Por estes dias na feirinha, o vendedor de frutas, sempre solícito, me apresentou a esta frutinha, que confesso já havia visto,mas não tinha dado muita importância, mas diante da eloquência do vendedor e das características da frutinha que ele disse originária da Malásia e que chamava-se rambutã,me rendí ao seu apelo e comprei muitas e as juntei á conhecidíssima manga, acerola, banana,maçã e ameixa.
Cortei a casca grossa e espinhosa, com cautela e com a mesma cautela,provei do fruto branco e gelatinoso e simplesmente amei!Tem um sabor muito bom, pesquisei e encontrei muitas peculiaridades desta frutinha exótica e quem tem muitas propriedades medicinais.
Na foto minha filhinha e seu gatinho olhando a frutinha diferente.
Na Malásia, frutificam geralmente duas vezes por ano, a primeira, a cultura principal, em junho e uma menor em Dezembro. Nas Filipinas, a floração ocorre a partir de finais de Março e início de Maio e os frutos maduros a partir de julho a outubro ou ocasionalmente em novembro. Os frutos devem ser manuseados com cuidado e mantido seco, fresco e bem ventilado para atrasar a deterioração.
OUTROS NOMES:
Entre nós é conhecida como rambotão; em países de língua inglesa: rambutan; Espanhol: rambután; Frances: ramboutan , ramboutanier, lichi chevelu; Alemanha: Rambutan; Filipinas: rambutan, usan; Cambodja: saaw maaw, ser mon; Tailandia: ngoh, phruan; Vietnam: chom chom; India: ramboostan; China:Shao Tzu.
ESPÉCIES:Existem mais de 30 espécies de Nephelium com frutos comestíveis. Outras espécies incluem pulasan ( N. ramboutan-ake ), korlan ( N. hypoleucum ), rambutã gigante ( N. cuspidatum ), sungkit ( N. maingayi ) e Arut ( N. xerospermoides ).
Existem mais de 200 cultivares dorambotão no Sudeste da Ásia.
USO MEDICINAL
Dentre os princípios ativos da planta encontram-se saponinas e taninos e um alcalóide nas sementes. O Rambutã é rico em vitamina C, carboidratos, proteínas, cálcio, fósforo, potássio, ferro, niacina. Sua polpa é doce e pouco ácida, semelhante à uva. O extrado da raiz é utilizado para tratar febre e o cataplasma das folhas para aliviar as dores de cabeça.
Vale a pena experimentar o rambutã, depois me diga se não é uma delícia?!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário