Faça sua encomenda!

Seja Bem-Vindo(a) ao Mundo do Sabor -
Aqui você encontra deliciosas receitas práticas ,
com gostinho de comida caseira
feitas com muito amor e carinho.
Além de tudo um pouco de prosa
falando do que amo,
do que sinto com muita simplicidade.



Telefone para encomendas : 8770- 9961(Oi)


Se Deus é por mim ,quem será contra mim?Jesus nos protege sempre.

Quer seguir meu blog, ver novas postagens atualizadas?Então siga !!

sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Empanada baiana








Este prato, faz parte da culinária baiana,apesar de não ser citado em revistas,programas de TV, e não aparecer em cartazes.Assim como o pãozinho delícia da Bahia,aparece muito em festinhas familiares, não tem o glamour do seu co-irmão,mas não é menos delicioso;a grande vantagem é que podem ser usados variados recheios para este bolo salgado,como é chamado no sul.Você pode usar sardinha, frango,peixe, salsicha,presunto ,queijo ou o que  seu paladar mandar.
A massa é macia,boa para ser deglutida bem devagarinho.Para sentir a essência da empanada, coma sem pressa sentindo o mundo do sabor que o petisco oferece.
Nós baianos somos muito trabalhadores,ao contrário do que se propaga por aí,a grande diferença,é que sabemos curtir a vida ,cantar,dançar e celebrar nas horas de folga, fazer muitas amizades,ê povo hospitaleiro.
Voltando ás empanadas,para servir em festa corte em quadradinhos e coloque em forminhas ,ou  não.Se a opção for a segunda, coloque folhas de alface ao redor da bandeja para enfeitar....ah e não se esqueça do tomate cortado em formato de rosa para arrematar.
Recebí a visita de uma réporter ,a fofíssima Giuliana Mancini,do jornal Correio da Bahia que bateu um papo despretensioso, degustando minhas empanadas de festa ,e gostou muito....o fotografo e o motorista também amaram.
Se quiser ver a reportagem , confira aqui

Vamos á receita :

Empanada baiana :

Ingredientes:



Minha empanada na foto da capa!




Empanada 

3 copos de farinha de trigo
2 xícaras e 1/2 de leite
1 copo e 1/2 de óleo
50 gramas de queijo ralado
2 colheres de sopa de fermento em pó
4 ovos inteiros

Recheio :
2 latas de sardinha Gomes da Costa
1 lata de ervilha
1 cebola grande picadinha
1 tomate grande picadinho
1pimentão vermelho picadinho
um pouco de coentro
sal a gosto



ou pode usar também,este que fiz da foto:

1 peito de frango refogado e desfiado
1 tomate grande
1 cebola grande
salsa a gosto
2 colheres de sopa de azeite 
água
2 colheres de sopa de extrato de tomate.

Modo de fazer:

Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador,coloque numa forma untada e enfarinhada,metade da massa,recheio ,restante da massa.Asse em forno moderado por uns 25 a 30 minutos.Usei forma retangular média. 

Recheio de sardinha:

Refogue todos os temperos em óleo ou azeite doce,limpe as sardinhas Gomes da Costa,amasse-as e misture ao refogado.Já existem sardinhas em lata já com molho.

Recheio de frango:


Coloque o azeite na frigideira, quando estiver quente refogue o tomate e a cebola cortado em cubinhos, coloque o cheiro verde,e deixe refogando até os temperos estarem murchos.Acrescente o frango desfiado,o extrato,um pouco de água.e deixe por mais 6 minutos em fogo brando.Deixo um pouco úmido.

Nenhum comentário: