Faça sua encomenda!

Seja Bem-Vindo(a) ao Mundo do Sabor -
Aqui você encontra deliciosas receitas práticas ,
com gostinho de comida caseira
feitas com muito amor e carinho.
Além de tudo um pouco de prosa
falando do que amo,
do que sinto com muita simplicidade.



Telefone para encomendas : 8770- 9961(Oi)


Se Deus é por mim ,quem será contra mim?Jesus nos protege sempre.

Quer seguir meu blog, ver novas postagens atualizadas?Então siga !!

domingo, 26 de março de 2017

Sequilhos da Vovó Tonha












Estes sequilhos lembram-me minha infância. Mainha sempre fazia estes sequilhinhos leves e aerados para nosso café da manhã. Lembro que os  fazia pequenininhos ,delicados porque como ele é batido na batedeira, (naquela época ela batia á mão durante uns 6 , 8 minutos até misturar bem a manteiga com o açucar) e porque vai fermento na massa depois de irem ao forno,eles crescem ,ficam com uma massa surpreendente,super leve ,um manjar dos deuses.
Eu,minha irmã e painho ficávamos ansiosos á espera dos sequilhos,e mainha reclamava do constante acesso á cozinha,  olhos e estômagos ávidos da guloseima, e não ficávamos quietos nos lugar. Precisavámos ir lá ,abrir o forno(mainha retava)kkkkkkkk só queríamos ajudar ,ver se o fundo dos biscoitos já estava dourado ,para mesmo quentes devorarmos eles, com café com leite ,de preferência bastante leite em pó integral  que quando em contato com o liquído quente formavam bolotas deliciosas que eu estalava a língua para comer...para mim leite instântaneo não prestava ...descia logo não formava as pelotas  ...explosão de gostosura que com aqueles sequilhos mágicos,faziam o meu deleite e da minha irmã.
Nos dias de inverno, aquele ventinho frio, a chuva caindo na janela da nossa humilde casa,painho corria a  fechar para ajudar a esposa que já tinha os afazeres domésticos,o cuidado conosco, e depois dava um abraço bem apertado nela e a elogiava.
As gotas de chuva no telhado,nos trazia um aconchego......uma felicidade ,de estarmos quentinhos num lar cheio de amor, o cheiro dos sequilhos vindo da cozinha,o aroma do café coado na hora,a TV de botão, com seletor de canais manual,preta e branca (naquele tempo não havia controle remoto).
Eu espalhava os gibis da turma da Mônica no tapete, para mim Maurício de Souza é um rei, que povoou a minha infância de diversão,de magia e felicidade.
Painho comprava as revistinhas semanalmente ,minha personagem preferida era Magali,parecidíssima comigo,comia,comia e não engordava, pena que hoje isto não é uma realidade. kkk e o Chico Bento, com seu jeitinho tranquilo,ingênuo e apaixonado pelas coisas boas da vida: família,natureza ,simplicidadade.
Hoje faço estes sequilhos de nuvem para minhas filhas que adoram comê-los lendo as revistinhas da turma da Mônica- e para mainha que no alto dos seus oitenta anos, lembra daquele tempo em que eramos pequeninas e que ela fazia com todo amor quitutes que me inspiram e aguçam a minha memória gustativa,trazendo doces lembranças,do tempo em que painho estava conosco e era o meu herói .... Lágrimas me vêem aos olhos,hoje ele não está mais conosco ,está com Nosso Senhor,porém só tenho a agradecer a Deus por ter me dado pais tão amorosos.
Lindas lembranças......Doces lembranças.


Sequilhos da Vovó Tonha

150 gr. de manteiga ou margarina de boa qualidade
1 xícara de açucar
3 gemas
2 xícaras e meia de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó.
Tabuleiro untado para assar,não precisa enfarinhar

Para o recheio :

Goiabada cortado em cubinhos

Modo de fazer :


  1.  Bata a manteiga com o açucar até obter um creme, utilizei a batedeira ,junte as gemas ,uma a uma,batendo bem depois de cada adição.
  2.  Peneire a farinha de trigo com o fermento em pó e acrescente,amasse com as mãos,até ficar soltinha.
  3.  Faça pequenas bolinhas,e achate-as con o dedo mindinho formando um pequeno oríficio , e nestes coloque os pedacinhos de goiabada em cada sequilho.
  4. Arrume-os em tabuleiro untado, e leve ao forno previamente ligado,por mais ou menos 10  minutos,depende do seu forno,no meu é rapidinho, até que fiquem dourados por baixo.
  5.  Desenforme-os passando uma espátula por baixo ainda quentes ,depois de mornos,
  6.  Uma dica é colcoar também gléia de qualquer fruta no lugar de goiabada em cubos,ou fazer casadino unindo-os com doce de leite.
  7.  É um sequilho super delicado,aerado..uma prenda,um mimo que minha mainha me ensinou.



2 comentários:

Dalva Nascimento disse...

Obrigada minha querida amiga pelos elogios e visita no meu blog. Realmente faço tudo com amor. Você também Rosiane é perfeita em tudo que faz, bjs no teu coração.

Dalva Nascimento disse...

Voltando pra falar dos sequilhos, deliciosos.