Hoje a minha querida cidade de Salvador, está completando 462 anos.Amo a minha cidade, não me vejo vivendo em outro lugar.Salvador é uma cidade de povo acolhedor e gentil.Passadas através de gerações, as manifestações populares são um forte traço cultural da cidade .A primeira capital do Brasil guarda em seu território muito da arquitetura da época colonial,abrigando relíquias seculares.
Salvador nasceu colônia com jeito de metrópole .Se olharmos passado e presente, sua vocação foi cumprida, afinal ela continua a unir vários mundos. Diversas raças,todos vivendo em paz e igualdade,como deveria ser em qualquer lugar do mundo.Uma cidade que como grande metrópole que é tem muitos problemas é fato; desigualdade social, segurança, mas que tem muita alegria,dignidade ,trabalho e muito amor no coração.Por isto tudo ,parábens Salvador, pelos seus 462 anos.Axé!!!!
Em homenagem ao aniversário da nossa cidade as crianças fizeram maquetes de vários pontos turísticos,minha menina fez uma maquete com produtos recicláveis ,cortou,pintou e ainda colocou detalhes do nosso Mercado Modelo.
Vou falar um pouco sobre este patrimônio cultural: antiga alfândega.Inaugurado em 1912, o Mercado Modelo surgiu pela necessidade de um centro de abastecimento na Cidade Baixa de Salvador. Entre a Alfândega e o largo da Conceição, constituía-se em um centro comercial onde era possível adquirir ítens tão variados como hortifrutigranjeiros,cereais, animais, charutos,cachaça e artigos para o camdomblé.Em 1969 foi vítima de um incêndio ,o maior de sua história, a tal ponto que se tornou necessária a demolição do antigo imóvel. A partir de 2 de fevereiro de 1971,passou a ocupar o edifício da 3º Alfândega de Salvador, uma construção de 1861 em estilo neoclássico tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.(IPHAN). No local, onde funcionava o primitivo Mercado, foi erguida uma escultura de Mário Cravo Júnior.
Parabéns Salvador!