Faça sua encomenda!

Seja Bem-Vindo(a) ao Mundo do Sabor -
Aqui você encontra deliciosas receitas práticas ,
com gostinho de comida caseira
feitas com muito amor e carinho.
Além de tudo um pouco de prosa
falando do que amo,
do que sinto com muita simplicidade.



Telefone para encomendas : 8770- 9961(Oi)


Se Deus é por mim ,quem será contra mim?Jesus nos protege sempre.

Quer seguir meu blog, ver novas postagens atualizadas?Então siga !!

domingo, 3 de fevereiro de 2008

SALTENHAS







Comi este salgadinho uma vez, e foi inesquecível. Aprendí logo a receita e mãos a obra,quem me deu foi minha madrinha Carmen, quitureira de mão cheia, que sabe segredos que fazem a diferença,vou passar a receita para vocês, e sei que quando fizerem vão saber do que estou falando.


Ingredientes
150 g de margarina ou gordura hidrogenada
2 gemas
1 xícara (chá) de água
1 colher (café) de sal
1 colher (sobremesa) de colorau
1 colher (sopa) de vinagre branco
Farinha de trigo até soltar das mãos

Ingredientes para o Recheio
500 g de carne moída refogada com temperos a gosto
Depois de refogada acrescente:
½ xícara de chá de azeitonas verdes bem picadas
1 xícara de chá de uvas passas
2 ovos cozidos picados
1 colher de (sopa) bem cheia de molho de pimenta
½ xícara de chá de cheiro

Modo de Preparo do Recheio :

• Misturar tudo e deixar descansar.

Modo de Preparo da massa:

• Abra a massa, corte e recheie,feche em formato de pastel e trance . Pincele com ovo e assar.

Aqui um vídeo de uma  aula que ministrei na Grupo da Igreja,ensinando o passo a passo de como fazer tranças em saltenhas:



32 comentários:

Unknown disse...

O visual e maravilhoso!!!
Assim que eu fiser eu digo como ficou o paladar.
KIKA

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rosiane Moreira disse...

Ah,kika,éuma delícia estasaltenha,muitos a conhecem como empanadas, é um prato típico espanhol,que através da colonização ficou muito famoso na cidade de Salta na Argentina,daí vem o nome Saltenha.é agridoce,levemente picante,dependendo da sua mãopara a pimenta.Beijos

Unknown disse...

Bom dia minha baianinha amada! Jesus, Maria..Joséééé...rsrs..o que é isto minha amadinhaaa!! que delíciaaaaa! fiz e ficou maravilhoso, só vou ter que manerar na pimentinha que eu amo, aqui no RS a gauchada não é tão chegada em pimenta...mil beijinhos e muito obrigada pela receita linda!

Mundo do Sabor disse...

Miriam, receita testada e aprovada,já que a gauchada não é igual á baianda que adora uma pimenta ,só coloca um tiquinho na próxima vez para agradar os conterrâneos!!!Beijos, você é muito querida!

Unknown disse...

Conterrânea, adorei essa receita de saltenha (aliás sua receitas são MARA - M A R A V I L H O S A S!)Gostaria de saber como faço pra conseguir mais receitas de salgadinhos.
Bjos

Mundo do Sabor disse...

Olá Zoreide ,obrigada pela visita!Nós soteropolitanos, adotamos a saltenha como um dos salgadinhos preferidos,né menina?PAra conseguir mais receitas de salgadinhos Zo, entre na mina comunidade Receitas Para Festas Infantis:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=33726689
Mundo do Sabor - Receitas:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=23545809

Beijinhos

Unknown disse...

bom acabei de pegar a receita agora eu fazer e depois eu volto pra dizer como ficou.. bom agora eu queria mais receita de salgado trabalho com buffet beijosssssssss

Mundo do Sabor disse...

Elizângela, vou colocar mais receitas salgadas,volte para dizer como ficou!Obrigada pela visita!


Beijos

Anônimo disse...

oooohhh!!! é uma delicia, meus parabens por ter, gostei de mais a saltenha..
uuuuuummmm!!!!!!
é uma gostosura

Mundo do Sabor disse...

Anônimo, am saltenha com mistura agridoce, e este toque de pimenta, é uma das minhas preferidas também!

Beijos e obrigada pela visita!

Unknown disse...

Olá , Suas receitas são de dar agua na boca, voces sabe a receita de pao de queijo? não é o pao de queijo mineiro não. é o baiano dizem que pe um pao mesmo, se tiver poste ai quero faze-lo.
Bjos!!! e sucesso!!!!

Mundo do Sabor disse...

