Páginas

domingo, 24 de abril de 2011

Salada da Zizi


Queridos leitores, não sei se já disse por aqui, que amo saladas,e as que misturam legumes e frutas são as minhas preferidas,esta semana fiz uma misturinha bem refrescante e deliciosa,que dá até para comer sozinha de tão boa que fica, para euem não sabe Zizi,ou Zi é o meu apelido.
Peço desculpas por não estar tão assídua, é que as encomendas de páscoa,não deixaram, mas sempre arranjo um pouco de tempo para postar alguma coisa importante no Mundo do Sabor.
Aproveito e deixo uma dica para sabermos o que estamos comendo e o quanto é importante, comer uma saladinha destas no nosso dia a dia.
Comer 8 porções de legumes e fruta spor dia protege o nosso coração.Porção
Uma porção equivale a cerca de 85 gramas ou uma cenoura pequena, uma maçã média ou uma banana pequena.
Quanto aos ingredientes da minha saladinha,vamos saber um a um , quais as vitaminas e benefícios que trazem á saúde:


Kiwi
  • uma fruta de origem chinesa.
  • O kiwi é uma fruta típica de regiões de clima temperado.
  • Seu formato é oval e achatado. Possui uma casca de cor marrom clara, coberta por pequenos pêlos.
  • A polpa da fruta é de cor esverdeada, apresentando diversas sementes pequenas e pretas no centro.
  • É considerada uma das frutas com maior quantidade de vitamina C.
  • É rico também em potássio (boa quantidade), cálcio e fósforo.
  • O kiwi também possui pectina. Este tipo de fibra é muito importante para controlar os níveis de colesterol no sangue.
  • É uma fruta que apresenta baixo teor de calorias. Cada 100 gramas apresenta, aproximadamente, 50 calorias.
  • Possui um sabor levemente azedo de teor cítrico.


    Uva verde

    A uva contém ácidos orgânicos, substâncias nitrogenadas, compostos fenóticos, pectina, vitaminas e sais minerais, entre eles sais de potássio em abundância (pessoas com câncer têm deficiência desses sais). Rica em ferro, que é facilmente assimilado, contém ainda minerais como cálcio, manganês, cobre, fósforo, zinco, sódio e o lítio, que auxilia no tratamento da depressão. Também possui as vitaminas A, B1 (tiamina), B2 (riboflavina) B3 (niacina), B5 (ácido pantotênico), B6 (piridoxina), B9 (ácido fólico) e C (ácido ascórbico), além de aminoácidos como o ácido glutâmico, alanina, arginina e L-Glutamina.
    Assemelha-se com o leite materno e, por isso, é chamada de sangue vegetal ou seiva viva. O açúcar da uva é composto de glicose e frutose diretamente assimilável, não exigindo nenhum esforço dos órgãos digestivos, por isso pode ajudar na cura de qualquer doença.



    Alface
uma planta hortense, é utilizada na alimentação humana desde cerca de 500 a.C.. Originária do Leste do Mediterrâneo, é mundialmente cultivada para o consumo em saladas, com inúmeras variedades de folhas, cores, formas, tamanhos e texturas. Para compra, deve-se dar preferência às de folhas limpas, de cor brilhante e sem marcas de picadas de insetos; para conservação, convém retirar as folhas machucadas e murchas e guardá-la na geladeira, embrulhada em saco plástico, onde conserva-se por cinco a sete dias. Seu período de safra é de maio a novembro. Cem gramas de alface fornecem quinze calorias [1].
valor energético da alface é baixo, pois seu conteúdo em água representa 96% do seu peso.
A alface contém ferro, mineral com importante papel no transporte de oxigênio no organismo. É rica em fibras, que auxiliam na digestão e no bom funcionamento do intestino, além de apresentar pequenos teores de minerais como cálcio e fósforo.
Wikipédia


Pepino

proximadamente 95 % do pepino é composto por água, sendo entretanto rico em fibras, daí a sua importância para o sistema digestivo.[1] Possui baixo teor de calorias e contém pequenas quantidades de vitamina C e folato.[4]
Esta planta é um ótimo tônico para o fígado, rins e vesícula, e dá força aos cabelos e unhas, pelo seu alto teor de sílica e flúor[8]. É um eficiente diurético natural e ajuda a controlar a alta pressão arterial. Pode ser utilizado também nas enfermidades dos dentes e das gengivas.[2] É indicado para amenizar dores de garganta[9].
Para facilitar a digestão do pepino, recomenda-se mastigá-lo bem.


Tomate
O consumo do tomate é recomendado pelos nutricionistas por ser um alimento rico em licopeno (média de 3,31 mg em 100 gr), vitaminas do complexo A e complexo B, e minerais importantes, como o fósforo e o potássio, além de ácido fólico, cálcio e frutose. Quanto mais maduro, maior a concentração desses nutrientes.
O tomate é composto principalmente de água, possuindo aproximadamente 14 calorias em 100 gramas, somente. Alguns estudos comprovam sua influência positiva no tratamento de câncer, pois o licopeno, pigmento que dá cor ao tomate, é considerado eficiente na prevenção do câncer de próstata e no fortalecimento do sistema imunológico.

Por estes e outros motivos, consuma sempre legumes e verdurtas pois são deliciosos,pouco calóricos e fazem bem a saúde.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você veio na minha cozinha, pode entrar,tomar um cafezinho por as conversas em dia e ....Vamos preparar deliciosas receitas!!!!