossível ser infeliz.
Mainha faz o caruru mais delicioso que já provei na minha vida, cedo cortamos os quiabos,preparamos os temperos ,e já deixamos prontos, quando chegamos é aquela festa de sabores e mistérios, que só podiam ser da Bahia.
Quem tem fé ,vai a pé!
Ingredientes:
100 quiabos;
1 xícara de castanha de caju;
100grs de amendoim torrado e moído sem casca;
2 xícaras de camarões defumados, descascados e moídos;
2 cebolas grandes;
2 xícaras de azeite de dendê;
3 limões,
2 colheres (sopa) de sal;
4 xícaras de
pimenta;
gengibre;
alho.
Modo de fazer: Lave e corte os quiabos em rodelinhas bem finas. Aqui a gente corta em micro quadradinhos,não é como para quiabada.Ponha na água com limão para cortar a baba.Se não quiser deixa com baba mesmo,prefiro assim. Coloque os camarões, a cebola, o alho, o sal, a castanha e o amendoim no liquidificdor e bata bem.Ponha os quiabos cortados na panela,acrescente a mistura do liquidificador e coloque paa cozinhar,depois de algum tempo,acrescente o azeite de dendê. Adicione alguns camarões secos inteiros grandes. Cozinhe tudo até ficar pastoso. Quando os caroços dos quiabos estiverem bem rosados, retire do fogo.Ele fica bem molinho,uma delícia.
Hoje estive lá,fazendo meus pedidos e tomando banho de cheiro,para limpinha,levinha,com a alma perfumada e feliz ,pedir ao Sr. do Bonfim ,que as suas bençãos tragam paz ao mundo, pedimos também pelos nossos irmãos do Rio de Janeiro que estão passando por momentos tão difíceis!
“Desta Sagrada Colina
Mansão da Misericordia
Dá-nos a graça divina
Da justiça e da concórdia”.
Axé!
Eita que beleza!!
ResponderExcluirE que almoço caprichado, hein?
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/
Ô Dani nem me fale, esta comida não alimenta só o corpo,alimenta nossa alma!!
ResponderExcluirBeijinhos