Faça sua encomenda!

Seja Bem-Vindo(a) ao Mundo do Sabor -
Aqui você encontra deliciosas receitas práticas ,
com gostinho de comida caseira
feitas com muito amor e carinho.
Além de tudo um pouco de prosa
falando do que amo,
do que sinto com muita simplicidade.



Telefone para encomendas : 8770- 9961(Oi)


Se Deus é por mim ,quem será contra mim?Jesus nos protege sempre.

Quer seguir meu blog, ver novas postagens atualizadas?Então siga !!

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Os mandamentos do Peru perfeito.



Chegou enfim o Natal, dia que gosto muito, quando reunimos a família, para lembrar do nascimento de Jesus Cristo,fiz questão de fazer um presépio ecologicamente correto,reciclei caixa de frutas, coloquei musgo, palha, e minha irmã me rpesentoeou com a Sagrada famìlia e os 3 Reis Magos.Os animaizinhos da estrebaria,comprei naquelas casas de R$ 1,99, que ultimamente, custam de R$ 5,00 para cima.rsrs
Depois peguei um pica-pisca de luzinhas brancas, coloquei por dentro e ao redor do presépio.e acendi.Foi muito lindo toda a família reunida ao redor do rpesépio e aproveitei apra contar para as meninas mais uma vez a história do nascimento de Jesus.Depois fomos cear.
Vou mostrar o meu presépio, que depois levei para a rua e foi muito lindo ver várias crianças ao redor se encantando:



Agora vamos aos mandamentos de um peru perfeito:

o peru tem, de fato, seus segredos. É muito mais difícil de ser preparado que os demais assados natalinos e requer cuidados especiais, desde o momento de temperá-lo até a hora de retirá-lo do forno. Para começar, tem dois tipos de carne, a branca do peito e a escura nas demais partes, o que significa dois tempos diferentes de cozimento, além de sabores distintos (o frango também, porém o fato de ser uma ave menor facilita os trabalhos). O tamanho do peru se transforma em desafio: quanto maior, mais demora no forno e mais tempero exige. Porém, como sua carne é muito suave, deve-se ter cuidado para não exagerar, senão o gosto se perde nos condimentos.
Outro ponto crucial: o recheio. Antes de mais nada, é preciso saber que ele não pode ser feito de véspera. Ou melhor, pode até ser preparado com antecedência, mas só deve ser colocado no peru momentos antes de ir para o forno. Ele altera completamente o tempo de cozimento. Qualquer carne recheada demora para assar. E, quanto mais ficar no calor, mais seco tende a se tornar. Uma boa saída é colocar o recheio (geralmente uma farofa rica) depois que a ave já estiver pronta, momentos antes de levá-la à mesa.

Por fim, a busca da aparência perfeita da ave muitas vezes compromete seu interior. Deixar o peru dourado e crocante, sem alguns cuidados, pode resultar em se levar à mesa uma carne seca e dura. Por outro lado, haja espírito natalino para enfrentar um peru branquelo! Controladas essas situações, a ave se torna uma atração à mesa pela delicadeza de seu sabor e maciez da carne e até pela quantidade de acompanhamentos com que pode ser combinada. Vale a pena investir em sua preparação. Sem esquecer que existem várias maneiras de fazer esse símbolo do Natal - e declarando respeito às tradições e receitas familiares apresento, alguns mandamentos do peru perfeito.

INGREDIENTES

  • 1 xícara de suco de laranja
  • 2 xícaras de vinho branco seco
  • 4 dentes de alho cortados em lâminas
  • 1 colher de sopa de louro em pó
  • 1 colher de sopa de sal
  • 1/2 colher de sopa de pimenta do reino em grãos
  • 3/4 xícaras de manteiga amolecida em temperatura ambiente com 1 colher de sopa de  alecrim 
  • 2 unidades de de cenouras
  • 2 unidades de cebolas cortadas ao meio e com cravos espetados nas metades(opcional) ou
  • casca de laranja, que confere seu aroma delicado á carne da ave. a gosto 

1.Prepare a marinada:
 Misture 1 xícara de suco de laranja, 2 xícaras de vinho branco seco, 4 dentes de alho cortados em lâminas, 1colher de sopa de louro em pó, 1 colher (sopa) de sal e 1/2 colher (sopa) de pimenta-do-reino em grãos. Coloque o peru numa assadeira, cubra-o com essa marinada e deixe na geladeira por uma noite.




2. Passe manteiga sob a pele:

 Misture 3/4 de xícara de manteiga amolecida em temperatura ambiente com 1 colher de sopa de alecrim e . Com muito cuidado, levante a pele da ave e espalhe parte da manteiga sobre a carne, sem romper a pele. Esse truque vai deixar a carne mais tenra e saborosa.


3. Aromatize o interior do peru: Corte em rodelas 2 cenouras, 2 colheres de sopa de tomilho . Corte 2 cebolas ao meio e espete cravos nas metades ou use casca de laranja, que empresta seu aroma delicado à carne. Antes de levar o peru ao forno, coloque esses temperos na cavidade interna.



 4. Amarre as pernas
 Atar as coxas da ave com um barbante mantém o corpo firme e permite que doure de maneira uniforme. No caso das asas, basta torcê-las para baixo das coxas.


5. Passe manteiga sob a pele novamente:

Espalhe a manteiga aromatizada restante generosamente em toda a superfície da ave. Esse procedimento vai ajudar a deixar a pele dourada.


   6.Cubra o peru

 Envolva-o com uma folha de alumínio e leve ao forno por um período de uma hora a hora e meia, dependendo do tamanho. Regue-o constantemente para não ressecar e levante a folha cada vez que for regar. Para testar o cozimento, espete uma faca fina no peito da ave, se escorrer um líquido rosado e a carne estiver mole, é sinal de que ainda não assou o suficiente. Se o líquido for claro e a carne firme e branquinha, a ave está no ponto. Na meia hora final, retire o alumínio para dourar a pele.


Dicas de tempo de forno :



Confira os tempos de Forno

- Peru de 3 a 3,9 kg: asse por 1 hora com papel-alumínio e por 1 hora e 30 minutos sem papel.

- Peru de 4 a 4,9 kg: asse por 1 hora e 30 minutos com papel-alumínio e por 1 hora e 30 minutos sem papel.

- Peru de 5 a 5,9 kg: asse por 1 hora e 30 minutos com papel-alumínio e por 1 hora e 50 minutos sem papel.

- Peru de 6 a 6,9 kg: asse por 2 horas com papel-alumínio e por 2 horas sem papel.

- Peru de 7 a 7,9 kg: asse por 2 horas com papel-alumínio e por 2 horas e 15 minutos sem papel.

- Peru de 8 a 8,9 kg: asse por 2 horas com papel-alumínio e por 2 horas e 20 minutos sem papel.

- Peru de 10 a 10,9 kg: asse por 2 horas e 20 minutos com papel-alumínio e por 2 horas e 20 minutos sem papel.

- Peru de 11 a 11,9 kg: asse por 2 horas e 30 minutos com papel-alumínio e por 2 horas e 20 minutos sem papel.

- Peru de 12 a 13 kg: asse por 2 horas e 40 minutos com papel-alumínio e por 2 horas e 40 minutos sem papel.

O resultado ficou uma beleza!



 

Um comentário:

Bombom disse...

Muito boas dicas, Rosiane. gostei muito deste post, tão útil para quem quer fazer bons assados.
Gostei muito do Presépio reciclado. Tudo o que simples fica mais bonito!
Continuação de Festas Felizes. Bjs. Bombom