Obrigada Bombombom pela visita e pelo carinho.Olhe aqui mesmo no blog tem a receita colouque em pesquisar Pãozinho delícia da Bahia.

Bjos

Luana pedreira disse...

ola!gostaria de saber se posso congelar as saltenhas,qual o processo,se congela ja assada ou assa qndo fizer o descongelamento e qnto tempo pode congelar?
bjo.obrigada!!!

Luana-ba

Luana pedreira disse...

ola!gostaria de saber se posso congelar as saltenhas,qual o processo,se congela ja assada ou assa qndo fizer o descongelamento e qnto tempo pode congelar?
bjo.obrigada!!!

Mundo do Sabor disse...

Luana,

Você pode congelar as saltenhas, mas sem o ovo cozido no recheio.Você pré-assa as saltenhas deixa esfriar,congela em aberto num recipiente ,depois coloca naqueles sacos próprios para congelamento,não esquecendo de retirar o ar.

Qualquer coisa pode perguntar.

Beijooos

luana-ba disse...

oi!olha eu fiz as saltenhas,mas nao acertei fazer as tranças.queria tanto faze-las mas infelizmente nao acertei.
xau bj

Mundo do Sabor disse...

Oi Luana, o importante é que ocnseguiu fazer,se quiser aprender a fazer as tranças tem vpideos no youtube.

Bjokas

valmir disse...

Uauuuu!!!!!
Totaunente de mais...
Olha se fose prá da uma notá te daria nt 1000!
Recomendo prá todos...
Prove e descubra o que eu estou dizendo...
Meu eml. valmir.s.st4@hotmail.com

Mundo do Sabor disse...

Valmir, que ótimo que gotou das saltenhas.Realmente, é uma delícia.

Nanyy disse...

Não tenho nenhum experiência com salgados, no entanto meu namorado é Boliviano e lá as saltenhas são famosissimas!

Hoje tentei fazer e não acertei a massa "Farinha de trigo até soltar das mãos" foi um problema... você tem uma ideia de quanto de fato é de farinha de trigo... a minha massa ficou mais pra masa podre de empada do que de salgado... =/ uma pena pois o recheio ficou maravilhoso!!!

Mundo do Sabor disse...

Nanyy - Você misture os outros ingredientes e vai colocando a farinha de trigo aos poucos e mexendo com uma colher de pau, quando ver que está soltando da vasilha,comece a trabalhar com as mãos até ficar uma massa maleável e que não grude nas mãos.

Anônimo disse...

Olá, essa massa de saltenha é aquela q fica bem fofinha? O recheio coloco cru???

Mundo do Sabor disse...

Olá Anônimo, fica sim, uma delícia ,o recheio você tem que colocar já cozido.

Volte sempre.

Carla disse...

Olá! Parabéns pelo blog e pelas saltenhas!
Tenho algumas dúvidas, será que pode me ajudar?Qual diâmetro das saltenhas pra cortar a massa?Uma receita rende em médias quantas?
Qual temperatura de forno devo usar?
ah! se der conheça meu blog tb!,ok?
beijão!
Carla
http://aprendizdeconfeiteiro.blogspot.com.br/


Mundo do Sabor disse...

Olá Carla, não tomo por base nenhum diâmetro, vou fazendo com a experiência, mas uma dica é não deixar muito fina, para que o recheio não salte da massa.
Rende umas 15 saltenhas médias.
A temperatura do forno deve estar a 180 graus.
Vou visitar seu blog sim, Carla, obrigada pela visita e volte sempre,viu?

Beijooos

Claudete Ferraz Henrique da Siva disse...

Gostaria de saber se pode assar a Saltenha no Forno elétrico, quantos minutos leva para assar em quantos graus.


Claudete

Mundo do Sabor disse...

Claudete ,copie este link e cole no seu navegador, tem muitas dicas de alimentos para serem assados em forno elétrico:http://meucantinhodereceitasdeliciosas.blogspot.com.br/2011/06/forno-eletrico-tempo-e-temperatura-para.html

Anônimo disse...

gostaria de saber apos congelar a saltanha, quanto tempo deve ir ao forno para assar?, agradeceria se respondese no meu email

simples_menteh@hotmail.com
grato

hugo

Mundo do Sabor disse...

Anônimo :

Descongelar por ± 10 min. / Assar no forno a 180ºC por ±10 min. ou aquecer no microondas de 2 a 3 min.

Unknown disse...

ola depois de congeladas como eu faço para descongelar obrigado

Unknown disse...

ola depois de congeladas como eu faço para descongelar obrigado