Páginas

terça-feira, 25 de setembro de 2018

Bolo de cenoura com cobertura de chocolate






Esta receita de bolo de cenoura é prática e rápida, fica pronta em menos de 1 hora e você leva apenas 20 minutos preparando.

BOLO DE CENOURA




  • 3 cenouras médias picadas
    3 ovos
  • 1 xícara de óleo
  • 2 xícaras de açúcar
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 pitada de sal       

pARA A FORMA :

  • Manteiga para untar
  • Farinha para polvilhar

PARA COBERTURA:

  • 5 colheres (sopa) de açúcar
  • 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de leite

MODO DE PREPARO


  1. Depois unte e enfarinhe uma forma e despeje a massa nela. Asse em forno médio por cerca de 40 minutos. Tire do forno, espere amornar e desenforme.

PARA COBERTURA:

  1. Enquanto o bolo assa, em uma panela, coloque todos os ingredientes da cobertura e mexa bem até levantar fervura.
  2. Depois espalhe sobre o bolo ainda quente e quando esfriar vai formar uma casquinha.
  3. Simples, não? Espero que gostem!

Torta de limão da Alice





Uma torta que amo de paixão é a torta de limão.Agora é especialidade da minha filha Alice,a garotinha cresceu e do alto dos seus quinze anos ,prepara sobremesas maravilhosas, melhores que as minhas!
Esta torta foi ela quem fez e a receita , a textura coo diz Ana Maria Braga....Huuuum!!
TORTA DE LIMÃO
Ingredientes
Cobertura
3 claras
6 colheres (sopa) de açúcar
Massa
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de manteiga (o sabor muda se usar margarina)
meia lata de creme de Leite Mococa
1 colher (chá) de fermento em pó
Recheio
1 lata de Leite Condensado Mococa (eu geralmente uso 1 e ½)
6 a 7 colheres  (sopa) de suco de limão
a outra metade da lata de creme de Leite Mococa
1 colher (sopa) de raspas da casca de limão
Modo de Preparo
Massa: Peneire a farinha, faça uma cova no centro e coloque a manteiga, o Creme de Leite e o fermento. Misture-os com as pontas dos dedos, juntando a farinha até que seja toda incorporada à massa e que solte completamente das mãos. Deixe descansar por cerca de 30 minutos na geladeira. Abra a massa, forre uma fôrma de aro removível (25cm de diâmetro), fure o fundo com um garfo e asse em forno médio-alto (200ºC), por cerca de 20 minutos. Enquanto isso, prepare o recheio e a cobertura.
Recheio: Misture bem o leite condensado Mococa com o suco de limão até que adquira consistência de creme (o ideal é bater no liquidificador). Incorpore suavemente o creme de Leite Mococa e as raspas de limão depois que bater.
Cobertura: Em uma batedeira, bata as claras em neve, junte aos poucos o açúcar e continue batendo até obter um merengue bem firme. Recheie a torta com o creme de limão, cubra-a com a cobertura arrumando em colheradas de suspiro, e volte a torta ao forno médio-alto (200ºC), preaquecido, por cerca de 10 minutos, para dourar o merengue (deixe o suspiro levemente dourado, não queimado). Deixe esfriar antes de servir.


sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Empanada baiana








Este prato, faz parte da culinária baiana,apesar de não ser citado em revistas,programas de TV, e não aparecer em cartazes.Assim como o pãozinho delícia da Bahia,aparece muito em festinhas familiares, não tem o glamour do seu co-irmão,mas não é menos delicioso;a grande vantagem é que podem ser usados variados recheios para este bolo salgado,como é chamado no sul.Você pode usar sardinha, frango,peixe, salsicha,presunto ,queijo ou o que  seu paladar mandar.
A massa é macia,boa para ser deglutida bem devagarinho.Para sentir a essência da empanada, coma sem pressa sentindo o mundo do sabor que o petisco oferece.
Nós baianos somos muito trabalhadores,ao contrário do que se propaga por aí,a grande diferença,é que sabemos curtir a vida ,cantar,dançar e celebrar nas horas de folga, fazer muitas amizades,ê povo hospitaleiro.
Voltando ás empanadas,para servir em festa corte em quadradinhos e coloque em forminhas ,ou  não.Se a opção for a segunda, coloque folhas de alface ao redor da bandeja para enfeitar....ah e não se esqueça do tomate cortado em formato de rosa para arrematar.
Recebí a visita de uma réporter ,a fofíssima Giuliana Mancini,do jornal Correio da Bahia que bateu um papo despretensioso, degustando minhas empanadas de festa ,e gostou muito....o fotografo e o motorista também amaram.
Se quiser ver a reportagem , confira aqui

Vamos á receita :

Empanada baiana :

Ingredientes:



Minha empanada na foto da capa!




Empanada 

3 copos de farinha de trigo
2 xícaras e 1/2 de leite
1 copo e 1/2 de óleo
50 gramas de queijo ralado
2 colheres de sopa de fermento em pó
4 ovos inteiros

Recheio :
2 latas de sardinha Gomes da Costa
1 lata de ervilha
1 cebola grande picadinha
1 tomate grande picadinho
1pimentão vermelho picadinho
um pouco de coentro
sal a gosto



ou pode usar também,este que fiz da foto:

1 peito de frango refogado e desfiado
1 tomate grande
1 cebola grande
salsa a gosto
2 colheres de sopa de azeite 
água
2 colheres de sopa de extrato de tomate.

Modo de fazer:

Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador,coloque numa forma untada e enfarinhada,metade da massa,recheio ,restante da massa.Asse em forno moderado por uns 25 a 30 minutos.Usei forma retangular média. 

Recheio de sardinha:

Refogue todos os temperos em óleo ou azeite doce,limpe as sardinhas Gomes da Costa,amasse-as e misture ao refogado.Já existem sardinhas em lata já com molho.

Recheio de frango:


Coloque o azeite na frigideira, quando estiver quente refogue o tomate e a cebola cortado em cubinhos, coloque o cheiro verde,e deixe refogando até os temperos estarem murchos.Acrescente o frango desfiado,o extrato,um pouco de água.e deixe por mais 6 minutos em fogo brando.Deixo um pouco úmido.

Pão Naan (indiano)






O pão Naan é típico da Índia, é fácil de fazer e fica uma delícia!
Pão Naan
Rendimento: 20 unidades
Ingredientes:
250 grs. farinha
50 grs. iogurte
15 grs. fermento biológico
3 c.s. de leite
1/2 c.c. sal
1 ovo
50 grs. de manteiga para untar
Temperos para untar – curry, cominho, marsalla, gengibre em pó e outros a gosto



Modo de Preparo:
  1. Esponja – faça a esponja de fermento. Coloque o leite em uma tigela pequena e com um garfo esmague bem o fermento biológico até dissolve-lo totalmente.
  2. Adicione 2 colheres de sopa de farinha de trigo e o sal, e mexa até obter uma massa meio viscosa e homogênea. Deixe crescer até formar algumas bolhas internas ou aumentar pelo menos o dobro do tamanho (o tempo irá variar de acordo com a temperatura, 1 – 3 horas).
  3. Massa – Em um bowl com uma espátula misture gradualmente a farinha e a esponja de fermento. Acrescente o ovo e o iogurte, mexendo bem. Agora utilizando as mãos, sove a massa até ficar lisa e homogênea por pelo menos 10″.
  4. Deixe descansar por 1 hora ou até a massa dobrar de tamanho.
  5. Assar – vamos utilizar uma panela WOK de costas sobre a boca do fogão, caso você não tenha uma, utilize uma chapa lisa mesmo, mas o ideal seria usar algo redondo.
  6. Modelando – Corte a massa em vários cubos de aproximadamente 3 cm. Coloque farinha sobre uma superfície lisa e abra a massa em formato oval e bem fina com um rolo.
  7. Derreta a manteiga em um pequeno pote e acrescente os temperos e sal.
  8. Com um pincel de silicone, passe um pouco da manteiga temperada sobre um dos lados da massa aberta e coloque sobre o Wok ou chapa. Passe manteiga do outro lado e espere algumas bolhas se levantarem, vire o pão de lado, este lado não fará tantas bolhas. Retire e como quentinho…