Faça sua encomenda!

Seja Bem-Vindo(a) ao Mundo do Sabor -
Aqui você encontra deliciosas receitas práticas ,
com gostinho de comida caseira
feitas com muito amor e carinho.
Além de tudo um pouco de prosa
falando do que amo,
do que sinto com muita simplicidade.



Telefone para encomendas : 8521-2289 (Oi)


Se Deus é por mim ,quem será contra mim?Jesus nos protege sempre.

Quer seguir meu blog, ver novas postagens atualizadas?Então siga !!

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Coxinha de Farofa da Lapa







Há mais de 70 anos uma coxinha inventada na Lapa, feita com massa de pastel e recheada com farofa de frango, vem conquistando o paladar de quem a experimenta. A iguaria surgiu quase por acaso, para aproveitar sobras, e aos poucos foi ganhando fama.
Segundo dizem, a coxinha de farofa surgiu no final dos anos 1940, numa festa dedicada a São Benedito. Como sobravam massa de pastel e um recheio de frango à base de farinha de milho, Maria da Gloria Kuss decidiu juntar tudo num salgado em formato de coxinha. Foi um sucesso.
Mas só era possível comer uma coxinha da farofa nas festas religiosas lapeanas. Foi D. Rosa Mazur Kugeratski, 68, arrendatária da tradicional panificadora Zeni, que passou a produzir as coxinhas regularmente. Desde então, a casa vende dezenas de salgados por dia. Outras panificadoras e pastelarias da cidade aderiram. Na festa, elas saíram às centenas, com recheios variados, como bacalhau, maçã ou brigadeiro.
Curiosamente, a coxinha de farofa lembra bem mais a samosa, o pastel indiano, que o tradicional salgado que inspirou seu nome e formato. A massa é bem fina (de pastel, afinal), e o recheio é farto, úmido e saboroso. Por si, valeria uma visita periódica à Lapa. Mas a cidade tem muito mais (inclusive pro estômago). Como boa sotorepolitana e como o nome do meu blog já diz, aberta ao Mundo do Sabor, resolví fazer este manjar dos deuses, aqui em casa mesmo,e digo para vocês o resultado foi surpreendente.Família amou, e meu projeto de dieta foi para as cucuias.rsrsrs

Coxinha de Farofa do Festival Tropeiro da Lapa
Ingredientes:
- 2 kg de frango
- água do cozimento do frango
- 1 cebola
- 4 tomates
- 1/2 kg de farinha de milho
- massa de pastel
- salsinha e cebolinha
- óleo para fritar

Modo de fazer:


Para enganar as meninas .fiz uma coxinha gigante.kkkkkkk onde fritar um colosso destes???Haja massa de pastel.Melhor fazer pequenas mesmo.



Primeiro prepare um molho tradicional de tomates. Refogue a cebola, acrescente os tomates e apure até começar a levantar bolhas. Em seguida, adicione o caldo de frango. Deixe ferver para só depois colocar o frango. Se ficar seco use mais água. Assim que o molho com o frango estiver pronto, acrescente a farinha aos poucos até dar uma mistura consistente, com aspecto de massa. Para temperar, use sal e cheiro verde a gosto.




A massa de pastel deve ser cortada em tiras longas e na espessura de uns dois dedos. Com o recheio ainda quente faça uma modelagem no formato da coxinha tradicional. Na sequência enrole ao redor do recheio - já com formato de coxinha - a massa do pastel, cuidando para não deixar nem um espaço sem cobertura da massa. Aí é só fritar e saborear.



Fiz  também galerinha no modelo assado, afinal sou estudante de Nutrição, e tenho que experimentar formatos mais saudáveis para meu bem-estar da minha família ,saboreei é claro ,com a xícara do meu Baêeeaaa com suco de uva, apesar dele não estar com este cartaz todo.Mas vai subir.......Eu acredito...

Aqui um vídeo que fiz para ensinar vocês a enrolar nossa coxinha com a massa de pastel ,agora vai ficar mais fácil.Amo vocês!!!


6 comentários:

Simone Cristiane Tsutsumi disse...

Hum vou fazer!!! Fiquei com vontade rs obrigada linda!

Selma Helena. disse...

Tá aí uma receita diferente da qual muito me agradei! Vou tentar!

Mary - Strawberrycandy disse...

Que delícia!
Feliz Dia de Reis :)
Beijinhos,
Espero por ti em:
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
www.facebook.com/omeurefugioculinario

Mundo do Sabor disse...

OI Si, do Japão,prestigiando minhas receitinhas.Faça mesma amigaaa, uma delícia e super diferente, né??Beijoos

Mundo do Sabor disse...

Diliçaaaaa, Mary.Vale a pena fazê-la.

Mundo do Sabor disse...

Selma Helena, tudo de bom, vale a pena ,amiga.