Hoje pela manhã , maridão foi á feira comigo e chegamos com muitos umbus na sacola. Adoro umbu, meu Pai também gostava muito e comprava umbu,cajá, eu na minha infância comia tanto, que até dor de barriga tive um dia ,pois passei o dia inteiro apreciando a frutinha.
Fiquei cativa desta fruta nordestina, que é tão versátil, serve para fazer umbuzada ,sucos, mousse,sorvete, geladinho e abafabanca.
Hoje também foi dia que chegou o Leite Mococa , que vem em 3 versões : Integral,Semi-Desnatado e Desnatado, para agradar a todos.Fiquei pra lá de contente e uni o útil ao agradável,resolví fazer umbuzada, um deleite aqui da Bahia, que vou ensinar para vocês.
Devem ter se perguntado mas o que é geladinho??É o mesmo sacolé.E abafabanca ? É uma sobremesa , que não passa de suco de fruta dentro das bandejinhas de gelo, é esperar ficar sólida e se deliciar.rsrsrs
falando em abafabanca lembrei de uma história que aconteceu comigo:
Era criança ,uns 8 ,9 anos,não sei ao certo.Tinha uma casa na Avenida onde morava que vendia abafabanca de todos os sabores;a Sra. que comercializava colocava não em bandejinhas de gelo, mas em marmitas daquelas antigas de alumínio ,e depois cortava com uma faca afiada.Para os pequeninos da época, era um manjar dos Deuses!Ainda não estavámos hipnotizados, por este liquído açucarado e gasoso, que causa cada vez mais estomatites, diabetes ,obesidade: o refrigerante...Beba com Moderação,ou então.... nem beba
.Pois bem,continuando o causo,dona Angelita fazia a abafabanca e lá ia eu e a garotada que andava comigo, quase todas as tardes comprar ,levávamos uma caneca para o transporte.
Um certo dia fui com Rogério no colo,um garotinho de seus 3 ,4 anos filho de uma vizinha, até a referida casa,em busca da abafabanca de Umbu.A janela da casa da mulher ficava fechada e a gente tinha que gritar: - D. Angelitaaaaaaaa,para que ela ouvisse ,e abrisse a janela para nos despachar(é assim que se chama atender ao pedido aqui na Bahia)antes de gritar falei na minha ingenuidade infantil para Rogerinho,sussurando: Ela tá demorando de abrir a janela quem deve estar aí dentro é Seo Bundaga,(ouvi de meu pai uns dias antes ,quando conversava com minha mãe que colocaram o apelido de Bundaga em Seo Raimundo o filho de D. Angelita,e ele retava quando o chamavam assim),não sei nem o motivo de tal apelido até hoje.
Pois bem, quando terminei de falar, Rogério começou a gritar a plenos pulmões, : - Seo Bundaga,Seo Bundaga,Rosiane quer abafabanca de umbu !Sai correndo no maior pique , com o menino nos braços,nem sei como cheguei em casa.O homem saiu na janela irado,gritando : - Seu filho da mãe(ainda bem) Bundaga uma banana!!!(como os palavrões de antigamente eram leves.......)Quem te falou isto?.E Rogério nos meus braços assustado , completou: - Foi Rosiane.......kkkkkkkkk.Dou muitas risadas quando lembro disto até hoje...Fiquei muito tempo sem comprar abafabanca.
O papo tá gostoso,mas vamos á receita:
Umbuzada
2 kg de umbus
½ litro de leite Integral Mococa
Açucar a gosto,usei o Demerara,se quiser mais doce utilize o refinado.
Lave os umbus e leve ao fogo numa panela com água fervente suficiente para cobri-los.
Amasse o fruto com as mãos e retire os caroços. Bata a massa formada no liquidificador,
junto com o leite e o açucar.
|
gelo, para fazer abafabanca,em saquinhos de geladinho, e na jarra, ainda deu para colocar
num potinho para fazer sorvete,rende pra caramba, é uma receita típica do Nordeste,que é
abundante em umbus.
Coloquei nas taças de Champagne que ganhei ,e adorei :Sonhos e Sucesso ,é o que desejo a
todos os amigos que curtem o blog Mundo do Sabor.Um brinde,em grande estilo com
umbuzada!
querida que delicia de receita ..amei quando criança nas nossas viagens ao nordeste tomávamos muito ..agora ja sei fazer
ResponderExcluireu fiz um pão divino
bjokas sadhia
SAdhia - a umbuzada é muito apreciada aqui no nordeste, e os turistas que vem nos vistar ,se encantam.
ResponderExcluirVou ver as novidades do seu blog!
Minha amiga, obrigada pela parte que me toca como admiradora do Blog Mundo do Sabor.Esse brinde é mesmo uma delícia, essas frutinhas da nossa terrinha são demais e de sabores inigualáveis. Você viu o novo visual do meu blog? Foi minha sobrinha que fez, inclusive ela fez também uma página do Cozinhando com Dalva no Facebook,igual a que você fez, só que eu tou toda enrolada, ainda bem que as postagens vão automaticamente. Vou ver se desenrolo rsrsrs, bjs Rosiane.
ResponderExcluirhum...receita de dar água na boca!!!
ResponderExcluirparabens!! deve ser uma delicia mesmo!
bjos.
Dalva,somos privilegiadas com estas frutinhas tão deliciosas.Vi sim, está muito lindo ,a sua sobrinha caprichou!
ResponderExcluirVou procurar sua página no Face para eu curtir!
Beijooos
Jacqueline , é um manjar dos deuses, amooo.
ResponderExcluirObrigada por nos visitar,volte sempre!
Beijoos