Faça sua encomenda!

Seja Bem-Vindo(a) ao Mundo do Sabor -
Aqui você encontra deliciosas receitas práticas ,
com gostinho de comida caseira
feitas com muito amor e carinho.
Além de tudo um pouco de prosa
falando do que amo,
do que sinto com muita simplicidade.



Telefone para encomendas : 8770- 9961(Oi)


Se Deus é por mim ,quem será contra mim?Jesus nos protege sempre.

Quer seguir meu blog, ver novas postagens atualizadas?Então siga !!

terça-feira, 24 de abril de 2012

Cuzcuz de Quinua com cenoura e maçã











A Quinua é consumida por tribos andinas da Bolívia há mais de 500 anos.É uma excelente fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico, que leva mais tempo para ser transformado em açúcar no sangue. Isso evita a produção em excesso de insulina, o hormônio responsável pelo estoque de gordurinhas. Ainda tem vitaminas, sais minerais e gordura boa. Mas é a proteína de alto valor biológico que faz desse grão um alimento especial. “A quinua tem uma combinação de aminoácidos (componentes da proteína) semelhante à do arroz e feijão juntos”, atesta Jaime Farfan, coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação da Universidade de Campinas (Unicamp). Cada grão contém 20 aminoácidos diferentes, entre eles a metionina e a lisina, responsáveis pela formação de uma proteína completa e de boa absorção – quase uma exclusividade dos alimentos de origem animal. Por isso, você pode recorrer a ele para recuperar e manter os músculos – importante para acelerar o metabolismo e, com isso, queimar mais calorias. A vantagem é ser livre da gordura saturada das carnes, que, em excesso, prejudica o coração. Ao contrário: tem ômega 3, gordura que limpa as artérias.
Ok, a quinua não tem a mesma quantidade de ferro que a carne. Porém, ganha de qualquer outro cereal também nesse quesito. Em cada 100 gramas, são 10,9 miligramas do mineral, que combate a anemia e garante pique. “Essa é uma ótima notícia para quem come pouca (ou nenhuma) carne vermelha” como eu .O mix de fibras e vitaminas (C, E e especialmente as do complexo B) completa a valiosa ficha nutricional da quinua, considerado pela Food and Agriculture Organization (FAO) o melhor e mais completo alimento de origem vegetal.
Importada da Bolívia, a embalagem com meio quilo custa aqui em Salvador,R$ 16,50,comprei no Atakarejo do Caminho de Areia.. O preço é salgado? Se você comparar com o de uma caipirinha de saquê, comum na happy hour, não é tanto assim. Lembre-se de que o cereal é fonte de proteína, nutriente mais caro que os outros. Além disso, chega a triplicar de tamanho depois de cozido – ou seja, um pacotinho dá para várias receitas.
Ok, a quinua não tem a mesma quantidade de ferro que a carne. Porém, ganha de qualquer outro cereal também nesse quesito. Em cada 100 gramas, são 10,9 miligramas do mineral, que combate a anemia e garante pique. “Essa é uma ótima notícia para quem come pouca (ou nenhuma) carne vermelha” como eu .O mix de fibras e vitaminas (C, E e especialmente as do complexo B) completa a valiosa ficha nutricional da quinua, considerado pela Food and Agriculture Organization (FAO) o melhor e mais completo alimento de origem vegetal.Importada da Bolívia, a embalagem com meio quilo custa aqui em Salvador,R$ 16,50,comprei no Atakarejo do Caminho de Areia.. O preço é salgado? Se você comparar com o de uma caipirinha de saquê, comum na happy hour, não é tanto assim. Lembre-se de que o cereal é fonte de proteína, nutriente mais caro que os outros. Além disso, chega a triplicar de tamanho depois de cozido – ou seja, um pacotinho dá para várias receitas.É por este e por outros motivos,que adotei a quinua como alimento indispensável na minha dieta do dia-a-dia, meu marido e minhas meninas gostaram muito ,e dá para fazer uma infinidade de pratos com o grãozinho, fiz pães, cuzcuz,salada, panquecas e passo a agora para vocês a receita do cuzcuz:









Cuzcuz de Quinua orgânico com cenoura e maçã
Ingredientes:
1 xícara de chá de Quinua em grãos1 e 1/2 xícara de chá de caldo de legumes
1/2 xícara de chá de ervilha torta ou vagem picada
1/2 xícara de chá de milho verde
1 maçã sem casca picada em cubos
1/2 cenoura ralada
1 colher de sopa cheia de salsa picada
1/2 colher de sopa de gengibre picadinho
1/colher de chá de páprica picante (opcional)
1/2 colher de chá de sal
Azeite de oliva extra virgem.

Modo de fazer:
1/2 xícara de chá de ervilha torta ou vagem picada1/2 xícara de chá de milho verde1 maçã sem casca picada em cubos1/2 cenoura ralada1 colher de sopa cheia de salsa picada1/2 colher de sopa de gengibre picadinho1/colher de chá de páprica picante (opcional)1/2 colher de chá de salAzeite de oliva extra virgem.
Modo de fazer:

Colocar para ferver o caldo de legumes com a páprica.Depois de fervida acrescentar a quinua e cozinhar por 15 minutos com a panela tampada em fogo brando.Destampar a panela e verificar o ponto do grão,que deverá estar cozido al dente.Desligar o fogo e separar a panela destampada,escorrer numa peneira.Em fogo alto colocar numa frigideira grande um fio de azeite de oliva, o gengibre e a metade da sasinha para fritar um pouco.Acrescentar a ervilha torta ,o milho e saltear durante 1 minuto,mexendo sempre com uma espátula.Acrescentar a quinua cozida e misturar.Em seguida, acrescentar a cenoura ralada e a maçã.Cozinhar por mais 1 minuto em fogo bem baixo.Desligar o fogo,adicionar a salsinha,acrescentar o sal .Untar com azeite um bowl e coloque a mistura ,apertando bem.Desenforme num prato e decore a gosto.

6 comentários:

Andréa Santana disse...

UAU.....QUE DELÍCIA!
AS FOTOS ESTÃO LINDAS, ADOREI!
EU FIZ A RECEITA DO SEU RAVIOLI, QUANDO EU POSTAR TE FALO,
A MASSA É MARAVILHOSA!

BJS ♥

http://www.andreaquitutes.com/2012/04/sorteio-kit-hemmer-alimentos.html

Guloso e Saudável disse...

Olá Rosiane,
Que delicia esta receita, as fotos também estão ótimas, parabéns.
Beijo,
Vânia

Anônimo disse...

Adoro seu blog, recebo tudo no meu e-mail, porém a letra é muito muito e tenho uma certa dificuldade pra ler pois meu grau é bem alto. JOANA

Mundo do Sabor disse...

Oi Vânia, que bom que gostou amiga,estava sumida ,problemas no PC,mas doida de saudades do mundo das blogueiras.

Joana, coloquei as letras maiores, agora acho que icará melhor apra você, fico muito feliz que siga o nosso blog, sempre estarei trazendo novidades.

Beijinhos

Valentina disse...

Rosiane ficou lindo!! E com ótimos ingredientes.

Mundo do Sabor disse...

Obrigada pela visita Tina, que bom que gostou, este cuzcuz é muito rico em nutrientesw, ótimo para todos ,principalmente as mulheres, seu consumo diminue a TPM, e melhora os sintomas da menopausa.
Beijinhos