Faça sua encomenda!

Seja Bem-Vindo(a) ao Mundo do Sabor -
Aqui você encontra deliciosas receitas práticas ,
com gostinho de comida caseira
feitas com muito amor e carinho.
Além de tudo um pouco de prosa
falando do que amo,
do que sinto com muita simplicidade.



Telefone para encomendas : 8770- 9961(Oi)


Se Deus é por mim ,quem será contra mim?Jesus nos protege sempre.

Quer seguir meu blog, ver novas postagens atualizadas?Então siga !!

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Suco Super C e presente


Verão chegando,muito calor, praia, sorvete ,e mais do que nunca precisamos de muita vitamina C,para aguentar  firme e reforçar nosso sistema imunológico.Fico a inventar sucos  deliciosos,e você também pode fazer isto ,tenha em mãos a centrífuga ou liquidificador ,as frutas da sua preferencia, e crie combinações deliciosas e nutritivas, como este suco super C, que tomo sempre,faço com 3 frutinhas ricas em vitamina C, muito abundantes aqui no Brasil: Goiaba ,acerola e laranja.Adoçei com mel e coloco sempre pouca água, ,fica uma vitamina como falamos aqui na Bahia: quando fazemos um suco com pouca água e ele fica cremoso,aqui chamamos de vitamina de banana,vitamina de frutas.E o nome faz jus.
Vou tergiversar um pouco sobre estas poderosas frutinhas,porque moro num país tropical,abençoado por Deus e bonito por natureza,já dizia Jorge Ben Jor,e netes país tropical que amo,apesar de todas as suas dificuldades,temos uma variedade de frutas considerável.
Vamos lá minha gente,ao invés de se entupir com fast-foods,gordura, vamos abusar das frutas que Deus nos deu, é claro que não devemos ser radicais,mas devemos fazer de frutas e legumes um hábito, esta semana vi uma ilustração no facebook, que é pura verdade:


Goiaba

Pimentel Gomes nos diz que a goiabeira é originária da América tropical, em especial da região do Brasil e das Antilhas, onde pode ser encontrada em grande variedade. Sua enorme dispersão no continente americano teria ocorrido, provavelmente, em virtude da atração irresistível que os pássaros e outros pequenos animais têm por seu delicado e penetrante perfume. Da América do Sul e Central, a goiaba foi levada pelos navegantes europeus para as colônias africanas e asiáticas, espalhando-se por todas as regiões tropicais do globo.
Planta rústica que cresce em todo tipo de solo graças à sua extrema vitalidade e resistência, a goiabeira pode ser cultivada até mesmo em regiões subtropicais. Hoje em dia, a goiaba é bastante comum na África, na Ásia e na Oceania, locais onde ocorre de maneira subespontanea ou cultivada, ocupando extensas áreas como em suas terras de origem.
Há grande semelhança existente entre a goiaba e o araça. De fato, a goiabeira e o araçazeiro têm certa proximidade e o sabor de seus frutos é muito semelhante.
No Brasil, as folhas e os botões florais da goiabeira são de ampla utilização na medicina caseira, sendo a sua infusão comumente aplicada no tratamento de desarranjos intestinais, especialmente infantis. A espessa, porém tenra, casca de seus frutos contém altos teores de tanino, o que a torna indicada para a indústria cosmética, em formulações destinadas ao cuidado de peles oleosas e em preparados antitranspirantes.
De polpa branca ou vermelha, contendo as vitaminas A, B e C, a goiaba, quando amadurece, é fruta doce.
Antigamente, no tempo da infância de nossos pais e avós, a goiaba era a dona absoluta dos pastos, dos quintais e dos pomares caseiros. Suas árvores, que frutificam em abundância, produziam em tamanha quantidade que sobravam frutas para os insetos, para os passarinhos, para os animais e para as brincadeiras da criançada. E ainda dava para fazer uma infinidade de doces, compotas e geléias.

Acerola

A acerola é uma frutinha poderosa: tem cerca de 100 vezes mais vitamina C do que o limão e a laranja, 20 vezes mais que a goiaba e 10 vezes mais que o caju ou a amora. Três a quatro unidades da fruta suprem as necessidades diárias de vitamina C de um adulto. Também é fonte de ferro, cálcio e vitaminas do complexo B (Tiamina, Riboflavina e Niacina). Hoje é consumida tanto in natura como industrializada, sob a forma de sucos, sorvetes, geleias, xaropes, licores e doces em calda.
Natural da América Central e ilhas do Caribe, a acerola alcançou o Brasil, que hoje ocupa a posição de maior produtor, consumidor e exportador mundial da chamada "cereja das Antilhas". Mas apesar de parecer ideal ao cultivo em larga escala, ter uma aceroleira em casa não é complicado e oferece frutinhas frescas e de sabor intenso em grande quantidade.

Laranja

A laranja é uma fruta cítrica com sabor variando do doce para o levemente azedo.
É um fruto rico em sais minerais como, por exemplo, fósforo, cálcio e ferro.
Além dos sais minerais, a laranja é rica em vitamina C, possuindo também uma boa quantidade de vitaminas A e do complexo B.
É uma fruta pouco calórica, possuindo aproximadamente 40 calorias por 100 gramas.
A árvore que produz este fruto chama-se laranjeira.
É uma fruta híbrida, criada no passado, a partir do cruzamento da tangerina e do pomelo.
A origem desta fruta é a Índia. A versão doce da fruta foi trazida para o Brasil pelos portugueses, que a conheceram na China.
É uma fruta rica em suco e quando está madura assume a coloração alaranjada ou, em algumas espécies, permanece na cor verde.
A espécies de laranjas mais conhecidas e consumidas no Brasil são: laranja-pêra, laranja-lima, laranja-da-baia, laranja-seleta e laranja-cavala.



Receita do suco Super C

2 goiabas maduras
1 xícara de acerolas maduras
Suco integral de 1 laranja grande
1/2 xícara de água mineral.
Mel a gosto

Bata todos os ingredientes no liquidificador ou passe na centrífuga,coe (por causa dos caroços) e beba á vontade.
Rende 4 copos.

Quero  aproveitar e mostrar para vocês a forminha de insetinhos do jardim que ganhei da minha amiga Mony Fortoledo que mora na Alemanha.Simplesmente amei, e quando estrear vou colocar os bolinhos cut-cut que farei.Minha garotinha amou, bateu palmas quando viu, criança é tão espontânea né?Amoooo.




2 comentários:

Selma Helena. disse...

Oi flor!!!!

Que delicia de suco! Amo essas misturinhas.

Beijos

Selma

Mundo do Sabor disse...

São deliciosas,né amiga?E a gente ganha em saúde!

Beijinhos