Faça sua encomenda!

Seja Bem-Vindo(a) ao Mundo do Sabor -
Aqui você encontra deliciosas receitas práticas ,
com gostinho de comida caseira
feitas com muito amor e carinho.
Além de tudo um pouco de prosa
falando do que amo,
do que sinto com muita simplicidade.



Telefone para encomendas : 8770- 9961(Oi)


Se Deus é por mim ,quem será contra mim?Jesus nos protege sempre.

Quer seguir meu blog, ver novas postagens atualizadas?Então siga !!

domingo, 24 de abril de 2011

Salada de bacalhau




Esta viagem começa nos frios mares nórdicos e termina nas  nossas mesas tropicais. Principalmente na semana santa, come-se como nunca, bem vou trocar em miúdos , estou falando do bacalhau.
 Aberto ao meio, seco e salgado; é muito popular na gastronomia portuguesa, (um alô para as blogueiras e leitores de Portugal que todos os dias, visitam o Mundo do Sabor), onde inclusive é tradicional no Natal.
Em Portugal há mil e uma maneiras de se preparar o bacalhau.
O bacalhau, pelo menos aqui no Brasil, ganha um pouco mais de exposição em épocas  como a quaresma, a semana santa e a Páscoa. Basta ligar a televisão ou abrir um jornal ou revista para encontrar uma deliciosa receita. Infelizmente ele não tem muito espaço em outras datas comemorativas. Também não é para menos, deixando de lado questões relacionadas a falta de hábito do brasileiro, o preço “salgado”  como o do bacalhau, ainda é a grande barreira para um consumo em maior escala.
Se aguentar esperar a semana santa passar , coma outros peixes igualmente saborosos como o robalo,a merluza, a cavala ,o dourado, mas se está com água na boca, e como eu, quer comer uma salada de bacalhau deliciosa,indico aos nossos leitores uma receita sensacional, seja para a semana santa ou qualquer outra época do ano. Esse típico prato lusitano é muito delicioso e fácil de fazer.

Antes de aportar nas nossas mesas,para que vocês conheçam a cabeça do bacalhau..
Grande parte dos brasileiros não conhece a cabeça de bacalhau porque o Gadus morhua, nome científico do verdadeiro bacalhau, não existe no Brasil.. Além disso, após ter as vísceras retiradas, o bacalhau passa por um processo de salga  onde é retirada em média 50% da sua umidade, e nesse processo é também retirada a cabeça do peixe, que não tem valor comercial e impede a salga.
Como todo o bacalhau que entra no Brasil é importado salgado e seco, as alternativas para ver a cabeça de um legítimo bacalhau são através de fotografias, em coleções científicas, ou ainda viajando para os mares do Norte. O bacalhau tem sua origem em um peixe nobre que vive nos mares limpos e frios do Atlântico Norte cuja carne, seca e salgada, é muito apreciada na culinária internacional. Os maiores produtores de bacalhau do mundo são Noruega, Islândia, Portugal, Espanha, Itália, França e Canadá.
Atualmente, existem cinco tipos de peixes salgados e secos no mercado brasileiro, importados da Noruega e de outros países, mas apenas dois podem tecnicamente receber a denominação "bacalhau" - Atlantic Cod Gadus morhua ou Legítimo Bacalhau do Porto ,ou para os íntimos :Portinho;e Pacific Cod Gadus macrocephalus ou Bacalhau do Pacífico (um "clone" do legítimo; o G. macrocephalus é pescado no Pacífico Norte e é muito parecido com o legítimo quando salgado e seco, mas é completamente diferente quando preparado, porque é mais fibroso, não se desmancha em lascas e seu sabor é totalmente diferente. Os demais (Saithe, Ling e Zarbo) deveriam ser classificados como peixes salgados e secos, mas convenientemente também recebem no comércio a denominação de bacalhau.

Close:


Salada de Bacalhau



600 g de bacalhau Portinho dessalgado e desfiado
1 folha de louro
cebolinha a  gosto
1 cenoura
8 batatas cozidas cortadas em cubinhos
4 ovos cozidos
2 colheres (sopa) de vinagre
2 tomates cortados em cubinhos

2 cebolaas cortadas em rodelas
Azeite Extra-virgem para regar
Maionese
Salsa Picada
Sal
Pimenta



modo de preparo: 



Para dessalgar o bacalhau, primeiramente retire o couro das postas ainda secas, e em seguida coloque-as num pirex com água e deixe na geladeira por 24 horas. Nesse período troque de água pelo menos três vezes. Depois coloque as postas numa panela com água, leve ao fogo e tire quando levantar fervura. Esse processo é bem eficaz para não deixar que as postas se desmanchem caso você faça três ou quatro fervuras seguidas.
Unte um pirex grande com azeite. Coloque o bacalhau desfiado e em seguida as batatas, , os tomates e as cebolas cortadas em rodelas. Depois regue generosamente com o azeite extra virgem e salpique um pouco de orégano. Vale a pena investir num bom azeite extra virgem considerado por muitos um coadjuvante esse ingrediente merece mais atenção. Leve ao forno por 30 minutos e antes de servir adicione a cebolinha. Pronto, bom apetite!
Cozinhar o bacalhau desfiado em fogo brando por 10 minutos, com a água sem ferver, aromatizada com  a cenoura e a folha de louro. Tampar e deixar reservado por 30 minutos. Depois de escorrer, colocar numa saladeira, juntamente com as batatas cozidas, cortadas em rodelas, a alface picada e os ovos em rodelas,e p tomate. Temperar com sal, pimenta, azeite e vinagre. Enfeitar com maionese e salsa picada, levando à geladeira antes de servir.

8 comentários:

"Manjares da Manu" disse...

Que delícia!!!
Eu tb fiz hj!!!

Bjs...

Andreia Braga disse...

Salada de bacalhau é tudod e bom, amo!

Bjs e Feliz Pascoa

Andreia Braga

Andréa Santana disse...

Parabéns pelo post, essa salada ficou show!

Feliz Páscoa amiga!
bjs,
Andréa...

Mundo do Sabor disse...

Manu - também adoro.

Andréia - tudo de bom e mais um pouquinho.

Andréa - é umas das saladas que mais gosto.

Bjinhos

Isabel Salvador disse...

que bela salada amiga...bjokinhass

Fátima Osaka disse...

Olá amiga...obrigada pelo elogio no meu blog e ja aproveitando e dando os parabéns a sua princesa...Que Deus de muita saude e felicidades a ela...e olha esse bacalhau está de arrasar...adoroooo...fiz tb na sexta feira santa,mas ja tenho postado nas receitas mais antigas...bjinhus e fique com Deus!

Daniana Bittencourt disse...

Oi amiga...
Está aí o meu peixe preferido!
E gostei muito do close... rsrs
Você acredita que nunca preparei uma salada de bacalhau? Está na hora de experimentar...
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

Mundo do Sabor disse...

Obrigada Fátima, ela mandou um beijinho para você,bacalhau é um prato muito saboroso.

Danii - experimenta , fica uma delícia, ,peixinho simpático,hein????rssrs