Graças a Deus mais um semestre terminou, e tudo deu certo,graças a Deus.Estou amando a facul de Nutrição,unindo o útil ao agradável,para fazer pratos saborosos e ao mesmo tempo saudáveis.Aqueles pratos que amamos ,mas são calóricos e gordurosos podem ser adaptados para um formato light, e foi isto que fiz neste cozido,que ficou muito saboroso e muito mais saudável.
Cozido baiano light da Rosiane
Ingredientes :
- 1 quilo de peito ou chupa molho fresco
- 1 linguiça calabresa light (Modo de fazer esta linguicinha livre de gorduras abaixo)
- 1/2 repolho
- 6 cenouras
- 2 chuchus
- 1/2 abobora
- 1/2 kg de quiabo
- 8 batatinhas medias
- 4 bananas da terra
- 2 cebolas roxas grandes
- 1 pimentão verde grande
- 1/2 molho de coentro
- 4 dentes de alho grandes
- 1 colher de sopa cheia de cominho moido
- 1 colher de sopa de corante (colorau)
- 1 colher de sopa de extrato de tomate
- 1 tomate grande picado
- 6 folhas de louro
- um pouco de vinagre (uma colher)
- sal a gosto ,coloque aos poucos e vá provando
- 1 cebola branca média
- farinha de mandioca
Modo de fazer :
Amasse o alho, sal, cominho e corante. Depois junte a cebola picada, amasse bem, junte o restante dos temperos, inclusive o coentro bem picados, e amasse mais um pouco. Coloque a folhas de louro sem picar.
Corte as carne como se fosse para um ensopado e junte ao tempero. Deixe rechear um pouco sem colocar água. Depois vai colocando água e deixe cozinhar por uns 10 minutos.
Tire a pressão e vá colocando as verduras aos poucos e cozinhando (sempre as mais duras primeiro e cuidado para não cozinhar demais as verduras). Depois de cozidas, separe a metade da abobora, batatinha, quiabo, cenoura e amasse com um auxílio de garfo até ficar uma pasta.
Pegue está verdura amassada, junte com o caldo das carnes cozidas (deixe sempre um pouco na panela para esquentar a carne depois), acrescente folhas de coentro de cebola branca picada, farinha de mandioca e leve ao fogo até o ponto desejado do pirão.
Sirva o pirão em sopeira. A carne e as verduras em outra vasilha. É um delícia, tradição aos domingos aqui em Salvador - Bahia Brasil,e como estou estudando Nutrição e observando os malefícios do colesterol alto etc. etc. ,vou sempre apresentar versões light de comidinhas calóricas e gordurosas, e de vez em quando postar também umas in natura, porque o importante mesmo é o equílibrio.
Aferventar: Não importa se sua linguiça é de porco ou frango você vai precisar aferventar a danada, e isso vai ajudar a tirar uma boa quantidade de gordura.
- Como eu faço: Separo os gomos e coloco em água até ferver e conto 10 minutos, retiro a água e repito o processo só que coloco a linguiça apenas quando a água já estiver fervendo e deixo 10min.
- Como vi na internet: Separe os gomos, faça furos com um garfo e coloque em uma panela com água fervente junto com uma laranja inteira e deixe por 5 minutos. A laranja vai puxar toda a gordura para dentro dela e sua linguiça vai ficar mais saborosa. (serve para feijoada light,cozido light)
Oi Rosiane!
ResponderExcluirSeu cozido ficou super apetitoso, e com pirão então, hummm, babei! kkk
Bjss
Este cozido é parecido com o cozido à portuguesa que comemos aqui em Portugal, a parte do pirão é que cá não existe :)
ResponderExcluirGulosoqb
Que delícia!
ResponderExcluirBeijinhos,....
Espero por ti em:
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
www.facebook.com/omeurefugioculinario
Que bom que gostou pitéis da Dinha.A galera aqui em casa, curte muitooo.Obrigada pela visita ,volte sempre.
ResponderExcluirCarla Ramalho,não duvido disto,afinal fomos colônia portuguessa, e com certeza esta influência veio daí.Agora a parte do pirão,vem de nossas raízes indígenas.
ResponderExcluirObrigada Mary.Beijoos
ResponderExcluir