Faça sua encomenda!

Seja Bem-Vindo(a) ao Mundo do Sabor -
Aqui você encontra deliciosas receitas práticas ,
com gostinho de comida caseira
feitas com muito amor e carinho.
Além de tudo um pouco de prosa
falando do que amo,
do que sinto com muita simplicidade.



Telefone para encomendas : 8770- 9961(Oi)


Se Deus é por mim ,quem será contra mim?Jesus nos protege sempre.

Quer seguir meu blog, ver novas postagens atualizadas?Então siga !!

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Viva a Jorge Amado e Moqueca baiana



Como diz a música :" Viva á Jorge,viva á Jorge ,salve Jorge,salve Jorge, amado Jorge, Jorge Amado"
O escritor Jorge Amado completaria 100 anos hoje  se estivesse vivo,dia 10 de agosto. Conhecido mundialmente pelos romances Gabriela, Cravo e Canela, Capitães da Areia, Dona Flor e Seus Dois Maridos entre outros, Jorge Amado consagrou-se pelo seu estilo simples, com temáticas e personagens populares que traziam à tona a sensualidade da mulher baiana e as injustiças sociais da época.
Amo os seus livros que aprendi a gostar desde meus 15 anos de idade, incentivada á leitura por meus pais, que nos presenteavam com livros e nos levavam á biblioteca pelo menos uma vez por semana, o primeiro livro que li de Jorge Amado,foi Gabriela.,cravo e canela..
Jorge  foi  um dos mais famosos e traduzidos escritores  brasileiros de todos os tempos.
Ele é o autor mais adaptado da televisão brasileira verdadeiros sucessos como Tieta do Agreste, Gabriela Cravo e Canela e Teresa Batista Cansada de Guerra são criações suas, além de Dona Flor e seus dois maridos e Tenda dos Milagres. A obra literária de Jorge Amado conheceu inúmeras adaptações para cinema,teatro e televisão além de ter sido tema de escolas de samba por todo o Brasil. Seus livros foram traduzidos em 55 países, em 49 idiomas, existindo também exemplares em braille e em fitas gravadas para deficientes visuais.
Jorge amado colocou a Bahia no mapa do mundo,pessoas do mundo inteiro viajaram sem tirar o pé do chão, á Bahia de todos os santos,encantos e axé,e depois é claro, vêm ver ao vivo , um lugar tão encantado echeio de magia.É difícil vir á esta terra e não se apaixonar, ter vontade de ficar... onde mais tem um pôr do sol de tirar o fôlego, com a brisa do mar, roçando seus cabelos,cheia de poesia e  maresia??Esta foto é do pôr-do-sol da beira mar,tirei há pouco tempo.

Elevador Lacerda,foto que tirei no carnaval de 2010

Capoeristas se apresentando na Praça da Sé,vários Jubiabás, como Jorge tanto enfatizou na sua obra, homens desnudos, gingando, na manha, dança bonita que saiu da Bahia para o mundo

Agosto é o mês do bom gosto, mês que  nasceu dois grandes baianos : Jorge Amado e Caetano Veloso.Um o  maior escritor de todos os tempos, o outro ,um dos maiores artistas da música popular brasileira,de Caetano vou falar em outra postagem,
Jorge também falava da culinária baiana em sua obra, Gabriela era uma cozinheira de mão cheia e sabia preparar uma moqueca de peixe como ninguém.
Bem, minha mainha prepara a melhor moqueca de peixe que já degustei na vida, e é dela a receita que vou passar para vocês:

Almoço de comida baiana na minha casa: moqueca baiana,arroz branco, caruru, vatapá e um cuzcuz de quinoa, porque eu sempre tenho que ir buscar outros sabores,não é á toa que meu blog chama-se Mundo do Sabor!hehehehe



 Moqueca baiana

Ingredientes:


RECEITA:
Moqueca baiana

Ingredientes:

300 g de badejo ou vermelho
300 g de camarão fresco
3 tomates grandes picados
2 cebolas grandes picadas
1 pimentão médio picado
1 molho pequeno de coentro
4 galhos de cebolinha verde
suco de 1 limão
leite grosso de 4 cocos
3 colheres de sopa de azeite de oliva
2 colheres de sopa de azeite de dendê
4 dentes de alho
1 colher de sopa de sal

Preparo:

Tempere o camarão e o peixe com alho, sal, 4 galhos de coentro e deixe descansar por pelo menos uma hora. Pique e machuque o restante dos temperos, adicione o suco de limão e divida em duas partes. Coloque numa panela o peixe e o camarão com uma parte do tempero e leve ao fogo para refogar por três minutos, sem mexer. Em seguida coloque o leite de coco, mexendo sempre, com cuidado para que o peixe não despedaçe.Depois coloque a outra parte do tempero e o azeite de oliva, deixando no fogo por mais 15 minutos. Antes de retirar do fogo, coloque o azeite de dendê. Decore com tomate, cebola, pimentão em rodelas e folhas de coentro. Sirva com arroz e farofa.

12 comentários:

Dalva Nascimento disse...

Minha amiga,quando me deparei com essa sua mesa cheia de coisas gostosas e baiana salivei, eu amo muqueca, vatapá, só sei dizer que não da pra enumerar todos os pratos baiano que gosto, hehehe são muitos.
Obrigada pela visita, feliz dia dos pais e beijos no coração de todos que compõem sua linda família.

Dalva Nascimento disse...

Rosiane tuas panelas é igual a minha.

Mundo do Sabor disse...

Um dia venha na Bahia, minha amiga, será minha convidada!Ah este jogo de panelas é meu xodó!


Beijinhos

Dalva Nascimento disse...

Obrigada Rosiane pelo amável convite, bjs. Já estou adiantando pra amanhã um feijãozinho branco com osso do patinho,(não sei se nos açougues daí é fácil de encontrar) carne seca, paio e calabresa. Preparei um bom pedaço de cupim, amanhã é só mergulha-lo em óleo quente para dourar, é uma delícia, fica bem macio.

Mundo do Sabor disse...

Eita que o almoço do dia dos pais vai ser tudibom aí hein amiga, huuumm deu água na boca..

"Manjares da Manu" disse...

Delícia!!!
Hj quei tb vai ser peixe, só que brasa!!!

Bjs...feliz dia dos pais!!!

Ana Claudia disse...

Amiga, qta coisa boa nesse post, claro o blog todo é saboroso..rsrs
Adoro comida baiana.
Salve Jorge, Salve Caetano!1
Beijinhos no coração!
Ana Claudia

piteis da dinha disse...

Olá vim conhecer teu blog e só tive que ficar te seguindo né?
Com as delícias que encontrei, vou ter que estar sempre por aqui.

Bjsssss e sucesso

Se quiser me visitar , será muito bem vinda.

Mundo do Sabor disse...

Manu peixe é muito bom,além de ser saudável e nutritivo.

Mundo do Sabor disse...

Obrigada pelo convite Renato,vou ver o seu site e cadastrar o Mundo do Sabor, parceiros para divulgação são sempre bem-vindos.

Mundo do Sabor disse...

Olá Aninha , bom te ver por aqui ,seu blog também é demais!

Beijinhos

Mundo do Sabor disse...

Olá Pitéis da Dinha, fico muito feliz pela sua visita, é claro que vou lá te visitar, seja-bem-vinda!