Faça sua encomenda!

Seja Bem-Vindo(a) ao Mundo do Sabor -
Aqui você encontra deliciosas receitas práticas ,
com gostinho de comida caseira
feitas com muito amor e carinho.
Além de tudo um pouco de prosa
falando do que amo,
do que sinto com muita simplicidade.



Telefone para encomendas : 8770- 9961(Oi)


Se Deus é por mim ,quem será contra mim?Jesus nos protege sempre.

Quer seguir meu blog, ver novas postagens atualizadas?Então siga !!

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Brigadeiro - um docinho bem brasileiro







De todos os docinhos é o mais querido,o mais disputado,o mais gostoso.Difícil alguém não gostar de brigadeiro.Não pode faltar em festinha de criança, e de adulto também.
Este docinho é bem brasileiro, e figura nas mesas de festas desde a década de 40, quando um jovem brigadeiro chamado Eduardo Gomes, disputou as eleições com Dutra, logo após a deposição de Getúlio Vargas em 1945;O brigadeiro “que é bonito e é solteiro”,este era seu bordão de campanha e as senhoras preparavam docinhos para trocar por donativos de campanha,e uma delas mineira segundo se conta, preparou pela primeira vez e ofereceu ao candidato '"os docinhos preferidos do brigadeiro,ele pode até não ter ganho a campanha mas ficou eternizado no nome deste docinho .
O doce é feito com com leite condensado, margarina e chocolate em pó. Coloca-se tudo em uma panela e leva-se ao fogo até soltar bem do fundo da panela. Retira-se e coloca-se num prato untado de manteiga para esfriar um pouco. Quando estiver morna a massa, untar as mãos com manteiga e fazer as bolinhas. Passam-se em confeitos bem pequeninos ou chocolate granulado. Colocam-se em forminhas de papel.
O "brigadeiro" é um docinho de festa muito apreciado em todo o Brasil. Ele é conhecido em muitos países como "trufas brasileiras", pois a textura macia e delicada do chocolate faz lembrar as trufas francesas, embora o "brigadeiro" seja bem mais doce que elas. Os "brigadeiros" eram sempre servidos nas festas infantis, logo depois da hora do bolo e após cantar o "Parabéns". Hoje em dia, o protocolo foi quebrado e as crianças (de todas as idades) liquidam os "brigadeiros" que enfeitam a mesa do bolo bem antes da hora programada.
Fiz os meus com o leite condensado Moça da Nestlé,e com o chocolate dos dois frades,é sempre bom usar produtos de qualidade ,para que o resultado final seja perfect.Ficam uma delícia, firmes porém macios por dentro.

Ingredientes:
2 latas de leite condensado
2  colheres de sopa de margarina sem sal
6 colheres de sopa de chocolate em pó.

Modo de fazer:
 Misture todos os ingredientes,coloque numa panela, e leve ao fogo brando,até soltar do fundo da panela,logo abaixo vou colcoar o passo a passo para você fazer um brigadeiro perfeito.

O primeiro de todos os critérios é escolher ingredientes de qualidade usei:



Use margarina sem sal,misturei o leite condensado a margarina e o chocolate e mexi em fogo brando,até soltar do fundo da panela ,mais ou menos uns 8 minutos),quando você inclina a panela ele fica assim:




Coloque num prato untado com margarina para esfriar:


Ele depois de frio fica nesta consistência firme,porém macio,imagine uma bolinha desta sendo degustada por você ,derretendo na boca.....








Agora com as mãos untadas faça bolinhas e passe pelo chocolate granulado:



 O brigadeiro está pronto para ser servido.Este docinho fez parte da infância de todos os brasileiros,e me lembra muita coisa boa,  não faltava nas festinhas que Mainha fazia para mim!Na outra postagem coloco a receita do beijinho ,ele é o segundo da lista dos docinhos brasileiros mais queridos!!!

4 comentários:

sadhia disse...

humm que delicia amei bjinhos passa lá no blog que tem promoção mococa
bjinhos

Mundo do Sabor disse...

Que bom que gostou,brigadeiro é mesmo tudo de bom!!!

Anônimo disse...

oi quanto tempo antes de uma festa, posso deixar a massa pronta e quanto tempo antes os docinhos já enrolados?

Mundo do Sabor disse...

Pode fazer os docinhos 3 dias antes da festa .Fica com uma crostinha de açucar ,mas delicioso.

Bjokas