Esta viagem começa nos frios mares nórdicos e termina nas nossas mesas tropicais. Principalmente na semana santa, come-se como nunca, bem vou trocar em miúdos , estou falando do bacalhau.
Aberto ao meio, seco e salgado; é muito popular na gastronomia portuguesa, (um alô para as blogueiras e leitores de Portugal que todos os dias, visitam o Mundo do Sabor), onde inclusive é tradicional no Natal.
Em Portugal há mil e uma maneiras de se preparar o bacalhau.
O bacalhau, pelo menos aqui no Brasil, ganha um pouco mais de exposição em épocas como a quaresma, a semana santa e a Páscoa. Basta ligar a televisão ou abrir um jornal ou revista para encontrar uma deliciosa receita. Infelizmente ele não tem muito espaço em outras datas comemorativas. Também não é para menos, deixando de lado questões relacionadas a falta de hábito do brasileiro, o preço “salgado” como o do bacalhau, ainda é a grande barreira para um consumo em maior escala.
Se aguentar esperar a semana santa passar , coma outros peixes igualmente saborosos como o robalo,a merluza, a cavala ,o dourado, mas se está com água na boca, e como eu, quer comer uma salada de bacalhau deliciosa,indico aos nossos leitores uma receita sensacional, seja para a semana santa ou qualquer outra época do ano. Esse típico prato lusitano é muito delicioso e fácil de fazer.
Antes de aportar nas nossas mesas,para que vocês conheçam a cabeça do bacalhau..
Grande parte dos brasileiros não conhece a cabeça de bacalhau porque o Gadus morhua, nome científico do verdadeiro bacalhau, não existe no Brasil.. Além disso, após ter as vísceras retiradas, o bacalhau passa por um processo de salga onde é retirada em média 50% da sua umidade, e nesse processo é também retirada a cabeça do peixe, que não tem valor comercial e impede a salga.
Como todo o bacalhau que entra no Brasil é importado salgado e seco, as alternativas para ver a cabeça de um legítimo bacalhau são através de fotografias, em coleções científicas, ou ainda viajando para os mares do Norte. O bacalhau tem sua origem em um peixe nobre que vive nos mares limpos e frios do Atlântico Norte cuja carne, seca e salgada, é muito apreciada na culinária internacional. Os maiores produtores de bacalhau do mundo são Noruega, Islândia, Portugal, Espanha, Itália, França e Canadá.
Atualmente, existem cinco tipos de peixes salgados e secos no mercado brasileiro, importados da Noruega e de outros países, mas apenas dois podem tecnicamente receber a denominação "bacalhau" - Atlantic Cod Gadus morhua ou Legítimo Bacalhau do Porto ,ou para os íntimos :Portinho;e Pacific Cod Gadus macrocephalus ou Bacalhau do Pacífico (um "clone" do legítimo; o G. macrocephalus é pescado no Pacífico Norte e é muito parecido com o legítimo quando salgado e seco, mas é completamente diferente quando preparado, porque é mais fibroso, não se desmancha em lascas e seu sabor é totalmente diferente. Os demais (Saithe, Ling e Zarbo) deveriam ser classificados como peixes salgados e secos, mas convenientemente também recebem no comércio a denominação de bacalhau.
Close:
Salada de Bacalhau
600 g de bacalhau Portinho dessalgado e desfiado
1 folha de louro
cebolinha a gosto
1 cenoura
8 batatas cozidas cortadas em cubinhos
4 ovos cozidos
2 colheres (sopa) de vinagre
2 tomates cortados em cubinhos
2 cebolaas cortadas em rodelas
Azeite Extra-virgem para regar
Maionese
Salsa Picada
Sal
Pimenta
modo de preparo:
Para dessalgar o bacalhau, primeiramente retire o couro das postas ainda secas, e em seguida coloque-as num pirex com água e deixe na geladeira por 24 horas. Nesse período troque de água pelo menos três vezes. Depois coloque as postas numa panela com água, leve ao fogo e tire quando levantar fervura. Esse processo é bem eficaz para não deixar que as postas se desmanchem caso você faça três ou quatro fervuras seguidas.
Unte um pirex grande com azeite. Coloque o bacalhau desfiado e em seguida as batatas, , os tomates e as cebolas cortadas em rodelas. Depois regue generosamente com o azeite extra virgem e salpique um pouco de orégano. Vale a pena investir num bom azeite extra virgem considerado por muitos um coadjuvante esse ingrediente merece mais atenção. Leve ao forno por 30 minutos e antes de servir adicione a cebolinha. Pronto, bom apetite!
Cozinhar o bacalhau desfiado em fogo brando por 10 minutos, com a água sem ferver, aromatizada com a cenoura e a folha de louro. Tampar e deixar reservado por 30 minutos. Depois de escorrer, colocar numa saladeira, juntamente com as batatas cozidas, cortadas em rodelas, a alface picada e os ovos
Que delícia!!!
ResponderExcluirEu tb fiz hj!!!
Bjs...
Salada de bacalhau é tudod e bom, amo!
ResponderExcluirBjs e Feliz Pascoa
Andreia Braga
Parabéns pelo post, essa salada ficou show!
ResponderExcluirFeliz Páscoa amiga!
bjs,
Andréa...
Manu - também adoro.
ResponderExcluirAndréia - tudo de bom e mais um pouquinho.
Andréa - é umas das saladas que mais gosto.
Bjinhos
que bela salada amiga...bjokinhass
ResponderExcluirOlá amiga...obrigada pelo elogio no meu blog e ja aproveitando e dando os parabéns a sua princesa...Que Deus de muita saude e felicidades a ela...e olha esse bacalhau está de arrasar...adoroooo...fiz tb na sexta feira santa,mas ja tenho postado nas receitas mais antigas...bjinhus e fique com Deus!
ResponderExcluirOi amiga...
ResponderExcluirEstá aí o meu peixe preferido!
E gostei muito do close... rsrs
Você acredita que nunca preparei uma salada de bacalhau? Está na hora de experimentar...
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/
Obrigada Fátima, ela mandou um beijinho para você,bacalhau é um prato muito saboroso.
ResponderExcluirDanii - experimenta , fica uma delícia, ,peixinho simpático,hein????rssrs