Faça sua encomenda!

Seja Bem-Vindo(a) ao Mundo do Sabor -
Aqui você encontra deliciosas receitas práticas ,
com gostinho de comida caseira
feitas com muito amor e carinho.
Além de tudo um pouco de prosa
falando do que amo,
do que sinto com muita simplicidade.



Telefone para encomendas : 8770- 9961(Oi)


Se Deus é por mim ,quem será contra mim?Jesus nos protege sempre.

Quer seguir meu blog, ver novas postagens atualizadas?Então siga !!

segunda-feira, 22 de maio de 2017

Brioches da Vovó












Há muito tempo atrás eu ensaiava as crianças da minha rua,isto antes de eu casar e ter minhas filhas,pois bem ensaiava e levava para o abrigo de velhinhos, o D. Pedro II para eles dançarem para os aniversariantes do mês;Fazia um bolo enorme ,confeitava e levava docinhos, salgadinhos,sucos e refris.Eles ficavam numa alegria inenarrável, uns choravam ,lembravam da infância,,um certo senhor chamado de coração porque ele tinha uma doença cardíaca ,me disse ás lágrimas que nunca havia tido uma comemoração do seu aniversário,isto me comoveu muito.

                      Eu mocinha,confeitando o bolo do aniversário de Coração


                               As meninas dançando no abrigo D. Pedro II


                   Coração apagando a velinha do seu aniversário

Numa destas visitas ,conhecí uma velhinha ,lúcida de 115 anos, ela me contou uma história que jamais esquecí,e me deu uma receita de um pão que fazia para seu noivo, que corri desesperadamente atrás de uma caneta ,e anotei na minha agenda, que conservo até hoje, a caneta que encontrei foi vermelha,mas escrevia?Então servia.rsrs
                                        Minha antiga agenda



                                             Receita de brioches da vovó Ernestina

.Depois incrementei este pão de massa mole, com presunto e queijo e ficou dos deuses.Ela me contou que tinha um noivo que amava muito e ela era da cidade de Pojuca, Era muito novinha na época e seu pai permitiu o casamento,O destino não deixou que acontecesse ,seu noivo infelizmente se foi, Ela me disse que ficou desesperada ,meses depois  conheceu um rapaz que começou a cortejá-la ,um dia num passeio com seu irmão de cicerone ela me disse que o rapaz ,então seu noivo,lhe disse ; - Ainda bem que seu noivo morreu porque assim agora você vai ser minha.Ela me disse que jogou as alianças aos pés dele disse: - Não vou mais casar!!!
E assim ficou moça velha e viveu muitooo......E sempre fazia este pão que muito lhe lembrava seu noivo Otaviano,seu verdadeiro amor.Hoje eles devem estar juntos em outra vida.

                                                Eu, Vovó Ernestina e Rosa




E a receita do pão de Vovó Ernestina  vou dar para vocês .Ela me deu tudo em copos,mas coloquei em gramas;

Brioches

Ingredientes :

400 g de farinha de trigo
150 g de queijo parmesão
200 gr. de queijo
200 gr. de presunto
4 ovos
1 sachê de fermento biológico seco  ou 1 colher e meia de fermento fresco
4 xícaras de leite morno
sal a gosto
4 batatas médias cozidas e passadas pelo espremedor
gema para pincelar
orégano para polvilhar
margarina para untar a forma



Modo de fazer :

Desmanche o fermento no leite morno,junte com um fouet, a farinha , os ovos inteiros,por último as batatas ainda quentes e o queijo parmesão,
Unte uma assadeira grande com bastante manteiga,coloque metade da massa,espalhe o queijo,depois o presunto e coloque o restante da massa por cima,deixe descansar por 1 hora,e cooque em forno previamente aquecido por 10 minutos a 180 graus,Pincele antes de levar ao forno.Depois de assado ,deixe esfriar se conseguir,o cheirinho é irresistível,e corte em quadradinhos.

Esta foto é do brioche frio,olha esta massa que textura.Derrete na boca.

4 comentários:

Mary - Strawberrycandy disse...

Que linda história,.....são esses momentos que recordamos para sempre no nosso coração. Que rico brioche,...
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

Unknown disse...

Boa Tarde!
Ontem estava buscando na internet uma receita de brioche que fosse semelhante a da minha irmã, porém tive uma grande surpresa!! Ernestina (Tina), pessoinha mais linda e pura que conheci.
Durante muito anos frequentei o asilo D. Pedro, e, sempre estava com ela.
Foi um lindo momento para mim encontra-la no seu blog, e ensinando a receita que eu tanto desejava.
Muito obrigada por esse compartilhamento

Monica

Mundo do Sabor disse...

Mônica, como fiquei feliz com o seu comentário.D. Ernestina era um doce de pessoa e lembrava tudinho da sua juventude nos seus 114 anos de idade, recentemente no dia 23 de Julho ,fui com as crianças da época ,hoje homens e mulheres ,com filhos, suas profissões, foi emocionante.O bolo de abacaxi que coloquei aqui no blog fiz para este dia.Apareça sempre por aqui Mônica.Beijos

Mundo do Sabor disse...

Com certeza Mary, me acariciam o coração ,as lembranças do ArigoD. Pedro II, cada amigo que fiz.Vou passar no seu blog.